Buscar

Avaliação HIST.MOD:DA TRANS. DO FEUDAL. AS REFOR. RELIGIOSAS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Avaliação: CEL0520_AV_201507434448 (AG) » HIST.MOD:DA TRANS. DO FEUDAL. AS REFOR. RELIGIOSAS
	Tipo de Avaliação: AV
	
	Professor:
	ADRIANA DE SOUZA CARVALHO
	Turma: 9001/AA
	Data: 14/09/2016 16:20:09
	
	 1a Questão (Ref.: 201508210253)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Pensar a Idade Moderna, significa pensar as relações que estão sendo desenvolvidas entre uma nova classe - a burguesia - e o Estado, que também está passando por transformações estruturais nos últimos séculos da Idade Média. Nessa perspectiva, podemos dizer que a Burguesia, ao sustentar o Estado, passava a participar das decisões políticas? Explique.
		
	
Resposta: Sim, e isso se deu com o fim do feudalismo e início do mercantilismo com o desenvolvimento de grandes cidades, que voltaram ter sua importância após o período medieval. A acumulação de riquezas e não de terras, impusionou que antigos servos e homens livres ou não, conseguissem acumular riquezas dando origem à nova classe, a burguesia, por residirem nos chamados burgos. Com isso, os burgueses passaram a dominar a economia e, consequentemente, a política, antes quase que exclusivas do clero e dos nobres. Eles se tornaram os maiores financiadores dos reis e reinos, principalmente com o pagamento de impostos, além de outros aspectos que deram origem ao capitalismo atual.
	
Gabarito: Não, ainda durante o período de transição, a burguesia não possuí força suficiente para participar do Estado de forma política, mas busca a proteção do mesmo em relação a economia.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201508210263)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A cultura é parte muito importante da construção de um povo e nos permite compreender como esse povo entende o seu tempo e as relações na sociedade. Explique como a cultura era transmitida durante o período de transição do Medievo para a Modernidade.
		
	
Resposta: A cultura era transmitida de forma oral, primeiramente, e depois pela escrita com a chegada da imprensaa criada por Gutemberg.
	
Gabarito: Músicas, festas populares, teatros, sermões, paródias - de modo informal e oral.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201507746355)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	¿A instituição das corveias variava de acordo com os domínios senhoriais, e, no interior de cada um, de acordo com o estatuto jurídico dos camponeses, ou de seus mansos [parcelas de terra].¿ Marc Bloch. Os caracteres originais da França rural, 1952. Esta frase sobre o feudalismo trata:
		
	
	da guilda
	 
	da servidão
	
	do colonato
	
	do comitatus
	
	da vassalagem
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201507656908)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	"...a corte real do Ancien Regime sempre acumulou duas funções: a de instância máxima de estruturação da grande família real e a de órgão central da administração do Estado como um todo, ou seja, a função de governo" (ELIAS, 2001, p. 27). A partir da citação acima, podemos concluir que para o autor a corte:
		
	
	Apresentava uma liderança única e tinha vários seguidores
	
	Era um local de intensa mobilidade social e apresentava elementos dos mais variados
	 
	Tinha uma forte representação e era o símbolo máximo do poder político e local
	 
	Dela faziam parte os burgueses, classe social que então já começava a se tornar de intenso significado para a estrutura do Antigo Regime
	
	Era um dos órgãos de administração do Estado e atuava junto aos camponeses no intuito de controlar toda a produção
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201508047189)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Diferentemente da Idade média em que a terra era o símbolo de riqueza, na Idade Moderna, sobretudo a partir das primeiras monarquias nacionais, há mudança desse paradigma. A definição de riqueza passa a ser:
		
	
	A catequese dos povos recentemente conquistados.
	
	A compra de escravos para suportar os projetos coloniais.
	
	O controle da produção de cana de açúcar nas colônias da América.
	
	A mesma noção de acúmulo de terra, porém, sendo a Igreja sua única proprietária.
	 
	O Acúmulo de metais preciosos para retomada do sistema monetário.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201507714894)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	"Por enquanto, ainda el-rei está a preparar-se para a noite. Despiram-no os camaristas, vestiram-no com o trajo da função e do estilo, passadas as roupas de mão em mão tão reverentemente como relíquias santas, e isto se passa na presença de outros criados e pagens, este que abre o gavetão, aquele que afasta a cortina, um que levanta a luz, outro que lhe modera o brilho, dois que não se movem, dois que imitam estes, mais uns tantos que não se sabe o que fazem nem porque estão. Enfim, de tanto se esforçarem todos ficou preparado el-rei." (SARAMAGO, José. MEMORIAL DO CONVENTO.)
 
No texto, José Saramago descreve um dos rituais de corte de um rei, prática comum no período de formação dos Estados Modernos. Todas as alternativas abaixo referem-se ao Absolutismo Monárquico, EXCETO: 
		
	
	A história do Absolutismo Monárquico é a história da lenta ¿remodelação¿ da nobreza a um novo papel nas cortes reais, local onde se estabelecem novas relações sociais.
	
	O Estado Absolutista era uma nova ¿roupagem¿ política de uma nobreza atemorizada, que passou a ocupar um lugar junto ao Rei, se tornando apenas cortesã.
	 
	A nobreza passou por profundas transformações no período monárquico de centralização, mas nunca foi desalojada do poder político.
	 
	A classe dominante, durante toda a época moderna, não era mais a mesma do período feudal, tanto política quanto economicamente, foi substituída por uma burguesia.
	
	O Absolutismo era um rearranjo do aparelho de dominação, destinado a sujeitar as massas camponesas e manter o equilíbrio entre os representantes da Igreja, da nobreza e da Burguesia.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201508084037)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Leia com atenção as afirmações a respeito da historiografia sobre o Renascimento a seguir: I - Jacob Burkhardt interpretava o Renascimento como um momento de ruptura entre a Idade Média e a Idade Moderna; II - A historiografia atualmente destaca a existência de continuidades medievais na cultura renascentista; III - No consenso historiográfico atual, relativiza-se a importância das referências clássicas no pensamento artístico renascentista. Está(ão) correto(s) a(s) afirmação(ões):
		
	 
	Apenas a III está correta
	 
	Apenas a I e a II estão corretas
	 
	Apenas a II está correta
	 
	Apenas a I está correta
	 
	Apenas a II e a III estão corretas
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201507747308)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Analise as afirmativas a seguir e marque a alternativa correta. Embora Tomás de Aquino tenha vivido no século XIII - que os marcos tradicionais situam em plena Idade Média - seus escritos foram uma das mais importantes bases do pensamento moderno. O Filósofo era filho de uma família nobre e estudou em Nápoles, numa das mais importantes universidades de seu tempo. Acerca das características do pensamento tomista podemos afirmar que: 1. Tomás de Aquino, busca, através das obras que produziu ao longo de sua vida, alinhar duas instâncias aparentemente incompatíveis, a fé e a razão.. 2. Para elaborar suas teses, Tomás de Aquino recupera as idéias de um filósofo da antiguidade, Aristóteles, destacando o método de observação do mundo desse filósofo, para quem todos os eventos e todos os indivíduos tem um propósito implícito. 3. A razão assume o lugar da fé, como principal fundamento do conhecimento na obra tomista, o que fez o filósofo ser acusado de heresia, antes que a igreja reconhecesse a validade de seus argumentos.
		
	 
	Somente as afirmativas 1 e 2 estão corretas.
	 
	Somente as afirmativas 2 e 3 estão corretas.
	 
	Todas as afirmativas estão corretas.
	 
	Somente a afirmativa 1 está correta.
	 
	Somente a afirmativa 2 está correta.
9a Questão (Ref.: 201508099847)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Em relação ao projeto expansionista português é correto afirmar: I - A igreja, com o efeito cumulativo das bulas, permitiu aos portugueses uma atitude dominadora com relação a todas as raças que estivessem fora da cristandade. II - A Igreja legitimava Portugal, através de bulas papais, o direito de comércio, posse e colonização em nome de uma missão cristã. Elas estabelecem diretrizes para o comportamento europeu posterior no mundo tropical. III - Portugal saiu na frente na formação de um Estado Nacional, com quase dois séculos de diferença para a Espanha.
		
	
	I e III
	
	II e III
	 
	I, II e III
	
	Somente a III
	 
	I e II
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201507747476)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Analise as afirmativas a seguir e marque a alternativa correta. A passagem para a modernidade chinesa ocorre no século XIV, após a expulsão dos mongóis, estando a China sob a sua mais famosa dinastia: a Ming. Grande parte do que conhecemos como a China tradicional foi criada nesse período. Acerca da Dinastia Ming, é correto afirmar que: 1. Esta dinastia iniciou a construção da famosa Muralha da China e, para viabilizar sua construção, reduziu os efetivos do exército, o que posteriormente facilitaria as invasões mongóis. 2. Ampliou o comércio marítimo e iniciou a construção da Cidade Proibida, na capital, Pequim, que por duzentos anos foi sede do governo e residência oficial do imperador. 3. Os governantes Ming criaram um eficiente sistema de produção agrícola que gerava um enorme excedente agrário.
		
	 
	Todas as afirmativas estão corretas.
	 
	Somente a afirmativa 1 está correta.
	 
	Somente as afirmativas 1 e 2 estão corretas.
	 
	Somente a afirmativa 2 está correta.
	 
	Somente as afirmativas 2 e 3 estão corretas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais