Buscar

AV Metodologia da pesquisa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AV Metodologia da pesquisa
	1a Questão (Ref.: 200801214150)
	2a sem.: Método
	Pontos:0,8 / 0,8
	O método utilizado por Louis Pasteur, através do qual o cientista interfere na natureza, aumenta ou diminui a quantidade de substâncias, de iluminação, de temperatura, etc de forma controlada e compara com outro grupo que não recebeu tais interferências pode ser chamado de método:
		
	
	Explicativo.
	
	Observacional.
	
	Comparativo.
	
	Analítico.
	
	Experimental. 
	2a Questão (Ref.: 200801206488)
	2a sem.: Classificação da pesquisa
	Pontos:0,8 / 0,8
	Do ponto de vista de seus objetivos Gil (1991) classifica as pesquisas em três categorias: exploratória, descritiva e explicativa. A pesquisa descritiva visa:
		
	
	Descrever as características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis. Envolve o uso de técnicas padronizadas de coleta de dados como questionários e observação sistemática.
	
	Proporcionar maior familiaridade com o problema de forma a torná-lo explícito ou a construir hipóteses. Envolve levantamento bibliográfico, entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado e análise de exemplos que estimulem a compreensão.
	
	Identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos, aprofundando o conhecimento da realidade porque explica a razão, o "porquê" das coisas. Quando realizada nas ciências naturais, requer o uso do método experimental, e nas ciências sociais requer o uso do método observacional.
	
	Estabelecer semelhanças e diferenças entre situações, fenômenos e coisas, identificando as relações históricas entre os fenômenos investigados para poder compreender o presente.
	
	Investigar de forma empírica a ocorrência de um fenômeno, sempre no local onde ocorreu, podendo incluir entrevistas, aplicação de questionários, testes e técnicas de observação.
	3a Questão (Ref.: 200801213068)
	1a sem.: Método Científico
	Pontos:0,8 / 0,8
	Observe o problema sugerido no texto abaixo e marque a resposta que melhor expressa a idéia central apresentada pelo autor. 
"Por onde se começa a solução de um problema? Imagine que você é um escoteiro e se perdeu numa floresta. Seu problema é voltar ao acampamento. Qual seria seu procedimento? O que significa encontrar a solução para o problema? A solução é o caminho que o levará de onde você está ao lugar onde você deseja ir. Imagine que você não sabe para onde ir: não poderá fazer nada inteligente. Gritará, chorará, andará a esmo. O procedimento inteligente é o seguinte: pegue seu mapa, identifique o ponto para onde ir, o ponto onde você se encontra e, a partir do primeiro, trace um caminho. A inteligência segue o caminho inverso da ação. E é somente isso que a torna inteligência. Começando do ponto ao qual se deseja chegar, evita-se o comportamento errático e desordenado a que se dá o nome de tentativa e erro." 
(ALVES, R. Filosofia da ciência. Introdução ao jogo e suas regras. São Paulo: Loyola, 2007, pp. 35-6) 
		
	
	O texto fala do conhecimento filosófico presente no saber do senso comum.
	
	O texto fala da reflexão presente no saber do senso comum.
	
	O texto fala do método empírico presente no pensamento filosófico.
	
	O texto fala do senso comum presente no conhecimento filosófico.
	
	O texto fala do método presente no conhecimento científico.
	4a Questão (Ref.: 200801215340)
	4a sem.: Pesquisa
	Pontos:0,8 / 0,8
	João Bosco Medeiros (2003, p.137) ensina que "texto é um tecido verbal estruturado de tal forma que as idéias formam um todo coeso, uno, coerente." Quando elaboramos um resumo, produzimos uma análise temática do texto lido que nos permite: 
		
	
	Fazer o fichamento do texto lido.
	
	Perceber o raciocínio do autor e sua argumentação.
	
	Copiar e colar informações da internet.
	
	Elaborar uma coleção de citações-chave.
	
	Fazer o resumo do texto lido.
	
	
	5a Questão (Ref.: 200801206489)
	3a sem.: Procedimentos tecnicos
	Pontos:0,8 / 0,8
	Do ponto de vista dos procedimentos técnicos, segundo Gil (1991), podemos classificar a pesquisa científica em diferentes tipos, tais como: bibliográfica, documental, experimental, levantamento, expost-facto, estudo de caso e pesquisa-ação. Constitui característica marcante da pesquisa experimental o fato de ser elaborada a partir de: 
		
	
	Um objeto de estudo, selecionando-se as variáveis que seriam capazes de influenciá-lo e definindo-se as formas de controle e de observação dos efeitos que a variável produz no objeto.
	
	Envolvimento e do estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos, de maneira que se permita o seu amplo e detalhado conhecimento.
	
	Materiais que não receberam tratamento analítico.
	
	Estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo, na qual os pesquisadores e participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo.
	
	Material já publicado, constituído principalmente de livros, artigos de periódicos e atualmente, com material disponibilizado na Internet.
	
	
	6a Questão (Ref.: 200801300212)
	15a sem.: Método científico
	Pontos:0,8 / 0,8
	A Universidade tem funções definidas de: ensino, pesquisa e extensão. É fato que essas funções estão presas à atividade da pesquisa como base para a produção do conhecimento. Cada uma dessas funções tem compromissos com o conhecimento. Por exemplo: o ensino tem como função difundir o conhecimento produzido. Em palavras diretas, indique o compromisso da função extensão.
		
	
Resposta: A função extensão tem como objetivo levar para a comunidade o resultado do ensino para que este se beneficie, assim a Universidade estará contribuindo para o aspecto social do país. A necessidade da extensão é importante, porque é através dela que se declara o resultado positivo da pesquisa.
	
Gabarito: É o compromisso de disponibilizar para a sociedade os conhecimentos produzidos.
	7a Questão (Ref.: 200801352275)
	3a sem.: Senso comum
	Pontos:0,8 / 0,8
	"O sol é menor do que a Terra. Quem duvidará disso se diariamente, vemos um pequeno círculo avermelhado percorrer o céu, indo de leste a oeste." (CHAUÍ, 2008). Neste exemplo a relação entre senso comum e ciência que pode ser estabelecida é?
		
	
Resposta: No senso comum as observações se limita aquilo que é real aos olhos do observador, enquanto a ciência busca através de métodos a explicação para os fenômenos observados.
	
Gabarito: O aluno deverá responder que o senso comum, ao contrário da ciência, se detém sobre a realidade sensível, mas não ultrapassa as conclusões elaboradas pela observação.
	
	8a Questão (Ref.: 200801215337)
	3a sem.: Pesquisa
	Pontos:0,8 / 0,8
	Preencha as colunas abaixo, justificando adequadamente a importância de cada uma das qualidades pessoais do pesquisador apresentadas abaixo:
I - Sensibilidade social 
II - Atitude autocorretiva 
III- Perseverança 
IV - Inventividade 
( ) Capacidade de formular problemas de modo diferenciado do senso comum.
( ) Postura de permanente aprendizado e reformulação de idéias.
( ) Reflexão crítica sobre os usos da ciência e seu papel transformador na sociedade.
( ) Firmeza na defesa de seus ideais e pressupostos que orientam sua atividade de pesquisa. 
		
	
	I, III, II, IV
	
	I, II, III, IV
	
	IV, III, II, I
	
	IV, II, I, III
	
	II, IV, I, III
	9a Questão (Ref.: 200801206482)
	2a sem.: Pesuisa
	Pontos:0,8 / 0,8
	Observa-se que em qualquer trabalho de pesquisa, exige-se um levantamento do estado da arte do tema escolhido, seja para fundamentá-lo, seja para justificar os limites e contribuições da pesquisa. Busca-se conhecer e analisar as contribuições científicas sobre determinado assunto. Este tipo de pesquisa chama-se:
		
	
	estudode caso
	
	bibliográfica
	
	aplicada
	
	descritiva
	
	exploratória
	
	
	10a Questão (Ref.: 200801206479)
	2a sem.: Pesquisa qualitativa/quantitativa
	DESCARTADA
	Alguns autores observam que a divisão entre pesquisa qualitativa e quantitativa é apenas teórica, porque em realidade os dois tipos estão presentes em qualquer tipo de pesquisa e são complementares (LEITE, Francisco T. Metodologia científica. São Paulo: Ideias & letras, 2008, p. 94.). Sobre a pesquisa qualitativa podemos afirmar que:
		
	
	que neste tipo de pesquisa desenvolve-se a análise de valores culturais, sem a utilização de instrumentos estatísticos.
	
	que neste tipo de pesquisa empregam-se números e cálculos como o principal recurso para análise das informações.
	
	que neste tipo de pesquisa desenvolve-se a análise estatística com classificações comparativas em que se pretende identificar nível de escolaridade, classe social e preferências culturais.
	
	que neste tipo de pesquisa desenvolve-se a análise qualitativa com medições em que se pretende identificar nível de escolaridade, classe social e preferências culturais.
	
	que neste tipo de pesquisa desenvolve-se a análise quantitativa com classificações comparativas em que se pretende medir e quantificar certas posturas sociais.
	11a Questão (Ref.: 200801215348)
	9a sem.: Resumo
	Pontos:0,8 / 0,8
	O resumo pode integrar uma parte dos trabalhos científicos. Segundo a ABNT, os resumos para monografias e artigos devem apresentar:
		
	
	No máximo 200 palavras.
	
	No máximo 250 palavras.
	
	No mínimo 250 palavras.
	
	No máximo 500 palavras.
	
	No mínimo 500 palavras.

Outros materiais