Buscar

Os portadores de sofrimento mental na conquista do trabalho para slide,

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Os portadores de sofrimento mental na conquista do trabalho
	Ao serem tratados nos Centros de Convivência, em certo momento da vida, os usuários da Saúde Mental passam desejar coisas que antes lhes eram indiferentes, que pareciam impossíveis ou distantes. Isso se dá quando o paciente esta estável, com as crises controladas, relativamente sobcontrole; quando o usuário volta a conviver, circular, passear, produzir. Dentre essas coisas, à pratica do trabalho é a mais importante e a mais desejada.
Nesse momento, há expectativa da absorção por meio dos setores de saúde da demanda do paciente. Diante disso é pensada a criação de um Grupo de Produção; a oferta de Cursos de Qualificação Profissional, e outras ainda. Projetando e planejando a construção de uma Associação de Produção Solidária.
Algumas considerações sobre os Grupos e as Associações de Produção Solidária
Trata-se de um processo a ser construído coletivamente, enquanto um empreendimento dos usuários – que se deve apoiar e incentivar o máximo possível, ao lado deles, mas que não se pode fazer por eles.
O poder público deve operar como catalisador e parceiro, incentivando o empreendimento por meio de financiamentos, cessão de equipamentos de trabalho e espaços físicos – mas não pode ser o gestor.
A participação das associações de usuários e familiares, de ONGs, dos núcleos do movimento da luta antimanicomial, é imprescindível para politizar e para ampliar a discussão.
Sobretudo, os Grupos e as Associações de Produção não devem permanecer isolados, mas integrar-se às redes de trocas já existentes.
a importância das ações intersetoriais.
A construção dos Grupos e das Associações de Produção Solidária: um processo cuidadoso
Um projeto inicial se apresente por meio de reuniões e conversa frequente com o grupo.
É essencial verificar a aptidão e interesse do usuário por determinada atividade e também quais atividades são mais promissoras com possibilidade real de vendas ou prestação de serviço. 
Definidas as atividades, um passo importante é aprimorar a qualidade da produção final.
Devem aprender a gerir o próprio negocio. Investir na busca de mercado para seus produtos. Entidades e instituições parceiras são compradores em potencial!
Os diferentes núcleos devem expor e divulgar o trabalho para um público mais amplo em feiras, eventos, exposições. 
A reunião dos diversos Grupos de Produção para constituir uma Associação de Produção Solidária é um processo que deve transcorrer sem pressa.
Desde que possua um funcionamento já amadurecido, o estabelecimento do estatuto e o registro jurídico da Associação podem ser um passo importante para ampliar desde as possibilidades de convênios até a autonomia do grupo.
Referencia:
MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Saúde. Atenção em Saúde Mental. Marta Elizabeth de Souza. Belo Horizonte, 2006. 238 p.

Continue navegando