Buscar

EXERCÍCIOS DIREITO PENAL III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO PENAL III
G1 – EXERCÍCIOS
PROF. THUMS
Roberta Pacheco Minossi - 15100019
1. Durante uma discussão, Flávio de um soco em Francisco, eu caiu no chão e bateu a cabeça numa quina de parede, sofrendo traumatismo crânio-encefálico. Socorrido, Francisco ficou internado por 40 dias e acabou falecendo em razão das complicações da lesão sofrida. Analise os fatos frente ao Código Penal e indique os dispositivos penais aplicáveis ao caso.
2. Maria pretende suicidar-se. Sua amiga Carla lhe sugere a ingestão de veneno de ação rápida. Carla então fornece o veneno à Maria, que o ingere diluído em suco de laranja. Minutos após, Maria começa a sentir-se mal, sente dores horríveis, mas vomita espontaneamente o veneno, resultando como consequência apenas uma sensação de mal-estar, que passou após 2 horas. Analise os fatos, indique se há crime e fundamente. 
3. Marcos, pretendendo matar sua ex-noiva Carolina, compra uma caixa de bombons finos e injeta neles veneno de alto poder letal. Manda entregar os bombons na casa de Carolina. Todavia, quem recebe os bombons é Eduardo, irmão de Carolina, que abre a caixa e come 3 unidades. Eduardo passa mal, é socorrido, mas vem a falecer no hospital por envenenamento. Analise os fatos, indique o crime e fundamente a tipificação.
4. Carlos agrediu seu genitor, Odilon, com 73, empurrando-o sobre uma mesa, no interior do porão da residência onde moram. Odilon caiu sobre a quina da mesa e fraturou uma costela. Houve socorro por parte de Carlos. O auto do exame de corpo de delito constatou que houve fratura na costela, mas a gravidade da lesão depende de exame complementar. Odilon é aposentado e realiza atividades caseiras, tais como: auxiliar sua nota Alice na cozinha. Após decorridos 50 dias, a polícia concluiu o inquérito e remeteu à justiça. Foi realizado exame complementar, e os peritos concluíram que Odilon ficou 35 dias incapacitado de realizar suas atividades domésticas. Analise os fatos, indique o crime e fundamente a tipificação.
5. Felipe, com 10 anos, frequenta a 5ª série do ensino fundamental. Eduarda, a professora da turma, tem dificuldades com seu comportamento. O menino apresenta hiperatividade, é desobediente e responde com palavrões. Felipe disse à professora que seu pai nunca o repreendeu. Eduardo usa o telefone durante a aula e manda mensagens. A professora mandou desligar o telefone e Eduardo a chamou de “puta”. Eduarda percebe que o aluno não tem limites e da um forte puxão de orelha em Felipe, que cai da cadeira e bate a cabeça na cadeira da colega vizinha e depois cai no chão, fraturando o septo nasal. Socorrido e atendido, o menino ficou “sequelado”, apresentando acentuado desvio do nariz para a esquerda. Qual o crime? Indique a tipificação e fundamente.
6. Responde C (certo) ou E (errado), conforme a legislação sobre aborto:
( ) O aborto de feto anencéfalo é permitido pela lei penal brasileira.
( ) Não se pune o aborto praticado por médico, quando a grávida autoriza expressamente a interrupção da gravidez nas duas primeiras semanas em que foi constatada a gravidez involuntária.
( ) Se a gravidez resulta de estupro, o aborto, para ser legal, deve ser praticado por médico. 
( ) Se a grávida toma remédio para provocar aborto (ex: Citotec) e a gravidez é interrompida, houve o crime previsto no art. 124 do Código Penal.
( ) Se, em razão das manobras abortivas, o médico perfura o útero da grávida, causando intensa hemorragia, o que vem a causar a morte da gestante, o médico responde por homicídio culposo (art. 121, § 3º e § 4º, primeira parte).
7. Responda C (certo) ou E (errado), considerando as lesões corporais (art. 129 do Código Penal): 
( ) A lesão corporal seguida de morte é crime preterdoloso (não se confunde com homicídio doloso ou culposo), porque a morte não é desejada pelo agente e com ele assume o risco de produzi-la. O dolo é só agredir a vítima, não matá-la. 
( ) Se a lesão corporal culposa resulta em deformidade permanente na vítima, aplica-se a forma qualificada de lesão corporal no art. 129, § 2º, inc. IV.
( ) Um soco no rosto com emprego de soqueira, que causa a perda da visão de um olho (conservado o globo ocular) caracteriza a hipótese do art. 129 § 1º, inc. III.
( ) No caso do agente desferir golpe (joelhada) contra a barriga de mulher grávida (gravidez avançada), o que causa a morte do bebê, tem-se a lesão corporal gravíssima do art. 129, § 2º, inc, V.
( ) Se a mãe, por descuido, adormeceu com seu bebê de 25 dias de vida, na sua própria cama e, durante o sono, vira-se na cama, deitando sobre o braço do bebê, vindo a causar-lhe fratura, que produziu deformidade permanente, tem-se configurado o crime do art. 129 § 9º, combinado com o § 10 do mesmo artigo.
8. Durante uma assembléia de condôminos, o presidente da reunião foi interpelado por um condômino sobre a prestação de contas. Revoltado com a situação, o presidente disse para o condômino calar a boca, porque “tu é um bicha e pedófilo” e que criminoso não tem direito de discutir com pessoas de bem. 
( ) O crime do presidente é calúnia. 
( ) O crime do presidente é injúria por preconceito, previsto no art. 140 § 3º, do CP.
( ) A ação penal desse crime é privada, isto é, deve ser promovida pelo próprio ofendido através de advogado.
( ) O crime do presidente admite retratação, desde que seja de forma cabal e expressa, ficando isento de pena.
( ) O crime do presidente admite exceção da verdade.
9. Sobre o crime de furto, responda C (certo) ou E (errado):
( ) Segundo jurisprudência do STJ e STF, o crime de furto consuma-se com o desapossamento do bem da vítima, mesmo sem posse tranquila, adotando-se a teoria do amotio. 
( ) Segundo a jurisprudência do STJ, o furto em lojas comerciais, que dispõem de sistemas de vigilância eletrônico, quando o agente é flagrado na saída da loja com os objetos subtraídos, configura-se a situação de crime impossível.
( ) A subtração de animais silvestres de uma fazenda, onde vivem livremente, mediante captura, configura-se crime de furto (art. 155, CP).
( ) Subtrair um relógio valioso de uma vítima de acidente de transito, que está morta entre as ferragens dos veículos, não constitui crime de furto.
( ) A subtração de uma jóia que adorna um cadáver sepultado em cemitério configura crime de furto.
10. Responda C (certo) ou E (errado): 
( ) Sequestrar mulher, com o fim de praticar ato sexual e em seguida estruprá-la e imediatamente após consumado o crime sexual, libertá-la, constitui, além do crime sexual, o crime do art. 148 § 1º, inc. V do CP. 
( ) A mãe que acorrenta o filho em casa, prendendo-o a uma árvore, a fim de que não vá para a rua consumir droga, pratica o crime, em tese, de cárcere privado na forma qualificada.
( ) Se o empregador restringir o direito de ir e vir do trabalhador, mediante ameaça velada, mantendo vigilância ostensiva, em razão de dívida contraída com o preposto, em uma fazenda, configura-se crime de cárcere privado, prevista no art. 148, caput.
( ) A mãe abandona seu filho porque não tem recursos para criá-lo, pois já tem 8 filhos, e o coloca em uma caixa na frente de uma residência, à noite, na esperança de que seja acolhido, porém a criança morre de frio, pratica o crime de homicídio culposo.
( ) Nos crimes contra a honra, quando a ofensa à dignidade ou ao decoro da vítima consiste em violência ou vias de fato que, por sua natureza ou meio empregado, se consideram aviltantes (desprezível. ex: atirar um bolo com merengue no rosto da vítima) configura-se a injúria real, cujo crime é de ação penal privada, mesmo que resulte lesão corporal leve. 
11. (OAB) José dispara cinco tiros de revólver contra Joaquim, jovem de 26 anos que acabara de estuprar sua filha. Contudo, em decorrência de um problema na mira da arma, José erra seu alvo, vindo a atingir Rubem, ceifando-lhe a vida. A esse respeito, é correto afirmar que José responderá: 
a) Por homicídio doloso de Rubem, majorado de1/3, por ser a vítima maior de 60 anos. 
b) Por tentativa de homicídio privilegiado de Joaquim e homicídio culposo de Rubem, agravado por ser a vítima maior de 60 anos.
c) Apenas por tentativa de homicídio privilegiado, uma vez que ocorreu erro quanto à pessoa.
d) Apenas por homicídio privilegiado consumado, uma vez que ocorreu erro na execução. 
12. (OAB) Amarildo, ao chegar a sua casa, toma conhecimento que sua filha foi estuprada por Theodoro. Imbuído de relevante valor moral, contrata Ronaldo, pistoleiro profissional, para tirar a vida do estuprador, que já foi identificado pela polícia e reconhecido pela vítima. O serviço é regularmente executado. Analise os fatos e faça a tipificação das condutas.
13. Emerson é motorista de um caminhão conhecido como “pau de arara”, eis que foi improvisado para transporte de pessoas. O caminhão é de propriedade de Terêncio, que tem contrato de transporte de empregador para as fazendas de Caio Mário e Jorge Ventura. No dia 25.09.2014 o caminhão foi detido numa barreira da Polícia Federal e da Delegacia do Trabalho. Trinta e sete pessoas das fazendas de Caio Mario e de Jorge Ventura estavam sendo transportadas na carroceria do caminhão dirigido por Emerson. Analise os fatos e faça a tipificação das condutas, caso entenda que há crime.

Continue navegando