Buscar

REVISÃO DE TÓPICOS INTEGRADORES I

Prévia do material em texto

TÓPICOS INTEGRADORES
INBOUND DE MARKETING: Termo criado em 2005, seu objetivo no Marketing online é atrair a atenção de uma determinada audiência / filosofia geral da atração através de conteúdo útil e relevante, que resolva e chame atenção / Muito haver com a identidade da marca / Conteúdo deve ser atraente. Marketing de Conteúdo, SEO (otimização de buscas para sites), PPC, Videos, influenciadores, Social Media etc. são os canais de entrada para o Inbound marketing. São os meios por onde você aplicará sua estratégia Inbound (atração do público). 
METODOLOGIA DO INBOUND: 
4 passos principais: ATRAIR (jogar a isca para a pessoa conhecer minha marca e tornar um visitante da marca / o blog é uma das ferramentas mais usadas) CONVERTER (processo de gerar e-mail através de alguma estratégia de impacto) FECHAR (continua prestando uma atenção a esse cliente) ENCANTAR
PERSONA: É o representante ideal daquele público que se pretende atingir / seu Público alvo. Seu comportamento, seu gênero, sua idade, sua condição social e econômica.
Você precisa entender QUEM É SUA PERSONA para criar pontos de conexão. Quando se cria um ponto de conexão, você consegue entrar na mente desta pessoa e impacta-la com a sua comunicação. Você precisa entender e resolver os PROBLEMAS QUE ESSA PERSONA TEM E CRIAR UMA SOLUÇÃO, OU SEJA, UM CONTEÚDO INFORMATIVO, que pode ser um e-book, vídeo aula, planilha de Excel ou até mesmo um Power point. Baseado em informação, em bits, algo que você possa entregar ao cliente pela internet sem nenhum custo de logística, estoque ou de matéria prima. Esse conteúdo informativo também é chamado isca digital, que serve para capturar o e-mail desta pessoa e criar um relacionamento focado em vendas para posteriormente encaminha-la ao funil de vendas possibilitando a compra. 
Tudo começa com uma AUDIÊNCIA: é o público que já estabelece qualquer tipo de contato com seu negócio. 
MARKETING TRADICONAL: São processos mais comuns realizados através de planejamentos estratégicos / Ação de promoção e vendas partem da empresa para os clientes/ TV/RADIO/MIDIA PAGA/MIDIA SOCIAL/OFFLINE/MALA DIRETA/ TELEMARKETING. Ações de vendas forçadas.
MARKETING DIGITAL: É quando o marketing se apropria de conceitos, plataformas e estratégias digitais para criar uma audiência e satisfazer as necessidades e desejos do público consumidor.
LEAD: é um tipo de cliente que a marca está prospectando e que possivelmente possa fazer algum tipo de compra do nosso produto ou uso dos nossos serviços / cliente que chega a conhecer ou manter algum tipo contato com a marca para esclarecer algum questionamento ou pergunta.
CONTÉUDO: 78% dos Diretores de marketing acham que o conteúdo é o futuro do marketing. 
CTR: significa, taxa de cliques, que podem ser dobradas a partir de uma boa estratégia de inbound.
BRANDING: Gestão da marca / Gestão de relacionamento com todos os públicos com os quais a empresa conversa. É manter um diálogo qualificado com todos esses públicos. Primeiro entender qual é a essência da marca, os seus valores. Depois entender qual é a promessa da marca, como ela quer percebida. A imagem que ela tem, e tudo isso constrói a reputação da empresa.
BRANDING EQUITY: Valor adicionado ao produto/serviço. Esse valor vai influenciar na forma como o consumidor pensa, sente e age em relação a marca. Refere-se ao valor agregado a algum produto ou serviço devido a “força” de uma marca. O Branding Equity é um ativo intangível pois não aparece de forma objetiva. O que não significa que não possa ser mensurado ou estimado. 
MARCA: Geralmente associadas com produtos ou empresas e sua funções principais são identificar a origem e distinguir produtos ou serviços de seus concorrentes. Responsável por agregar valores funcionais e emocionais / oferece promessa de atributos ou benefícios. 
ESSÊNCIA DA MARCA: Promessa, Traços de personalidade, Valores, Recompensas emocionais, Benefícios, Atributos.
FORÇAS DE INFLUÊNCIA: Consumidores, Distribuidores, 
Concorrentes, Corporação, Macroambiente. 
PERSPECTIVA DA MARCA: Logo, instrumento legal, empresa, abreviatura, redutora de risco, posicionamento, Personalidade, Conglomerado de valores, Visão, Agregação de valor, Identidade, Imagem, Relacionamento.
CONSTRUÇÃO DA MARCA:
Logotipo: características visuais da marca (Logo, cores, formas, fontes) responsável pela diferenciação do produto ou serviço em meio aos concorrentes.
Instrumento legal: como a marca está legalizada dentro dos padrões de leis. Seus registros e apropriação de patentes. 
Empresa: responsável por criar o produto e a marca no sentido de conduzir suas propostas ao mercado. 
Abreviatura: processo em que se abrevia o nome da marca. O consumidor já tem o conhecimento prévio sobre a marca, dando autonomia à marca para abreviar seu nome. Está ligado a lembrança de sentido.
Redutora de risco: o nível de risco que as marcas oferecem. A marca deve se preocupar com a funcionalidade do produto/serviço, reduzindo ao máximo possíveis insatisfações.
Posicionamento: como a marca é percebida pelo público consumidor / como ela se posiciona no mercado / processos de identidade e identificação da marca / Imagem. 
Conglomerados de valores: conjunto de vantagens oferecidas por uma marca, afim de diferencia-la dos seus concorrentes. 
Visão: projeção de futuro que a marca deseja alcançar.
Agregação de valor: é tudo aquilo que amplia e valoriza a marca.
Identidade: é a soma de personalidade, valores e missão. Esse conjunto de características auxilia a identificação da marca.
Imagem: é como o consumidor percebe a marca.
Relacionamento: é o processo de personificação da marca que agrega valor estabelecendo um elo de relacionamento com o consumidor.
MARKETING 3.0: A nova era que possibilita a participação advinda do consumidor e o marketing colaborativo. O marketing focado no ser humano. Os consumidores estão cada vez mais conscientes. O objetivo é oferecer experiência de um mundo melhor, trabalhando missão, visão valores e pensar no consumidor, em funções físicas, emocionais e espirituais. 
Os 3 is do marketing 3.0 
Identidade da marca (colaboração) Integridade da marca (cumotização) Imagem da Marca (criação do caráter)
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: O consumo é algo rotineiro / você é o que consome. Estuda pessoas, grupos e organizações no ato que compram, usam ou descartam ideias, comportamentos ou serviços para satisfazer seus desejos ou necessidades, segundo o pai do marketing, Philip Kotler 
NIVEL DE ENVOLVIMENTO: O nível de resposta do consumidor pode ser maior ou menor. Algumas compras são rápidas sem a necessidade de muitas exigências ou pesquisas sobre determinado produto para realizar a compra.
DECISÃO DE COMPRA: Dentro do processo existem alguns níveis, como; IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA: você desperta da para necessidade de adquirir algo para solucionar um problema / o comprador ganha consciência de uma diferença de um estado desejado e a real situação. BUSCAR INFORMAÇÕES: . Quando o comprador vai em busca das informações de produtos que resolvam o problema ou que satisfaçam sua necessidade. AVALIAÇÃO DAS ALTERNATIVAS. A partir das informações adquiridas você avalia os pros e contras das alternativas, daí será feita a escolha daquela que atendam melhor sua necessidade. COMPRA: Depois da avaliação das alternativas o comprador faz a escolha e executa a compra do bem ou do serviço. AVALIAÇÃO PÓS COMPRA: Após o processo de compra acontece o consumo, depois que o indivíduo usufruir do bem ou serviço ele avalia. DESCARTE: O produto pode gerar algum resíduo e o comprador precisar decidir qual a melhor maneira de fazer isso.

Continue navegando