Buscar

Os domínios da Saúde

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Os domínios da saúde
Psicologia, Saúde e Sociedade
O que é saúde?
Organização Mundial de Saúde (07/04/1948 – criada após as guerras do fim do século XIX com objetivo de elevar os padrões mundiais de saúde): “Um estado de completo bem estar físico, mental e social, e não simplesmente a ausência de doenças e enfermidades.”
Os três domínios da saúde
 Saúde Física 
Ter um corpo vigoroso e livre de doenças, com um bom desempenho cardiovascular... Estilo de vida que promove a saúde, como seguir uma dieta nutritiva, fazer exercícios e dormir bem, evitar o uso de drogas e praticar sexo seguro.
Os três domínios da saúde
 Saúde Psicológica 
Ser capaz de pensar de forma clara, ter uma boa autoestima e um senso geral de bem estar. Ser criativo, possuir habilidades de resolução de problemas e estabilidade emocional.
Saúde Social 
Ter boas habilidades interpessoais, relacionamentos significativos com amigos e família e apoio social em tempos de crise.
René Descartes (1596 –1650) filósofo e matemático francês 
Dualismo mente-corpo ponto de vista filosófico segundo o qual a mente e o corpo são entidades separadas que não interagem; 
Abriu caminho para uma nova era de pesquisas médicas, fundamentadas na confiança na ciência e no pensamento racional
Médico italiano Giovanni Morgagni (1682 - 1771)
Com base nas autópsias humanas
teoria anatômica
 teoria segundo a qual as origens de certas doenças são encontradas nos órgãos internos, na musculatura e no sistema esquelético do corpo humano
 Século XIX
Rudolf Virchow (1891 – 1902 médico e antropólogo ) - teoria celular (unidade básica de todos os organismos vivos) da doença. A palavra "célula" vem do latim: cellula (quarto pequeno). O nome descrito para a menor estrutura viva.
 
Doença é o resultado de irregularidades nas células do corpo
Louis Pasteur (1822 – 1895 - física e química) - teoria microbiológica da doença.
Desenvolveu a primeira vacina contra a raiva; identificou a pulga dos roedores como principal vetor de transmissão da bactéria Yersinia pestis; abriu caminho para o desenvolvimento de procedimentos cirúrgicos assépticos.
Doença é causada por microrganismos
 que invadem as células do corpo
A teoria dos germes é um aperfeiçoamento da teoria celular - forma a base teórica da medicina moderna.
Século XX
Modelo Biomédico de saúde, apoiado na fisiologia e na anatomia. 
Modelo biomédico (Trazido das teorias celular e dos germes) - sustenta que a doença resulta de causa física (patógeno).
O modelo biomédico apresenta características assinaladas:
É reducionista e mecanicista;
Tem como base a doutrina cartesiana do dualismo mente-corpo - separadas e autônomas que não interagem;
A saúde nada mais é do que a ausência de doenças;
O modelo ignora o fato de que o diagnóstico resulta da negociação entre médico e paciente.
Psicossomática
O modelo biomédico focado nos patógenos, foi incapaz de explicar transtornos que não apresentavam causa física observável.
Sigmund Freud (1856 - 1939) - doenças de transtornos de conversão - nova categoria de doença - causada por conflitos emocionais inconscientes "convertidos" em forma física. 
Franz Alexander (psicanalista) década de 1940 - modelo do conflito nuclear - cada doença física é o resultado de um conflito psicológico fundamental ou nuclear. 
Alexander ajudou a estabelecer a medicina psicossomática - movimento reformista dentro da medicina, denominado em decorrência das raízes psico (mente), e soma (corpo). 
Mello Filho(1992), como "uma ideologia sobre a saúde, o adoecer e sobre as práticas de saúde, é um campo de pesquisas sobre estes fatos e, ao mesmo tempo, uma prática, a prática de uma medicina integral".
Fraquezas 
- se fundamentava na teoria freudiana - motivações inconscientes e irracionais na formação da personalidade. 
- categorização aparentemente arbitrária de algumas doenças como sendo de natureza completamente física e outra completamente psicológica. 
- metodológica: ou seja, a pesquisa era fundamentada principalmente em estudos de caso de pacientes individuais, que está entre os métodos mais antigos, mas menos confiáveis. 
Paralelamente ao avanço das contribuições psicanalíticas, o progresso da tecnologia médica, permitindo a aplicação da experimentação em homens e animais, possibilitou os importantes trabalhos de Pavlov, Cannon e Selye.
 Mello Filho, 1988
 A Concepção Psicossomática partiu de uma posição unidirecional (psique-soma) inicial para outra, atual, que procura abranger todo o conjunto de fenômenos relacionados com o adoecer. 
Compartilhamos da concepção que toda doença humana é psicossomática, já que incide num ser sempre provido de soma e psique, inseparáveis, anatômica e funcionalmente. 
 Mello Filho, 1988
Tendência contemporânea de ver a doença e a saúde como algo multifatorial - muitas doenças são causadas pela interação entre diversos fatores.
Genéticos - vulnerabilidade ou resiliência;
Ambientais - exposição a poluentes ou químicos;
Comportamentais - dieta, exercícios, hábito de fumar; 
Psicológicos - otimismo e "tenacidade" geral. 
Repensando o modelo biomédico
A dificuldade encontrada pela biomedicina para prever novos casos de doenças (cardíacas) levou os pesquisadores a descobrir que fatores psicológicos - como a maneira de uma pessoa reagir ao estresse - combinam-se com fatores de risco físicos para determinar o risco à saúde do indivíduo.
Repensando o modelo biomédico
Placebo - uma substância inativa ou um tratamento que é apresentado de tal forma que faz com que o paciente espere que a substância ou tratamento funcione de verdade. 
Efeito Placebo o poder da crença de uma pessoa na eficácia de um tratamento, a ponto de influenciar sua intervenção.
Efeito Nocebo a pessoa conecta uma expectativa negativa, ao invés de positiva, ao tratamento.
A terapia com placebos tem-se mostrado eficaz para uma variedade de doenças, incluindo alergias, asma, câncer, depressão, diabete, epilepsia, insônia, enxaquecas, esclerose múltipla, úlceras e verrugas.
Perspectiva biopsicossocial 
Ponto de vista segundo o qual a saúde e outros comportamentos são determinados pela interação de mecanismos biológicos, processos psicológicos e influências sociais
Teoria sistêmica do comportamento 
A perspectiva biopsicossocial também está fundamentada na:
Teoria sistêmica - ponto de vista segundo o qual a natureza é melhor compreendida como uma hierarquia de sistemas, em que cada sistema é, simultaneamente, composto por subsistemas menores e sistemas maiores inter-relacionados.
Ex: O sistema imunológico enfraquecido afeta órgãos específicos no corpo de uma pessoa, o que, por sua vez, afeta a sua saúde biológica geral, afetando, por sua vez, os relacionamentos dessa pessoa com sua família e seus amigos. 
O atendimento de saúde e o comportamento do paciente
Fatores sociais e psicológicos influenciam nas respostas das pessoas ao atendimento de saúde. 
Quando e como as pessoas decidem que estão doentes e quando necessitam de atenção médica.
A confiança das pessoas em seus provedores de atendimento de saúde - influencia a satisfação e a resposta ao tratamento.
O atendimento de saúde e o comportamento do paciente
Representação da doença 
Maneira como uma pessoa vê determinada doença, incluindo seu rótulo e sintomas, causas percebidas, curso, consequências e grau de controle.
O reconhecimento e/ou interpretação dos sintomas por parte das pessoas também é afetado pela instabilidade emocional.
Sintomas de transtornos psicológicos (ansiedade ou depressão) ou emocionais às vezes são atribuídos erroneamente a problemas físicos.
O relacionamento entre paciente e profissional da saúde
Base de todo o tratamento médico.
diagnósticos médicos surgem do processo de consulta;
pacientes e profissionais
nem sempre compartilham da mesma visão sobre a eficácia do processo;
- relacionamento paciente-profissional promove a adesão do paciente ao do tratamento.
A comunicação e a qualidade geral das consultas - aplicados a todos os profissionais da saúde. 
Dificuldades de comunicação relacionadas ao profissional
A comunicação eficaz garante que os sintomas e as preocupações dos pacientes sejam compreendidos pelo profissional e que as informações e instruções do tratamento sejam recebidas e seguidas.
 
O comportamento não-verbal muitas vezes proporciona informações importantes.
Por que ocorre má comunicação por parte de alguns profissionais? 
O dano causado por más notícias transmitidas de forma incorreta – o desconforto dos profissionais no enfrentamento das más notícias.
Atitudes e crenças dos profissionais variam em relação ao próprio papel e ao papel do paciente durante as consultas.
Habilidades técnicas x aptidões sociais e comunicativas
Os profissionais de saúde mantêm estereótipos preconceituosos em relação aos pacientes. 
Bibliografia
CHIATTONE H. B. de C. As significações da psicologia no contexto hospitalar. In: ANGERAMI-CAMON, Valdemar Augusto (Org.). Psicologia da saúde: um novo significado para a prática clínica. São Paulo: Pioneira, 2000, 73-158.
STRAUB, Richard O. Introdução à Psicologia da saúde. In: Psicologia da saúde. Tradução Ronaldo Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2007, pp. 21-51.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais