Buscar

atividade contextualizada DIREITO DO TRAB e PREV.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação On-Line 6 (AOL 6) - Atividade Contextualizada
Diante da gigantesca crise política que vivemos, você pode assistir quase que diariamente, que as empresas estão demitindo seus funcionários em massa. O que os sindicatos podem fazer nesse caso?
R- O sindicato é uma entidade responsável por preservar a integridade econômica e social de indivíduos profissionais pertencentes a mesma área de atuação. O sindicato dos trabalhadores, existe em função da regulamentação e exigências de diretos dos empreendedores, fazendo com que a classe trabalhadora seja cada dia mais valorizada.
Em tempos de crise é possível afirmar que o sindicado é um dos pilares de estabilidade ou de recursos ao qual o trabalhador pode recorrer. Como a entidade é formada apenas por pessoas que exercem as mesmas atividades ou semelhantes, todo o meio se moverá em prol do mesmo objetivo, que é preservar a integridade do grupo e de seus associados.
 Benefícios que o sindicato pode oferecer durante uma crise.
Negociações coletivas
Proteção do emprego
O empreendedor não quer perder o funcionário e o funcionário não quer perder o emprego. Com a união desses ideais em comum, e utilizando das negociações coletivas ao favor do grupo, é possível garantir a proteção do emprego durante a crise, dessa forma você não terá que demitir funcionários, mas criará estratégias para mantê-los.
Interferência direta no mercado
O sindicato pode prover interferência direta no mercado que vai garantir o interesse de todos os envolvidos. A interferência proporciona a calma almejada para poder pensar e agir diante as adversidades.
Informações importantes sobre lei
Recentemente os lotéricos precisaram enfrentar o medo de perder seus estabelecimentos, tudo isso devido à uma lei que exigia a licitação das lotéricas abertas antes de 1999. A boa notícia é que no dia 22/10 a presidenta Dilma sancionou uma nova lei que garante a permanência dessas lotéricas por mais 20 anos.

Outros materiais