Buscar

MÉTODO E CIÊNCIA JURÍDICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS – FUPAC
Faculdade Presidente Antônio Carlos de Uberaba
Disciplina: 
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Professor(
a): 
ROSSANA CUSSI JERONIMO
Aluna:
 DÉBORA CARVALHO SILVEIRA 
Atividade Aula Reposição
*******************************************************************************************
MÉTODO E CIÊNCIA JURÍDICA
O homem sentiu a necessidade de saber o porquê dos acontecimentos e foi aí, que surgiu a ciência. A ciência pode ser definida como um conjunto de conhecimentos, sistematicamente organizados com um objetivo de estudo organizado.
Sem ordem não há conhecimento possível. Assim, surgia uma nova formação do conceito de ordem, o método. O método científico passou a ser o elemento característico para o conhecimento verdadeiro e a experimentação, a fonte de autoridade para a fundamentação do saber. É o método que proporciona bases lógicas, e este pode ser indutivo, ou seja, que corresponde à extração discursiva do conhecimento, a partir de evidências concretas possíveis de ser generalizadas e o método dedutivo, que corresponde a extração discursiva do conhecimento a partir de premissas gerais aplicáveis a hipóteses concretas.
Daí, podemos compreender a concepção do método jurídico ou método da ciência jurídica. Os métodos jurídicos ou métodos da ciência jurídica têm como importante problema a metodologia jurídica, porque segundo Kant, o método depende do objeto do conhecimento, ou melhor, do conhecimento resulta o método. O método mais usado no meio jurídico é o da dedução, pois o jurista deve partir do geral para o particular, ou seja, das normas gerais para os casos.
A ciência jurídica deveria se dirigir por uma metodologia jurídica desenvolvida a partir dos métodos desenvolvidos e discutidos ao longo da história por cientistas e filósofos, a fim de que, se possa construir proposições e teorias jurídicas objetivas e falsificáveis, além de permitir a rejeição das proposições e teorias jurídicas que sejam falseadas.
O direito está presente e dele depende toda a sociedade, pois disciplina condutas, organiza a sociedade além de estabelecer garantias e liberdades individuais e coletivas. Por isso, a produção da norma jurídica tem que estar pautada em um conhecimento produzido a partir das exigências de uma metodologia científica, que seja desenvolvida por uma comunidade de cientistas, a fim de garantir a toda sociedade uma objetividade e uma segurança no momento da construção e aplicação da norma jurídica além do conhecimento de suas implicações práticas.

Outros materiais