Buscar

AV1 Educação Especial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A professora de uma escola regular afirma que acredita na proposta da escola inclusiva porque "a criança com uma deficiência física, intelectual ou sensorial convivendo com outras crianças sem essas características, recebem estímulos constantes para seu desenvolvimento e melhora de sua condição. Mas quem se beneficia mais são as crianças sem deficiência". A partir dessa afirmativa, podemos concluir que:  (Ref.: 201408068177)
		1 ponto
	
	
	
	
	a convivência com a diversidade humana contribui para a manutenção do preconceito social sobre a deficiência.
	
	
	a segregação da pessoa com deficiência em espaços especiais contribui para a superação do preconceito.
	
	
	o convívio entre crianças com e sem deficiência deve ser evitado pois influencia negativamente o grupo.
	
	
	o preconceito e o estigma sobre a deficiência são agravados com a inclusão social.
	
	
	a convivência com a diversidade humana contribui para a superação do estigma da deficiência.
	
	
		2.
		Os efeitos da exclusão são, algumas vezes, irrecuperáveis e causam danos ao sujeito e ao grupo social. O sujeito que vive à margem do convívio social, sofre danos em relação à sua autoestima e pode vir a estruturar sua autoimagem de forma negativa, desenvolvendo um tipo de comportamento desviante, apático, acomodado ou agressivo como forma de resistência ou de defesa. Qual o aspecto define o efeito de exclusão,descrito na afirmativa acima? (Ref.: 201408731447)
		1 ponto
	
	
	
	
	econômico
	
	
	psicológico
	
	
	cultural
	
	
	político
	
	
	social
	
	
		3.
		A filosofia da integração  já norteou o trabalho no campo da Educação Especial, defendendo a ideia de que a pessoa com deficiência tem o direito de usufruir as condições de vida e escolarização comuns aos demais alunos. O momento histórico do paradigma da integração era:
 (Ref.: 201408663951)
		1 ponto
	
	
	
	
	Os anos 60
	
	
	A antiguidade
	
	
	O século XIX
	
	
	A Idade média
	
	
	Os anos 80
	
	
		4.
		A Conferência Mundial sobre Necessidades Educacionais Especiais, realizada entre 7 e 10 de junho de 1994, aprovou o documento que veio reafirmar o direito da criança à educação e, ao mesmo tempo, estabelecer mecanismos de participação e controle social na formulação e na implementação de políticas para a inclusão é: (Ref.: 201408663954)
		1 ponto
	
	
	
	
	Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
	
	
	Declaração de Educação para Todos.
	
	
	Referencial Curricular Nacional para a Educação.
	
	
	Plano Nacional de Educação
	
	
	Declaração de Salamanca.
	
	
		5.
		Marque a questão que traz duas prioridades que foram estabelecidas para a educação especial dentro das Diretrizes Operacionais para Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica (2009).  (Ref.: 201408068015)
		1 ponto
	
	
	
	
	A obrigatoriedade da matrícula dos alunos, público-alvo da Educação Especial, na escola comum do ensino regular e da oferta do atendimento educacional especializado e inclusão do AEE no projeto pedagógico da escola da rede regular de ensino.
	
	
	As diretrizes citadas estabelecem apenas regulamentação sobre a manutenção de alunos deficientes na rede regular de ensino e garantem a promoção automática como forma de minimizar os efeitos nocivos que esta inclusão terá para a avaliação sistemática dos alunos deficientes.
	
	
	Programa diferenciado de ensino para os alunos com deficiência que ocorre no momento das atividades diárias da turma regular e pagamento de Bolsa família para que o aluno deficiente tenha condições de financiar seu tratamento e estudar.
	
	
	Utilização do espaço escolar das instituições voltadas para o ensino regular e segregação dos alunos durante as atividades de aprendizagem para aqueles que não acompanharem o ritmo de aprendizagem da turma.
	
	
	Essas diretrizes versam apenas sobre o ensino dos alunos com de deficiências mentais e sensórias, pois para os alunos com deficiências físicas não há qualquer definição que garanta a sua acessibilidade. Além disso, os deficientes físicos não são considerados deficientes perante a escola por não apresentarem déficit cognitivo.
	
	
		6.
		Em se tratando das conquistas que foram assinadas pelos países participantes da Declaração de Salamanca, em 1994, todas são verdadeiras exceto uma. Marque a resposta que apresenta uma INVERDADE em relação às diretrizes que foram planejadas para que o sistema de ensino pudesse receber alunos com deficiências na rede regular.  (Ref.: 201408068062)
		1 ponto
	
	
	
	
	É de responsabilidade do sistema educacional e das instituições escolares a criação dos suportes para viabilizar o acesso ao currículo e a quebra de barreiras que impeçam ou dificultem o aprendizado de todos os alunos.
	
	
	A escola deve utilizar recursos, programas, serviços e tecnologias disponíveis para todos os alunos, adaptando o currículo, apenas quando necessário, para atender aos alunos com necessidades especiais.
	
	
	A escola deve receber alunos com deficiências somente se a família estiver presente no processo de escolarização, pois os professores e coordenadores devem ser responsáveis por toda as questões didáticas e a família, pelo cuidado desse aluno no período em que estiver na escola.
	
	
	A educação de alunos com deficiências física, mental entre outros quadros será feita na rede regular de ensino, pois a escola deve ser para todos e deve se preparar para recebê-los.
	
	
	O sistema educacional deve organizar-se de forma a atender a todos os alunos e o sistema de segregação de alunos com necessidades educacionais especiais em instituições especializadas não é recomendado.
	
	
		7.
		Sabemos que o Atendimento Educacional Especializado é um direito, toda escola deverá oferecer esse trabalho para atender às necessidades do aluno com deficiência. Assinale a única alternativa que NÃO apresenta um objetivo que devemos trabalhar junto ao aluno com deficiência física: (Ref.: 201408276221)
		1 ponto
	
	
	
	
	Construir acessibilidade ao espaço físico da escola.
	
	
	Facilitar o trabalho com LIBRAS.
	
	
	Disponibilizar os recursos que favoreçam o acesso do aluno ao currículo comum.
	
	
	Construir parcerias com toda comunidade escolar para a definição de estratégias pedagógicas.
	
	
	Promover a participação em todos os projetos e atividades escolares.
	
	
		8.
		Na reunião de pais de uma escola de ensino fundamental, a mãe de um aluno com deficiência física, incluído na classe regular, argumenta que seu filho não apresenta dificuldade para aprender, mas sim, dificuldade para aprender da forma como é ensinado. Podemos dizer que essa mãe: (Ref.: 201408270949)
		1 ponto
	
	
	
	
	Está incorreta porque o aluno precisa se adaptar ao modelo de ensino da escola.
	
	
	Está incorreta porque seu filho por ter deficiência física apresentará dificuldade de aprendizado.
	
	
	Está correta, mas a escola precisa adequar o ensino para atender também a deficiência intelectual que esse aluno apresentará devido a sua deficiência física.
	
	
	Está correta, e a escola precisa adequar o ensino ao aluno de acordo com suas necessidades decorrentes da deficiência física.
	
	
	Está incorreta porque a escola precisa se adaptar ao aluno.
	
	
		9.
		Há vários tipos de cegueira. Quando dizemos que ela é congênita, isso significa que ela foi adquirida:  (Ref.: 201408068099)
		1 ponto
	
	
	
	
	por perda gradativa
	
	
	por inadequação de iluminação e condições de uso da visão
	
	
	nos primeiros dias de vida
	
	
	desde o nascimento
	
	
	por glaucoma na infância10.
		A inclusão do aluno cego no contexto da escola regular requer uma nova estruturação desse espaço. Assinale o conjunto de serviços, recursos e adaptações que devem ser oferecidos pela escola para facilitar o processo de ensino-aprendizado desse aluno:  (Ref.: 201408068221)
		1 ponto
	
	
	
	
	reglete, punção, LIBRAS.
	
	
	reglete, punção, acesso ao Sistema Braille.
	
	
	maquetes, LIBRAS, reglete.
	
	
	maquetes, LIBRAS, acesso ao Sistema Braille.
	
	
	reglete, punção, cadeira de rodas.

Outros materiais