Buscar

Politica Nacional do Meio Ambiente

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Política Nacional do Meio Ambiente
 O presente trabalho objetiva analisar qual a eficiência da aplicação da Lei de PNMA, Política Nacional do Meio Ambiente, no Brasil, que apresenta como um grande divisor das questões ambientais. Destarte foi usado o método dedutivo, que fez chegar a uma analise detalhada de que a PNMA requerer mudanças na estrutura política e socioeconômica do país. Há, também, dificuldade de aplicar os conceitos do direito ambiental, que é moderno e menos conservador que o direito tradicional observando no âmbito jurisdicional o que a maioria destacam e que a execução da PNMA, para ser eficaz, depende de uma busca comum e da contribuição de cada nível hierárquico do governo e dos diversos setores da sociedade atual. Cabe ao município, por ter atuação local com maior proximidade da sociedade, exigir o cumprimento das normas legais.Porem nem sempre a atuação do município e eficaz. A PNMA foi criada em 1981 pela Lei 6.938 que organizou a estrutura do direito ambiental no Brasil criando um ramo autônomo no direito que por si só busca ate os dias de hoje preservar, melhorar e recuperar a qualidade ambiental propícia à vida, muitos doutrinadores entendem que uma das soluções para que seja aplicada a lei 6.938/81 e a educação ambiental, mais que essa soluçãonão resolvera a poluição ambiental sozinha, demonstrando assim que é necessário que se reestruture o ciclo do manejoflorestal, desta maneira a Política Nacional do Meio Ambiente tenta estabelecer, de mesma forma como a gestão de florestas públicas, um desenvolvimento sadio, que visa à produção e o desenvolvimento de serviços florestais que seguem um manejo florestal sustentável. Sobre a educação ambiental já era preocupação da Declaração de Estocolmo desde 1972 que versa no principio 19:“A educação em assuntos ambientais, para as gerações jovens bem como para os adultos e com ênfase especial aos menos favorecidos, é essencial para ampliar as bases de uma opinião esclarecida e de uma conduta responsável por parte de indivíduos, empresas e comunidades quanto à proteção e melhoria do meio ambiente em sua plena dimensão humana. É igualmente essencial que os veículos de comunicação de massa não só evitem contribuir para a deterioração do meio ambiente como, pelo contrário, disseminem informações de caráter educativo sobre a necessidade de proteger e melhorar o meio ambiente de modo a possibilitar o desenvolvimento do homem em todos os sentidos”. Um dos ponto relevante que deve ser destacado e que na PNMA o ultimo objetivo e “impor, ao poluidor e ao predador, a obrigação de recuperar e/ou indenizar danos causados e, aos usuários da contribuição pela utilização de recursos ambientais com fins econômicos.”Assim a PNMA estabeleceuque todos os poluidores independente de culpa, deveram reparar os danos causados ao meio ambiente mesmo que seja consequência de um acidente a lei imputa a obrigação da recuperação ambiental.
PALAVRA CHAVE: EXECUÇÃO DA PNMA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CONDUTA RESPONSÁVEL 
Bibliografia: Declaração de Estocolmo sobre o ambiente humano - 1972
BRASIL. Lei no 6.938, de 31 de agosto de 1981. Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências.
LEMOS, H.M. Fundamentos da Política Nacional de Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica. In: Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação. Curitiba, 1997.
ALUNO: MARCUS VINICIUS CORREA DE CASTRO