Buscar

EXERCÍCIO DE FARMACOLOGIA APLICADA À NUTRIÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXERCÍCIO DE FARMACOLOGIA APLICADA À NUTRIÇÃO
 
O que a farmacocinética e a farmacodinâmica estudam?
Farmacocinética é o caminho que o medicamento faz no organismo. Não é o estudo do seu mecanismo de ação mais sim as etapas que a droga sofre desde a administração até a excreção, que são: absorção, distribuição, biotransformação e excreção. 
A Farmacodinâmica é a área da farmacologia que estuda o efeito de uma determinada droga em seu tecido-alvo, ou simplesmente estuda como uma droga age no tecido-alvo.
O que é efeito de primeira passagem?
É um fenômeno do metabolismo pelo fígado (após passar pela veia porta) da droga no qual a concentração da droga é significantemente reduzida antes de atingir a circulação sistêmica, de forma que assim a biodisponibilidade da droga (droga disponível para fazer o efeito) é consideravelmente reduzida.
3) Um fármaco administrado por via enteral ou parenteral cairá na circulação
sistêmica. Sendo assim, o que diferencia essas vias?
A via enteral é composta por todas as administrações que utilizam o trato gastrointestinal para introduzir o fármaco no organismo.
A via parenteral é composta por todas as administrações que não utilizam o trato gastrointestinal para introduzir o fármaco no organismo.
4) Escolha uma via de administração parenteral e diga quais suas vantagens e
desvantagens explicando cada item mencionado.
Injeção Subcutânea - Uma medicação injetada nos tecidos adiposos (gordura), abaixo da pele, se move mais rapidamente para a corrente sangüínea do que por via oral. A injeção subcutânea permite uma administração medicamentosa mais lenta e gradual que a injeção intramuscular, ela também provoca um mínimo traumatismo tecidual e comporta um pequeno risco de atingir vasos sanguíneos de grande calibre e nervos. Absorvida principalmente através dos capilares, as medicações recomendadas para injeção subcutânea incluem soluções aquosas e suspensões não irritantes contidas em 0,5 a 2,0 ml de líquido.
Ela é contra-indicada em locais inflamados, edemaciados, cicatrizados ou cobertos por uma mancha, marca de nascença ou outra lesão. Elas também podem ser contra-indicadas em pacientes com alteração nos mecanismos de coagulação ( HORTA et al, 1973 ).
5) Em relação á interação Fármaco receptor, diferencie afinidade de eficácia
(afinidade intrínseca). Explique os dois conceitos.
A eficácia refere-se à resposta terapêutica potencial máxima que um fármaco pode induzir. Por exemplo, o diurético furosemida elimina muito mais sal e água através da urina que o diurético clorotiazida. Por isso a furosemida tem maior eficácia, ou efeito terapêutico, que a clorotiazida.
A afinidade e a atividade intrínseca são duas propriedades importantes para a ação do fármaco. A afinidade é a atração mútua ou força de ligação entre um fármaco e o seu objetivo, ou seja, um receptor ou um enzima. A actividade intrínseca é uma medida da capacidade do fármaco para produzir um efeito farmacológico ao unir-se ao seu receptor. Os fármacos que ativam os receptores (agonistas) têm ambas as propriedades; devem aderir com eficácia aos seus receptores (ter uma afinidade) e o complexo fármaco-receptor deve ser capaz de desencadear uma resposta no alvo (atividade intrínseca). Pelo contrário, os fármacos que bloqueiam os receptores (antagonistas) aderem a estes eficazmente (afinidade), mas têm uma atividade intrínseca escassa ou nula; a sua função é simplesmente impedir a interação das moléculas agonistas com os seus receptores.
6) Explique sucintamente as ações de fármacos Agonistas e Antagonistas. Cite
os tipos de fármacos agonistas, diferenciando-os em suas ações.
Os denominados antagonistas agem como bloqueadores dos receptores, ou seja, diminuem as respostas dos neurotransmissores, presentes no organismo. O antagonismo pode diminuir ou anular o efeito do agonista. Os medicamentos sem prescrição médica, se misturados podem ser perigosos, podendo os mesmos interagir entre si. 
Os antagonistas são classificados em: parcial/total, reversível/irreversível e competitivo/alostérico.
Agonista são fármacos que se ligam aos receptores fisiológicos e simulam os efeitos dos compostos endógenos.
 Agonistas Totais / Parciais: Agonistas totais são aqueles que conseguem uma resposta de 100% do receptor quando ligados ao mesmo. Enquanto os agonistas parciais, independente da dose utilizada, não conseguem obter uma resposta total do receptor.
 Agonistas inversos: São fármacos que estabilizam o receptor em seu estado inativado. Logo, não podem ser chamados de antagonistas, pois alteram a conformação do receptor. Esta é a principal diferença deles para os Antagonistas que possuem eficácia zero (não alteram a conformação do receptor – Ativa ou Inativa).

Outros materiais