Buscar

Regulamentacao da Educacao Fisica no Brasil.docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Regulamentação da Educação Física no Brasil
Introdução:
 Após a ditadura militar no Brasil, a Educação Física toma mais forma, a tendência para a categoria é oficialização de apenas um grupo de professores físicos para áreas técnicas sendo assim a abrangência do seu trabalho em outras áreas além do ensino pedagógico. Compreender um dos períodos históricos da Educação Física no Brasil é sistematizar todo o esforço e busca por mais reconhecimento da categoria até os dias atuais.
 A História:
 A regulamentação e a criação do Conselho para profissionais da área de Educação Física, se iniciou nos anos quarenta. A partir da iniciativa da Associação dos Professores de Educação Física, localizadas em São Paulo, Rio Grande do Sul, e Rio de Janeiro. Sendo assim fundaram a Federação Brasileira das Associações de Professores de Educação Física em 1946.
A regulamentação da profissão é dividida em três fases: a primeira relacionada aos profissionais que manifestaram ou escreviam a respeito desta necessidade. A segunda na década de 80 quando tramitou o projeto de lei relativo à regulamentação sendo vetado pelo Presidente da República. E a terceira vinculada ao processo de regulamentação aprovado pelo congresso.
A intenção de criar uma ordem ou um conselho ocorreu nos idos da década de 50. Os professores Inezil Penna Marinho, Jacinto Targa e Manuel Monteiro defendiam esta idéia fazendo paralelo sempre com as demais profissões.
Contudo, somente em meados dos anos 80 são efetivamente identificadas as ações para a apresentação do projeto de regulamentação da profissão ao legislativo.
Algo debatido desde os anos 50 em diversos eventos pelos formadores de opinião tendo a ação a partir da década de 80

Outros materiais