Buscar

embrio e histo endocrino

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluna: Elena Maria da Silva Duarte
1- Compreender o desenvolvimento embriológico do Sistema Endócrino.
-Tireóide : A tireóide deriva da massa de endoderme proliferativa na região do forâmen cego da língua. O rudimento formado desce através do pescoço e passa a apresentar 2 lóbulos laterais. Ele desce pela parte ventral do pescoço até alcançar o seu local definitivo: abaixo da cartilagem crinóide. 
-Paratireóide: Os rudimentos da paratireóide inferior se desenvolvem a partir da porção dorsal da 3ª bolsa faríngea. Eles se separam do endoderma faríngeo e migram pelo pescoço até a região dorsal da tireóide. Já os rudimentos superiores se formam a partir da 4ª bolsa faríngea e realizam os mesmo movimentos de descida dos rudimentos inferiores. As células C (parafolículares), produtoras de calcitonina se originam das células da crista neural que povoam a 5ª bolsa faríngea. As células da crista neural se soltam da parede faríngea e migram caudalmente até a região dorsal da tireóide. 
Obs.: a 5ª bolsa faríngea é formada a partir de invaginações do endoderma da 4ªbolsa. 
-Supra renal: O inicio da sua formação se dá próximo as gônadas, a partir do mesoderma intermediário. A separação entre estas estruturas ocorre quando as células germinativas primordiais invadem as cristas genitais. O córtex da glândula se origina a partir da proliferação e migração do epitélio celômico para o mesoderma. Os hormônios corticais secretados por esta estrutura durante o período fetal são importantes para a maturação de pulmões, fígado e trato intestinal. Antes que haja o fechamento da glândula supra renal pela formação de uma cápsula de tecido conjuntivo, células da crista neural migram para a região central da glândula, dando origem a medula. Esta estrutura pode ser considerada como uma porção modificada da divisão simpática do SNA, por causa de sua origem, o que lhe proporciona certas semelhanças com o SNA, como produção de noradrenalina. Essa região também é responsável pela produção de adrenalina. 
-Hipófise: É formada a partir de duas regiões ectodérmicas:
Assoalho do cérebro: ocorre formação de um divertículo (infundíbulo), no chão do 3º ventrículo, que cresce da direção do ectoderma dorsal da cavidade oral.
Teto da boca: ocorre a formação de um divertículo (bolsa de Rathke), que cresce na direção do infundíbulo.
 A bolsa de Rathke perde contato com o ectoderma da boca e se associa lateralmente ao infundíbulo, havendo a diferenciação dessas estruturas em adeno-hipofise e neuro-hipofise, respectivamente.
2- Conhecer os aspectos histológicos do Sistema Endócrino.
-Introdução
 Sistema endócrino é formado pelo conjunto de glândulas que apresentam como atividade característica a produção de secreções denominadas hormônios.Alguns dos principais órgãos que constituem o sistema endócrino são: a hipófise, ohipotálamo, a tiroide, as supra-renais, o pâncreas, as gônadas (os ovários e os testículos) e o tecido adiposo.
-Hormônios
 São substâncias químicas específicas de ação sistêmica, produzidas por células especializadas, são lançadas na circulação, produzem efeitos do tipo indução ou inibição em órgão específico do corpo.
 São produzidos pelo próprio organismo em glândulas ou tecido especializado,os órgãos que têm sua função controlada e/ou regulada pelos hormônios
-Funções Hormonais:  Crescimento e desenvolvimento,  Reprodução,   Regulação da disponibilidade energética,  Manutenção do meio interno, Modulação do comportamento, Sistema de controle das atividades metabólicas.
-Glândulas e Funções:
Hipófise- Os hormônios tróficos ou trópicos atuam sobre outras glândulas endócrinas regulando suas secreções
Hipotálamo- Regula determinados processos metabólicos e outras atividades autônomas. Importante na homeostase corporal e é o principal centro da expressão emocional e docomportamento sexual
Pâncreas- produz muitos hormônios importantes, como insulina, glucagon, que controlam a quantidade de glicose do corpo; e somatostatina, que tem a função de estender o período de tempo em que o alimento é assimilado no sangue. Evita exaustão do alimento, tornando-o disponível por mais tempo.
As gônadas (ovários e testículos) - produzem as células sexuais (Gametas) e os homônios sexuais. A produção desses hormonios, responsáveis pelo desenvolvimento e a manutenção dos caracteres sexuais de ambos os sexos, é o que confere as gonâdas a característica de órgaos endocrinos. 
Tireóide- produz os hormônios tiroxina e triiodotironina, esses hormonios controlam a taxa de metabolismo do corpo, produz também a calcitonina, cujo efeito principal é abaixar o nível de cálcio do plasma.
Paratireóides – 4 pequenas glândulas, geralmente localizadas na região posterior da tireóide. Secretam o paratormônio que aumenta a concentração de cálcio plasmático e reduz a concentração de fosfato no sangue.
Supra-renais- Estimula a conversão de proteínas e de gorduras em glicose,  sintetiza e libera hormonas corticosteroides e  catecolaminas, como o cortisol e a adrenalina; as substâncias liberadas pelas supra-renais contribuem para manter o equilibrio adequado de eletrólitos e de água no organismo, regulam o metabolismo de carboidratos, proteínas e lipídios, etc.
Referências
• MOORE, K. & PERSAUD, TVN. Embriologia Clínica.6ªed.Guanabara Koogan,Rio de Janeiro, 2000.
JUNQUEIRA, LC; CARNEIRO, J. Histologia Básica. 9 ed. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 1999.

Outros materiais