Buscar

passei direto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Prova Discursivos - Fundamentos Históricos da Educação Brasileira
Estudos das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana
Questão 1/5
Leia o fragmento de texto:
“Somente com a redemocratização do Estado e com as políticas neoliberais no início da década de 1990 foi que as diretrizes do ensino de história voltaram para a formação crítica dos indivíduos. As novas diretrizes para o ensino de história da década de 1990 traz na problemática, o que ensinar em história, quais são os temas que devem ser abordados”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FONSECA, Selva Guimarães. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados. São Paulo: Papirus, 2003. p. 18.
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro-base Constituição Histórica da Educação no Brasil, discorra sobre o panorama quantitativo da educação no Brasil, entre 1991 e 2007.
Nota: 20.0
	Ocorre, nesse período um aumento de vagas para a educação infantil, tanto para creches quanto para pré-escolas. No ensino fundamental começou a haver, ao final do período, uma diminuição no número de estabelecimentos e de matrículas. Houve um aumento significativo no número de estabelecimentos e de matrículas para o ensino superior, entre 1991 e 2007. (p. 152-163)
Questão 2/5
Leia a poesia abaixo: 
“Nós. Branco – verde – preto:/ simplicidades –indolências – superstições./ [...] Nós. O clã fazendeiro. Sombra forte de mangueiras pelo chão; recorte nítido de bananeiras pelo ar;/ [...] ladrões de beijo nas esquinas das morenas de jambo/ entre rótulas sob os beirais dos casarões/ [...] Violões nos morros mulatos – maxixes políticos, tosses, pitos e pinga na luz dos candeeiros”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: Guilherme de Almeida apud. SILVA, Márcia Rios da. As mais belas poesias patrióticas e de exaltação ao Brasil: inventando uma nação. O olho da nação. n. 15, Salvador (BA), dez. 2010. p. 8.
Considerando os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, aponte uma razão para a existência, no Brasil, do mito da democracia racial.
Nota: 20.0
	segundo o livro-base “A inexistência de ‘conflitos raciais abertos’ no período pós-abolição levou muitos a pensarem numa sociedade harmônica em termos raciais” (p. 133)
Questão 3/5
Leia a seguinte citação: 
“Dessa maneira, em uma sociedade capitalista, industrializada e urbana, aos moldes ocidentais, que tendia cada vez mais a integrar culturalmente as populações e possibilitar-lhes igualdade política - mesmo que concomitante com a desigualdade socioeconômica -, a minoria branca, contraditoriamente, gerou, por meio do apartheid, a exclusão dos não brancos”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: FONTELLA, Leandro Goya; ROSA, Taís Hemann da; RICHTER, Daniela. Muito além da copa do mundo de 2010: população sul-africana negra vs apartheid na África do Sul. In: Disciplinarum Scientia. Série: Ciências Humanas, Santa Maria, v. 14, n. 1, p. 15-36, 2013. p. 16.
De acordo com os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, responda em poucas linhas:
- O que foi o Apartheid?
Nota: 16.0
	Sistema de discriminação segregacionista vigente na África do Sul em boa parte do século XX em que negros eram tratados de maneira inferiorizada pelo Estado (p. 149 do livro-base).
Questão 4/5
Leia o seguinte extrato de texto: 
“Sendo a desigualdade o fato justificador da política social burguesa e a igualdade o seu parâmetro idealizado, nenhuma teoria poderia fornecer maiores subsídios à crítica dessa política do que a marxiana. Isso porque, [...] ela é a única teoria que aborda a questão da desigualdade de forma abrangente, isto é, tanto nas suas dimensões econômica, política e social, quanto nas suas versões capitalista e socialista”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: PEREIRA, Potyara AP. O sentido de igualdade e bem-estar em Marx. Revista Katálysis. v. 16, n. 1, p. 37-46, 2013. p. 38. 
Conforme os conteúdos estudados no livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia responda:
- Qual é a base da desigualdade social para Karl Marx?
Nota: 20.0
	Gabarito: A resposta correta deve abordar que a base da desigualdade social para Marx é a detenção por alguns da propriedade dos meios de produção, enquanto outros são desprovidos de sua posse. Ver livro-base: “A concepção dicotômica vê a exploração econômica como o principal fator de desigualdade. Nesta perspectiva, os indivíduos que detêm os meios de produção – os burgueses têm acesso privilegiado aos bens sociais, em detrimento daqueles que não detêm os tais meios – os operários” (p. 17).
Questão 5/5
Leia o fragmento de texto:
“No Brasil, a história da educação está relacionada a das Escolas Normais, sendo introduzida no currículo da Escola Normal do Rio de Janeiro a partir de 1928. (..) A disciplina de História da Educação, desde a sua implantação nos currículos das escolas de formação de professores, passou pela ‘programatização’”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROBALLO, R. O. B. Historia da educação e a formação de professoras normalistas: as noções de Afrânio Peixoto e de Theodoro Miranda Santos. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2007 (p. 7-8)
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro Constituição Histórica da Educação no Brasil, discorra sobre os aspectos da origem da história da educação como disciplina no Brasil.
Nota: 20.0
	Os aspectos da origem da história da educação como disciplina no campo da Pedagogia no Brasil enfatizam que a história da educação era indiferente para a área pedagógica, pois os livros tinham caráter didático e tradicional. A produção de conhecimento em história da educação foi reconhecida e legitimada devido à expansão dos programas de pós-graduação no Brasil. A aproximação dos historiadores ao tema educação, o diálogo e o uso de referenciais teórico-metodológico são aspectos importantes para a origem da disciplina.  (p. 20 e 21)
Resposta:O Brasil tem uma historia educação muito movimentada desde a presença dos jesuítas (que ficaram durante 200 anos) a vinda da família real que teve um grande avanços na educação superior principalmente no período imperial onde teve grandes mudanças e importantes como o ensino mutuo,educação pública e pensamento parecidos com os europeus, já no Brasil republica teve um passo muito importante como a educação primaria seria agora mandada pelas províncias ( a qual passaria a ter responsabilidade dessa importante parte da educação) até que a história da educação deve grande importância com a criação das escolas normais que tinham como principal função a formação de professores.

Continue navegando