Buscar

Resumo de Medidas e Avaliação física pra Av1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Medidas e Avaliação física – tomada de decisões q estabelece um julgamento de valores sbre a qualidade de algo q se tenha medida. 
Processo de educação q utiliza técnicas de medidas q, qd aplicadas, seja ao produto ou ao processo, resultam em dados expressos qualitativos ou quantitativamente nos 2 modos (subjetivo – particular ou objetivo - proposito) e q são utilizados por comparação com critérios preconcebidos. 
Produto – resultante (perfil do aluno), desvio postural, diâmetros, perfil corporal. Para identificar o perfil do aluno se faz apenas uma avaliação. / Processo – acompanhamento ou ñ da evolução do aluno, avaliação antes, durante e após. São feitos no mínimo 3 avaliações podendo fazer +. No processo pode-se comparar as avaliações antes e depois.
Periodização – 3 ciclos, macro-ciclo, que dentro dele tem o meso-ciclo, q tem o micro-ciclo, faz-se + avaliações durante o micro-ciclo pra verificar se o tipo de treinamento está trazendo resultados ao aluno de acordo com seu objetivo. 
Dados qualitativos – é expresso em categorias. Satisfação e feedback do aluno qto ao treino. Pode ser feito diariamente após a aula. / Quantitativos – são os dados numéricos, a avaliação física. 
Objetivo da avaliação – avaliação física é um processo q nos permite de forma objetiva ou subjetiva, comparar critérios e determinar a evolução de uma pessoa ou um grupo numa linha de tempo, seus avanços e retrocessos. A avaliação traz um feedback sobre se o treino está coerente conforme o objetivo do aluno. Essa avaliação trará um norte de treinamento de acordo c/ a saúde, as condições físicas, pois o aluno tem q receber um treino de acordo c/ sua avaliação, q é individual. 
Peso = Massa corporal / Altura é com as mãos esticadas pra cima, estatura é com as mão paralelas 
IMC – massa corporal / estatura x2 
IMC qualitativo é a classificação da massa corporal do aluno em categorias. Quantitativo são só os nº.
Categoria: Normal – 24,9 / Sobrepeso – 25,0 a 29,9 / Obesidade - > ou = 30 
Cineantropometria – é a ciencia q tem como objeto central a medida do homem em sua perpectiva morfológica para o estudo dos fatores q influenciam o movimento nas suas + variadas formas. É a avaliação da massa corporal, sistema nervoso e postural.
Aspectos e considerações relativos a cineantropometria: Identificação - é a mensuração do movimento / Especificação – é o estudo do tamanho, forma, proporção. Maturação e função do homem. / Aplicação – tem aplicação para o entendimento do crescimento, da fisiologia do exercício, do desempenho esportivo e nutrição. / Relevância – apresenta aplicação em educação física, nutrição, medicina, educação desemprenho desportivo e em saúde pública. 
Medida (macro) – é uma grandeza determinada q serve de padrão (modelo) para comparação com outras. / Teste (micro) – é o método empregado pra medir. São os instrumentos pra chegar a medida, ex. adipometro, fita. 
Massa corporal total – feita na balança, de sunga, de forma ereta, de costas pros dados da balança, pois pode-se mudar o centro de gravidade caso ele emborque pra ver o resultado. / Estatura – estadiômetro q avalia a estatura. Feito de costas, ereto, descalço, calcanhares unidos.
Pré teste – avalia o perfil do aluno . É a fase preparatória. Quem ? Pq ? Para q ? onde? Critérios pra escolha de um teste (ex. se usar o 1RM q avalia força com repetição máxima, ter cuidado com lesão, se o aluno nunca praticou exercício esse ñ deve ser usado, o 10RMS, são + indicados pra iniciantes, usando só 10 repetições). No pré teste tb considera-se equipamentos, materiais, espaço físico (depende do teste, ñ vou pesar o aluno numa praça), comunicação das instruções, fichas, desenhos, fotos (software q avalia postura), etc, divisão do grupo a ser avaliado, registro das informações, q é a ficha de coleta de dados e padronização da unidade de medida a ser registrada, horário (na parte da manhã é sempre melhor, se ñ for possível fazer sempre no mesmo horário) e condições ambientais, organização do local e estudo piloto. 
Teste padrão ouro pra avaliação da composição corporal – é o teste de autenticidade cientifica.
Fase de aplicação ou intrateste – é feito durante o processo, durante a aplicação do exercício. Se faz a revisão das estações ou circuitos, instruções finais, aquecimento e motivação (qd necessários), registros precisos e uniformes dos resultados, observação do preenchimento adequado da ficha (se ta usando cm, kg, continuar usando a mesma medida). 
Pós teste – organização dos dados coletados, transformar os registros em índices (ex.categorias como no IMC), comparar os participantes com as normas já existentes, comparar os participantes entre si, localizar pontos fracos e fortes (pra fazer intervenção), apontar a colocação do testado no grupo, reajustar o programa de treinamento. 
Analise – é a analise fragmentada do todo em suas partes constituintes para o exame de cada parte, com finalidade de compreensão do todo. É o processo q parte do simples pro composto ou dos efeitos às causas. Podemos analisar vários componentes, cardiorespiratório, massa corporal, força, as analises são diferentes, então pra uma avaliação de cardio avalio dentro dessa categoria, e tb pra verificar se houve o hipertrofia o processo é separado do de cardio, ou seja, ñ se analisa td da mesma forma. A analise de massa corporal tb é diferente da hipertrófica, então por ex. % de gordura é analisado separado, aumento da massa magra, enfim, cada componente é analisado separado. 
Avaliação – processo de julgamento e tomada de decisões, baseado na análise de dados qualitativos e quantitativos, com a finalidade de traçar planos e administrar tal planejamento pra se atingir metas exeqüíveis. Avaliação -> Plano -> Execução . A periodização é o plano. Administrar tal planejamento é executar o treino da melhor forma. A partir do momento q se monta a periodização é q coloca o plano em ação. E a periodização só sem a partir da avaliação. 
Avaliação Diagnóstica – é a avaliação realizada pra conhecer a situação em q se encontra o indivíduo ou grupo, em relação a uma ou diferentes variáveis, no início do programa. Aqui se identifica o perfil do aluno e em diferentes variáveis ou em uma só (se é cardiopata, obeso, se busca hipertrofia...)
Avaliação Formativa – é a avaliação que ocorre durante todo o processo, informa como o objeto de estudo está respondendo, a fim de dinamizar ao máximo o processo de treinamento ou ensino. Neste momento q se altera a periodização q ñ traz resposta. Pode-se fazer várias avaliações formativa, pra ver se o treino está sendo coerente com o objetivo, como o aluno está respondendo ao treino, a fim de dinamizar o treino ou ensino. Ela pode ser feita aula a aula (se a carga ta de acordo por ex.)
Avaliação Somativa – avalia o aluno no final do processo,a afim de dar um feedback, conceito ou nota final de acordo com as respostas obtidas em relação ao objetivo traçado no inicio do programa. Nessa soma-se as anteriores pra ver se a periodização foi coerente com o objetivo, verifica se os métodos utilizados trouxeram sucesso ao objetivo. A partir dessa avaliação pode-se formatar ma nova periodização caso ñ tenha-se atingido o objetivo. 
O processo de avaliação deve ser determinado por algumas características: Determinar o progresso do aluno , Classificar (ex. classificações de IMC), Selecionar (em casos de pesquisas, quem pode ou ñ participar dela), Diagnosticar, Motivar, Manter padrões (se o treino ta coerente, mantêm, se não, altera o padrão), Diretrizes pra pesquisas científicas. 
Técnica – é o método usado pra se obter as informações. Dentro da avaliação há diferentes técnicas pra avaliar ou verificar algum dado. E dentro de cada técnica há um passo a passo ou seja, procedimento pra fazer essa técnica, q deve ser feita de forma rigorosa, respeitando os procedimentos pra ñ dar erro. 
Instrumento – é o recurso usado pra se obter as informações . Ex. composição corporal, 7 dobras ou 3 dobras , usando o adipometro, e usando balança pra massa corporal, ou seja pracada técnica, se usa um instrumento específico.
Observação – é uma técnica q permite ao profissional conseguir informações sobre atitudes, hábitos de estudo, ajustamento social, qualidade de liderança e habilidades físicas, podendo ser empregada tb, em menor escala, pra se obter informações acerca de habilidade cognitivas. Identifica-se no olho, se o aluno é gordo, magro, habilidades físicas ou dificuldade de realizar os exercícios. O observar complementa o q as outras avaliações apresentam de déficit. 
Organização dos testes – precisa ter uma ordem dos testes pois pode ter interferências. Roupas, disposição do avaliado. Se for fumante ñ fumar 24h antes, alimentação, sem jejum principalmente se for teste cardíaco. Atividades físicas intensas no dia e/ou vésperas devem ser evitadas pois pode estar fadigado. / Ñ causar danos psicológicos – cuidado pra ñ comentar algo q ofenda, trocar obesidade por “vc ta gorda” . 
Para se fazer uma análise objetiva deve ser empregado instrumentos adequados pra registrar o q foi observado. Entre os instrumentos de observação as mais utilizadas são: Anamnese, Lista de checagem, escala de classificação (ex. a do IMC). 
Inquirição – esta técnica de avaliação é bastante utilizada na obtenção das seguintes informações: opinião do aluno sobre determinada atividade, quem ele admira, interesses dele. Seria um feedback com o aluno sobre o treino. Pode ser inclusa em formas de perguntas na anamnese. Pode ser feita a inquirição através de um questionário ou entrevista. O Questionário é utilizado pra obter informações sobre as opiniões e atitudes do alunos, traz + segurança pra responder, o aluno responde sem interferência do professor, pode ser anexado na anamnese. Entrevista há dialogo, e o prof. faz anotações. Entrevista pode ser feita de duas formas: Estruturado ou Semi estruturado. O estruturado só pode fazer as perguntas estipuladas, o semi pode formular novas perguntas a partir das respostas. 
Os questionários tem aplicações e obedecem a técnicas específicas de construção de acordo com a sua finalidade – Inventário –é um instrumento q se constitui de uma série de informações, é pedido ao respondente q assinale aquela q mais concorda. / Escala de atitudes – é um misto de características do inventário e da escala de classificação, é solicitado ao respondente expressar sua atitude em relação à determinada afirmação, assinalando sua resposta dentro de uma escala em um contínuo. 
Testagem –e teste q pode ser considerado como tentativa pra determinar o grau de certas qualidades ou condições q formam a base pra tomada de decisões. É a comparação entre questionário e entrevista pra tomar decisões. 
Testes padronizados – geralmente são organizados em baterias de testes e comercialmente distribuídos. Para a escolha e aplicação dos testes há necessidade de pessoal especializado no campo. Ñ mexe-se nas perguntas, ñ posso incluir minhas perguntas e nem retirar perguntas. Ex: SF36, Wolk001. 
Seleção dos testes – depois de determinar o pq e o q testar, deve-se selecionar os melhores testes encontrados. Deve-se empre ter em mente q se forem selecionados testes com coeficientes de validade, fidedignidade, e objetividade baixos, a avaliação será inexpressiva em termos de confiabilidade nos resultados alcançados e, consequentemente, ñ terá a sua disposição parâmetros aceitáveis pra efetuar a tomada de decisão. Pode selecionar vários testes, desde q sejam precisos. 
Levar em consideração: Validagem – quão bem um teste mede o q se quer medir / Fidedignidade – o qto posso confiar nos resultados do teste / Objetividade – grau de concordância dos resultados do teste entre os testadores / Competencia do administrador – o testador tem q estar preparado, as direções e procedimentos devem ser padronizados e rigorosamente seguidos pra q ñ haja interferência nos resultados. 
Precisao das medidas – depende em primeiro lugar, da exatidão dos instrumentos. Existem 2 tipos de erros em medidas: Erro de medida – erro administrativo qd erra no procedimento do protocolo. Por erro de equipamento q ñ é aferido previamente, erro do medidor, qd erra ao fazer uma leitura, erro administrativo qd existe algo errado na administração do teste / Erro sistemático – diferenças biológicas, por ex. se amedida daestatura for realizada nas primeiras hrs da manha, terá uma medida, se for a tarde terá uma diferença de medição do mesmo indivíduo, devido a influência da força da gravidade sobre o seu corpo, principalmente nos espaços intervertebrais, onde existe uma diminuição, ocasionando a diferença de estatura. 
Critérios pra escolha de um teste – Padronização – é a descrição detalhada dos instrumentos e procedimentos empregados no teste, é o passo a passo. / Viabilidade – custos, equipamentos, instalações, etc / Discriminação – capacidade do este de separar indivíduos de características semelhantes / Ortogonalidade – utilização de vários testes pra verificar a mesma variável / Historicidade – empregar os testes + recentes ou aqueles q passaram pela prova do tempo / Qualificação – recrutação de avaliadores q tenha experiência ou treinados pra fazer o teste. 
Aplicação dos testes – sempre diagonal com o aluno pra realizar o teste
Estatura – olha pro horizonte, pés juntos, e segura a respiração 
Massa corporal – Massa / Altura x Altura em kg/m2
Ombro – posição horizontal, mm deltóides e processo acromial da escapula . Passa a fita um pouco acima da linha da axila 
Peito – Para os homens passa a fita na linha do mamilo, já nas mulheres evitar a interferência das mamas, medindo aproximadamente na 6ª costela. Cruza os braços em cima colocando as mãos sobre os ombros. 
Biceps – levanta o braço em 90° e mede a porção maior sem contrair. 
Antebraço – Circunferência máxima do antebraço. Na posição perpendicular ao eixo longo do antebraço. O braço fica estendido pra baixo com a mão supinada. 
Pulso – Processo estilóide do rádio e ulna. Mede com o braço na posição horizontal, abaixo do ossinho. 
Cintura – Média entre a crista ilíaca e a borda inferior da costela. Posição horizontal
Abdômen – Na cicatriz umbilical. Horizontal. 
Quadril – Extensão posterior máxima dos glúteos . Horizontal. Pernas juntas 
Coxa Proximal – Prega glútea (dobra inferior da bunda). Horizontal. 
Coxa Medial – linha inguinal e borda proximal da patela. Seria o meio da coxa. 
Panturrilha – perímetro máximo do m. da panturrilha . Posição perpendicular ao eixo longo da perna. 
Tornozelo – Maleolo da tíbia e fíbula. Em cima do osso lateral do pé

Outros materiais