Buscar

1º avaliando aprendizado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fechar
	
	  INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
	
	
	
	
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201608216727)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As organizações, enquanto fenômenos complexos, são influenciadas por alterações que ocorrem ao longo do tempo em função das demandas sociais, políticas, econômicas, culturais e, mais precisamente no contexto atual, tecnológicas. Essas mudanças demandam entendimento dos processos que envolvem o ciclo de vida dessas entidades e as formas pelas quais elas devem ser gerenciadas, considerando a articulação entre os elementos de seu planejamento estratégico. Além de se tornar substancial para o fomento e a formulação de estratégias, compreender os aspectos históricos, econômicos, contextuais e políticos de uma organização é fator preponderante para o seu sucesso. Junqueira, E.; Frezatti, F. Perfil do sistema de controle gerencial das empresas brasileiras. A partir das ideias apresentadas no texto, assinale a opção que descreve a corrente teórica mais adequada à interpretação do cenário apresentado.
		
	
	Escola Comportamentalista, que prevê a adaptação organizacional associada à classificação dos profissionais por aspectos relacionados à motivação, o que torna a mudança organizacional independente das pessoas.
	
	Abordagem das Relações Humanas, que postula que a estrutura da organização se fortalece com a criação de sistemas organizacionais interdependentes, cuja principal característica é a competência técnica.
	
	Escola Clássica da Administração, que propõe que a mudança organizacional se estabeleça por meio de métodos e técnicas que busquem a máxima eficiência das atividades organizacionais e, assim, se constitua como organização racional do trabalho.
	
	Escola Burocrática, que postula a necessidade de modelos racionais para a criação da estrutura organizacional, à luz do planejamento estratégico da organização.
	 
	Abordagem Contingencial, que propõe a possibilidade de adaptação das organizações frente às alterações contextuais que as acometem, permitindo que possam utilizar modelos, ferramentas e instrumentos adequados às suas demandas.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201608043481)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os centros de decisão movem-se por continentes e países, embalados por negócios e movimentos do mercado, por exigências de reprodução do capital; invadem-se cidades, pequenas e grandes empresas; criam-se mercados de ações e estabelecem-se fIuxos de comércio de bens e serviços, de ligações telefônicas, de comunicações online. Novas formas de trabalho e de vida, modos de ser e pensar e de cultura surgem em todo lugar. Há uma mudança do eixo do poder dos músculos para a mente e a identificação do conhecimento como recurso primeiro, em detrimento da terra, capital e trabalho braçal, que assumem papel secundário. O que aqui se descreve forma o cenário onde as empresas atuam no mundo atual, sendo uma característica da:
		
	 
	Sociedade da informação
	
	Sociedade agrícola e industrial
	
	Sociedade agrícola
	
	Sociedade mercantilista
	
	Sociedade Industrial
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201608081817)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Julgue como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das definições abaixo: ( ) Ao longo de nossas vidas, temos intensos contatos com organizações. Participamos delas nas atividades de lazer, no trabalho e nos estudos. Adquirimos produtos e serviços delas, colaboramos com elas voluntariamente ou demandamos ações delas. São exemplos de organizações uma escola, um órgão público, um partido político, uma igreja, um supermercado, uma ONG e um hospital. ( ) Administração e a ação de alocar recursos, orientar e supervisionar pessoas com objetivo de alcançar um fim ou fins que garantam a sobrevivência de uma organização. ( ) Os objetivos são resultados, propósitos, intenções ou estados futuros que as organizações pretendem alcançar, por meio da alocação de esforços e recursos em determinadas direção. ( ) Toda organização tem um propósito, uma finalidade, uma missão. É a razão de sua existência. Para conseguir alcançá-la, é necessário desenvolver uma estrutura com regras, procedimentos, cargos, funções e responsabilidades, capaz de suportá-la e lhe prover o arcabouço necessário para atingir seus objetivos. Assinale a opção que responde corretamente à questão.
		
	
	V, V, V, F
	
	F, F, F, F
	
	V, F, V, F
	 
	V, V, V, V
	
	F, V, F, V
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201608081184)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Leia as afirmações a seguir: I. Nível Estratégico: definição de visão, objetivos e estratégias, além das políticas gerais. Ocupado por altos executivos e acionistas. II. Nível Gerencial: define os planos de ação para o alcance de objetivos e estratégias. Ocupado por pessoas da média gerência. III. Nível Operacional: execução das rotinas e procedimentos básicos na produção de bens e serviços. Ocupado por técnicos e demais colaboradores. A partir dos conhecimentos discutidos na disciplina, responda:
		
	
	Somente as afirmações I e III são verdadeiras.
	
	Somente as afirmações II e III são verdadeiras.
	
	Somente as afirmações I e II são verdadeiras.
	
	Somente a afirmação I é verdadeira
	 
	As afirmações I, II e III são verdadeiras.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201608103026)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	É composto por proprietários, acionistas majoritários e os altos executivos ou alto escalão, formado por executivos das diversas áreas, sabendo dos níveis das organizações refere-se:
		
	
	Nível institucional gerencial
	
	Nível institucional operacional
	
	Nível institucional tático
	
	Nível institucional presidencial
	 
	Nível institucional estratégico

Outros materiais