Buscar

objetiva gestao de qualidade.docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5
TEMA: GERENCIAMENTO DA QUALIDADE
O PDCA é um método de melhoria contínua que não esgota sua aplicabilidade com uma única utilização no processo, visto que implementa, na organização, uma cultura de melhoria que permeia todos os processos. O método apresenta uma sequência composta de quatro partes.
Explique a primeira etapa do Ciclo PDCA, representado pela letra P de Planejamento.
Nota: 20.0
	P = Plan = Planejar: é utilizado para se definirem os objetivos a serem alcançados na manutenção ou na melhoria dos métodos e dos processos que servirão para se atingirem as metas propostas (SELEME; STADLER, 2012, p. 28).
Resposta:Planejamento:Representado pela letra P(do inglês PLAN): -Estabelecer metas sobre os itens de controle -Estabelecer método para se atingir as metas do propostas . Observação:Lembra que a meta é uma objetivo(ou sonho) a ser alcançado que deve ser quantificado temporizado. 
Questão 2/5
Dolabela (1999) citado por Scheider e Branco (2012) aponta oito erros que os empreendedores precisam evitar ao considerar as oportunidades. Um desses erros é a paixão, explique-o.
Nota: 20.0
	 
Paixão - Agir sem pensar, sem analisar e movido pela fé – e não pela razão – pode trazer grandes prejuízos e, até mesmo, inviabilizar boas oportunidades. Muitas vezes o empreendedor se apaixona por ideias impossíveis ou que não serão boas para o negócio. (SCHNEIDER E BRANCO, 2012, p. 69).
 
Resposta:Paixão: Agir sem pensar, sem analisar movido pela fé e não pela razão,pode trazer grandes prejuízos e até inviabilizar boas oportunidades >muitas vezes o empreendedor se apaixona por ideias impossíveis ou não serão boas para o negocio.
Questão 3/5
Na busca de recursos para a realização do empreendimento não são apenas os recursos financeiros que precisam ser disponibilizados, mas também o capital intangível da organização. Dentre os recursos intangíveis da organização explique o capital intelectual e o capital humano.
Nota: 20.0
	Capital Intelectual - soma de capital estrutural e humano, indica capacidade de ganhos futuros de um ponto de vista humano, capacidade de criar continuamente e proporcionar valor de qualidade superior.
Capital humano - Valor acumulado de investimento em treinamento, competência e futuro de um funcionário, também pode ser descrito como competência do funcionário, capacidade de relacionamento e valores. (SCHNEIDER E BRANCO, 2012, p. 169).
Resposta:Capital intelectual soma do capital estrutural e humano indica a capacidade de ganhos futuros de um ponto de vista humano ,capacidade de criar continuamente e proporcionar valor a qualidade superior. Capital humano valor acumulado de investimentos em treinamento,competência de um funcionário também pode ser descrito como competência do funcionário ,capacidade de relacionamento a valores 
Questão 4/5
TEMA: NORMAS SÉRIE ISO
Leia a situação descrita:
Roberto gerente de produção orientou seus funcionários para que cumpram com as normas da ISO, porque, segundo ele, a ISO impôs as normas e se as mesmas não forem cumpridas à fábrica será interditada pelo governo.
A parti disso, justifique se a orientação dada por Roberto é legal (no sentido do direito).  
Nota: 20.0
	Não, a ISO não tem autoridade sobre qualquer país para impor suas normas, visto que é uma entidade não governamental. Nesse sentido, a adoção de suas normas é realizada voluntariamente pelos governos e pelos mercados, os quais optam por aceitar suas exigências. (SELEME; STADLER, 2012, p. 137).
Resposta:A justificativa não procede devemos cumprir os procedimentos da norma para garantir o cumprimento de produção igual para todos os produtos o governo não interfere neste caso, se ficar claro que a empresa que está certificada com a norma e diz que segue determinado procedimento e não está seguindo o procedimento adotado será aplicadas notificações que dependendo de sua gravidade a empresa perderá os direitos de ser certificada ou de ser recertificada
Questão 5/5
Leia o caso abaixo:
 
Jonas sempre foi muito curioso. Por dominar relativamente o inglês, vivia fazendo pesquisas sobre novidades em sites como eBay e Google. Em uma de suas pesquisas, esbarrou com um aparelho interessante, não disponível ainda no Brasil, e que ajudava no combate à lesão por esforço repetitivo (LER). Ficou interessadíssimo e entrou em contato com o fabricante nos Estados Unidos, buscando ser um representante exclusivo no Brasil. Negociou durante algumas semanas e, finalmente, chegou a um acordo com o fabricante, desde que comprasse à vista o primeiro lote de 1000 aparelhos.
Ficou enlouquecido, pois não tinha capital para tal compra. Mas era uma oportunidade e, como ele não tinha concorrente no mercado nacional, iria vender tudo em pouquíssimo tempo. Sem concorrentes não havia riscos! Com essa premissa, partiu em busca de financiadores. O que conseguiu foi um empréstimo a juros relativamente altos e com cláusulas de multa por atraso que assustariam qualquer um, menos o intrépido Jonas, que não via riscos em um mercado no qual era o único fornecedor.
Obteve o dinheiro, fechou o contrato e em menos de dez dias recebeu seu lote de aparelhos para combate à LER. Era um aparelho redondo, com luzes e sinais sonoros que distraíam os usuários enquanto era utilizado. Disposto a "arrebentar" no mercado, fez mais um empréstimo para ter capital de giro para propaganda e distribuição. Afinal, era só anunciar ao mercado seu fantástico produto e este iria desaparecer do estoque em dois tempos. E o plano de marketing foi colocado em ação.
A resposta do mercado veio sob a forma de curiosidade. Todos queriam saber o que aquela bola colorida, brilhante e sonora poderia fazer e realmente a receptividade foi positiva. O problema é que as pessoas não compravam. Intrigado com a falta de vendas, Jonas resolveu fazer uma pesquisa de mercado e, então, teve uma triste constatação: seu produto era lindo e eficiente, mas não fazia mais do que uma simples bola de tênis era capaz de fazer. Portanto, ele tinha concorrência, e das mais difíceis de vencer, pois o fator custo era decisivo naquele tipo de mercado.
O resultado disso foi um grande encalhe, seguido de uma mega-liquidação e de uma difícil negociação com o fabricante americano, pois o contrato que haviam estabelecido determinava que este não poderia ser cancelado antes de haver, pelo menos, três compras iguais ou superiores a mil produtos. O final da história foi que, para saldar as dívidas, Jonas foi obrigado não somente a liquidar seu estoque, mas também a vender seu carro.
 
Jonas cometeu um dos erros apontados por Dolabela (1999) citado por Schneider e Branco (2012) que empreendedores comentem no planejamento dos seus negócios. Identifique que erro foi esse e explique-o:
 
Nota: 20.0
	O caso de Jonas ilustra o erro ligado à Concorrência – desconsiderar a concorrência pode ser um erro fatal e irreversível. É geralmente um reflexo da paixão cega. (SCHNEIDER E BRANCO, 2012, p. 68-75).
Resposta:Não se deve menosprezar seu concorrente ,mesmo que o produto do concorrente seja apena um substituto.
Conheça o novo AVA

Outros materiais