Buscar

Conceito de cadeia logística

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Conceito de cadeia logística - Logística empresarial
Artigo por Colunista Portal - Educação - sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013
Conquistando rapidamente resultados melhores.
Cadeia logística é o grupo de fornecedores que supre as necessidades de uma empresa na criação e no desenvolvimento dos seus produtos. Pode ser entendida também como uma forma de colaboração entre fornecedores e consumidores para a criação de valor. 
Também, cadeia logística pode ser definida como o ciclo da vida dos processos que compreendem os fluxos físicos, informativos, financeiros e de conhecimento, cujo objetivo é satisfazer os requisitos do consumidor final com produtos e serviços de vários fornecedores ligados. A cadeia logística, no entanto, não está limitada ao fluxo de produtos ou informações no sentido Fornecedor -> Cliente. Existe também um fluxo de informação, de reclamações e de produtos, entre outros, no sentido Cliente -> Fornecedor (AYERS, 2001). Existem empresas na cadeia logística que desempenham funções diferentes. Umas empresas são produtoras, distribuidoras ou revendedoras; outras empresas ou individuais são clientes (consumidores finais de um determinado produto). Conhecidas essas empresas, existem outras que lhes proporcionam os serviços necessários (HUGOS, 2003).
Os produtores são os fabricantes de produtos ou empresas que produzem matérias primas e empresas que fabricam produtos finais. Já os distribuidores ou revendedores vão buscar, em grande volume, stocks aos produtores para entregar aos clientes, ou seja, vendem os produtos em quantidades superiores às que um consumidor normalmente compra. Os distribuidores “protegem” os produtores das flutuações da procura de um produto com o armazenamento de stocks. Para o cliente, o distribuidor entrega o produto onde e quando eles desejam. O distribuidor é, particularmente, uma organização que controla stocks de produtos, que compra de produtores e depois vende aos consumidores. Clientes ou consumidores são organizações que compram ou usam um produto. Um consumidor pode comprar um produto com o objetivo de incorporar noutro, vendendo posteriormente a outro cliente. Por outro lado, o cliente pode ser o utilizador final do produto (HUGOS, 2003).
Gerenciamento da cadeia de fornecimento     
Além de cortar os custos, o gerenciamento cuidadoso da cadeia de fornecimento pode garantir ou até impulsionar o faturamento e melhorar a percepção da empresa pelo consumidor. A aquisição da fabricante de chicletes Adams pela Cadbury Schweppes, que movimentou US$ 4,2 bilhões, revigorou as marcas da Adams, cujas vendas ultrapassaram as estimativas um ano depois de fechado o negócio. O que fez diferença nesse caso? A implantação eficiente dos canais de distribuição em novos mercados importantes foi fundamental para aumentar as vendas. O desempenho da cadeia de fornecimento da Cadbury Schweppes ultrapassou as estimativas iniciais para o primeiro ano em cerca de 10% apenas cem dias depois da mudança de controle (HERD; STEGER; SAKSENA, 2008).
Se a empresa fica atenta à fusão das cadeias de fornecimento, colhe os melhores resultados. Em muitos mercados, essa cadeia acaba sendo subestimada ou até mesmo menosprezada no início do planejamento.
Segundo Herd, Steger e Saksena (2008), depois de trabalhar com fusões como a dos hotéis Harrah’s e Caesar e estudar muitas outras durante a década passada, a Accenture identificou quatro iniciativas que as empresas podem adotar para extrair mais valor de suas cadeias de fornecimento em processo de fusão e, dessa maneira, conquistar rapidamente resultados melhores.
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado 
http://www.portaleducacao.com.br/administracao/artigos/31537/conceito-de-cadeia-logistica-logistica-empresarial#ixzz41022MwNi

Continue navegando