Buscar

Relatorio de Reacao e oxirreducao

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Uma reação de oxirredução é o processo em que há transferência de elétrons entre espécies químicas (átomos e/ou íons) de substâncias que reagem entre si e há alteração do estado de oxidação dos elementos envolvidos na reação. A energia química, presente na reação, é passível de conversão em energia elétrica através de um sistema eletroquímico apropriado.
Assim, um elemento que sofre oxidação é chamado de agente redutor e perde elétrons e ocorre o aumento do numero de oxidação desse mesmo. Já a substancia que sofre redução é chamada de agente oxidante e ganha elétrons aumentando, assim, seu numero de oxidação. Então, em uma reação de oxirredução sempre ocorre tanto à oxidação quanto a redução. É possível saber qual reagente foi oxidado ou reduzido utilizando a tabela de potenciais padrões de redução, que seria a tendência de uma espécie química adquirir elétrons e, desse modo, ser reduzido. O potencial é considerado positivo quando a reação que ocorre no eletrodo é a redução, e negativo quando é a oxidação e para que a reação seja espontânea é preciso que o potencial seja positivo.
Exemplo: 
CS2+2H2S+8Cu→ 4Cu2S+1CH4
Balanceamento de reações de óxido-redução
Todo tipo de reação química deve ser balanceada de modo que haja o mesmo número de átomos nos reagentes e nos produtos. Mas, como numa reação redox há transferência de elétrons deve-se fazer também o balanço de cargas para determinar qual elemento está sendo oxidado e qual está sendo reduzido. Desse modo o número de elétrons produzidos na oxidação deve ser igual ao número de elétrons consumidos na redução.
Para fazer o balanceamento deve, primeiramente considerar as semi-reações de cada substância, para em seguida fazer o balanceamento da reação completa:
2 e + Cu2+(aq) → Cu(s) redução 
Al(s) → Al3+(aq)+ 3 e Oxidação
3 Cu2+(aq)+ 2 Al(s) →3 Cu(s)+ 2 Al3+(aq) Equação iônica global
 
Protocolo de reagente
Permanganato de potássio: Se inalado causa irritação ao trato respiratório ocasionando tosse e dificuldade de respirar podendo levar ao edema pulmonar. Caso seja ingerido acarreta distúrbios graves do sistema gastrointestinal com possíveis queimaduras edema além de náuseas, vômitos e dor abdominal. Em contato com a pele provoca queimaduras severas com a conseqüente sensação de dor, envermelhecimento, manchas marrons na área de contato e possível endurecimento da epiderme, o mesmo ocorrendo no contato com os olhos.
Sulfato de cobre: Pode causar irritação nos olhos, pele e trato respiratório. A exposição pode afetar o sangue, rins e fígado. O contato repetido e prolongado com a pele pode causar dermatites.
 Nitrato de chumbo II: Se ocorrer a ingestão do produto este causará sintomas que incluem gosto metálico na boca, garganta seca, dores abdominais, náuseas, vômitos, diarreia, colapso da circulação periférica, fraqueza muscular, dor de cabeça, insônia, danos nos rins, coma e morte. Caso isso aconteça entre em contato com o centro descontrole de intoxicações (CEATOX).
Ácido Sulfúrico: Caso seja inalado causa irritação ao trato respiratório e às mucosas tendo como consequência sintomas que incluem irritação do nariz e garganta, além de fadiga respiratória podendo causar edema pulmonar. Se ingerido pode provocar severas queimaduras na boca, garganta e estômago, com consequente dores nestes locais podendo levar, inclusive, à morte. Se o ácido entrar em contato com a pele provocará vermelhidão, dor e severas queimaduras no local. Em contato com os olhos ocasiona vermelhidão e dor no local atingidoacarretando em possível perda de visão.
http://brasilescola.uol.com.br/quimica/reacoes-oxirreducao.htm
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/oxidoreducao.htm
http://educacao.globo.com/quimica/assunto/eletroquimica/oxidacao-reacoes-e-balanceamento.html

Outros materiais