Buscar

RESUMO FUNDAMENTOS SOCIOLOGICOS

Prévia do material em texto

Questão 1/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 
Relembrando que, segundo Wallon, embora os conjuntos motor, afetivo e cognitivo tenham identidades estrutural e funcional diferenciadas, estão tão integrados que cada um é parte constitutiva dos outros. Qualquer atividade motora tem ressonâncias afetivas e cognitivas; toda disposição afetiva tem ressonâncias motoras e cognitivas; toda operação mental tem ressonâncias afetivas e motoras; e todas elas tem um impacto no quarto conjunto, que é a pessoa, a qual, ao mesmo tempo que garante essa integração, é resultado dela.
 LOBERTO, Tânia Sanches. O papel da afetividade no processo ensino-aprendizagem segundo futuros professores de Educação Física. In.: ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; MAHONEY, Abigail Alvarenga (orgs). Afetividade e aprendizagem: contribuições de Henri Wallon. São Paulo: Loyola, 2007. (p. 72) 
De acordo com o conteúdo das aulas e livro-base da disciplina, ao tratar sobre o conjunto cognitivo não é possível deixar de tratar de qual entre os conceitos a seguir?
	
	A
	Emoção.
	
	B
	Desenvolvimento.
Você acertou!
	
	C
	Afetividade.
	
	D
	Inteligência.
	
	E
	Ressonância.
Questão 2/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 
Piaget (1951) conta que sua filha viu um colega ter um ataque de mau humor, bater os pés e gritar. No dia seguinte, a filha de Piaget parou no meio de seu quadrado, bateu os pés e gritou. Suas ações sugeriam que ela estava experimentando um novo comportamento. Com base nisso, e em outras observações, Piaget concluiu que, sem um meio simbólico de aprender e a capacidade de recordar, sua filha não poderia ter imitado o ataque de mau humor que vira no dia anterior. Este tipo de imitação é chamado de retardada. Imitação retardada é a capacidade de produzir uma ação depois de tê-la observado em uma ocasião anterior. A base para a imitação retardada é construída no estágio sensório- motor. [...] 
 BERNS, Roberta M. O desenvolvimento da criança. São Paulo: Loyola, 2002. (p. 341) 
Com base no conteúdo das aulas e livro-base da disciplina, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as assertivas verdadeiras e F para as falsas:
I –  (  ) O estágio sensório-motor se inicia por volta dos 2 anos da criança, sendo a linguagem a grande conquista intelectual desse estágio.
II – (  ) A criança deixa de ver o mundo pela matiz da percepção e passa a fazê-lo pelo uso da razão durante o estágio sensório motor.
III –(  ) O estágio sensório-motor é decisivo no desenvolvimento infantil, na medida em que é a base do universo prático que cerca a criança. 
Agora marque a sequência correta:
	
	A
	F – F – V.
	
	B
	F – V – V.
	
	C
	V – V – F.
	
	D
	V – F – V.
	
	E
	F – V – F.
Questão 3/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 
O processo de construção do comportamento (o ser humano não dispõe de instintos ou savoir inné) inicia-se com as montagens hereditárias (que não agem, ainda, coordenadamente). No processo de adaptação ao meio (assimilação), estas montagens sofrem acomodações progressivas (auto-regulações), produzindo as formas sucessivas (motoras, verbais e mentais) de comportamento (desenvolvimento da criança), O processo de auto-regulação [...] produz regulações cada vez mais móveis, mais amplas e mais estáveis [...]. 
LIMA, Lauro de Oliveira. A construção do homem segundo Piaget: uma teoria da educação. 2 ed. São Paulo: Summus, 1984. (p. 30) 
Baseado no texto, no conteúdo das aulas e no livro da disciplina, o momento de equilíbrio entre o indivíduo e o meio físico e social é chamado de...
	
	A
	Equilíbrio constante.
	
	B
	Assimilação estável.
	
	C
	Equilibração majorante.
	
	D
	Acomodação instável.
	
	E
	Adaptação biológica.
Questão 4/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 
Sabemos que as teorias clássicas de aprendizagem apresentam dificuldades sérias para explicar a aquisição dos comportamentos elementares e complexos, em razão, sobretudo, de entenderem a aprendizagem como oposta à inteligência (com suas consequências limitativas das relações da aprendizagem com a razão e com o desen volvimento). Por isso é necessário mostrar que o trabalho científico e epistemológico de Piaget sobre a aprendizagem constitui uma novidade teórica capaz de superar as dicotomias seculares entre aprendizagem e inteIigncia, entre aprendizagem e razão e entre aprendizagem e desenvolvimento. 
DONGO-MONTOYA, Ádrian Oscar. Teoria da aprendizagem na obra de Jean Piaget. São Paulo: UNESP, 2009. (p. 17-18) 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro da disciplina, qual o nome da teoria proposta por Jean Piaget?
	
	A
	Epistemologia genética.
Você acertou!
	
	B
	Construtivismo.
	
	C
	Social-desenvolvimentismo.
	
	D
	Teoria da aprendizagem.
	
	E
	Sócio-histórica.
Questão 5/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
Bebês nascem, crianças crescem, vivem e atuam no meio social. A criança é um ser social desde sempre, pois nasce num contexto, semiótica e afetivamente, constituído pelo grupo do qual é parte. Para compreender o processo de desenvolvimento precisamos estar voltados para a totalidade das relações das quais a criança faz parte e as quais modifica. Wallon entende que a criança é um ser geneticamente social, ou seja, nasce num meio envolvente do qual depende inteiramente para a satisfação de seus desconfortos e necessidades, sendo um ser biológico que nasce já social e membro de um grupo com cultura e linguagem próprias [...]. 
VASCONCELLOS, Vera Maria Ramos de. Uma visão prospectiva de desenvolvimento em que o presentes está sempre recriando o passado. In.: COLINVAUX, Dominique; LEITE, Luci Banks; DELL’AGLIO, Débora Dalbosco (orgs). Psicolologia do desenvolvimento: reflexões e práticas atuais. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006. (p. 71-72) 
Com base no texto, nos conteúdos das aulas e livro-base da disciplina, é possível dizer que o enfoque sobre o qual Wallon desenvolveu sua teoria foi chamado de...
	
	A
	Interacionista.
Você acertou!
	
	B
	Biológico.
	
	C
	Cognitivista.
	
	D
	Histórico.
	
	E
	Behaviorista.
Questão 6/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
É muito comum ignorar a articulação entre o afetivo, o cognitivo e o motor nas atividades escolares. A escola no tem clareza de que, ao cumprir a função de transmissora de conhecimento, lida paralelamente com outros aspectos do desenvolvimento diretamente relacionados ao aspecto cognitivo. ALMEIDA, Ana Rita Silva. A emoção na sala de aula. 6 ed. Campinas: Papirus, 1999. (p. 89)
Tomando como base as proposições de Wallon sobre o “conjunto motor”, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. 
I –  (  ) Mais do que relacionado ao movimento do corpo, o conjunto motor diz respeito ao deslocamento no tempo e às noções de espaço, bem como apoio para as emoções.
II – (  ) O movimento da criança torna-se possível a partir do seu nascimento, que é quando o organismo pode autojustificar as necessidades do uso do movimento.
III –(  ) Ao imitar um movimento, a criança passa antes por um período de Wallon chama de incubação, pois a reprodução de um movimento não ocorre imeditamente.  
Agora marque a sequência correta:
	
	A
	F – V – F.
	
	B
	V – F – V.
Você acertou!
	
	C
	V – V – F.
	
	D
	F – V – V.
	
	E
	V – F – F.
Questão 7/10
Transferência é um dos conceitos fundamentais da Psicanálise. Trata-se de um sentimento ou amor verdadeiro dirigido ao outro, ao mesmo tempo em que é motor de qualquer trabalho possível na relação entre as pessoas, seja na clínica ou na educação. [...] Freud reconheceu o caráter precioso da relação das pessoas quando elas estão transferidas, dirigindo seus impulsos ao saber, seja um saber sobre elas mesmas ou sobre um saber acadêmico. 
Disponível em: http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/42359/id-ego-e-superego-transferencia#ixzz3uh3D06SZ – Acesso em 12/12/2015 
 
Considerando a teoria psicanalítica, sobretudo na explicação do aparelho psíquico e do desenvolvimento humano que envolve, entre outras coisas, as fases, oral, anal, fálica e estágio genital, bem como o complexo de Édipo, identifique a alternativa que apresenta corretamente a contribuição da psicanálise para a educação.
	
	A
	A psicanálise busca transformar a escola numa grande clínica de aprendizagem e de terapia, a sala de aula possui um componente de ajuda psíquica e a relação de transferência entre professor e aluno é o que torna o conhecimento possível.
	
	B
	Tanto a psicanálise quanto as teorias comportamentalistas representam um ganho nos processos pedagógicos, pois colocam o saber numa relação de escolha e liberdade, e assim aumentam a motivação e melhoram os resultados dos alunos.
	
	C
	Para Freud a educação é um processo difícil de ser medido e avaliado. Por isso, a escola deve organizar um sistema diretivo e criar mecanismos de controle e supervisão, sem os quais o aluno não progride.
	
	D
	A escola tem muito a aprender com a psicanálise, principalmente pela constatação de não ser possível mensurar os processos mentais mobilizados durante a aprendizagem.
	
	E
	Com base na contribuição das ideias de Freud, é possível compreender e lidar com diferentes situações em sala de aula. O processo pedagógico pode se tornar mais atrativo e menos programado, de modo a despertar o desejo dos alunos pelo aprender.
Você acertou!
Questão 8/10
O Behaviorismo – do termo inglês behaviour ou do americano behavior, significando conduta, comportamento – é um conceito generalizado que engloba as mais paradoxais teorias sobre o comportamento, dentro da Psicologia.  (SANTANA, A. L. Behaviorismo. Disponível em: <http://www.infoescola.com/psicologia/behaviorismo/ >Acesso em: 18/12/2015.
Considerando estas afirmações, e a partir do conteúdo abordado nas aulas e no livro-base da disciplina, a respeito do significado amplo do behaviorismo assinale a alternativa correta.
	
	A
	Podem-se considerar como behaviorismo, de forma ampla, as teorias do comportamento inseridas na psicologia.
Você acertou!
	
	B
	Pode-se considerar como behaviorismo o estudo das teorias que explicam o funcionamento dialético da mente humana.
	
	C
	Pode-se considerar como behaviorismo o conjunto de exercícios que objetiva formar padrões para a análise de emoções.
	
	D
	Pode-se considerar como behaviorismo a observação de sujeitos a fim de estabelecer teorias subjetivas de aprendizagem.
	
	E
	Pode-se considerar como behaviorismo a criação de conceitos qualitativos a partir da consideração de sentimentos.
Questão 9/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
Piaget foi sem dúvida o teórico que conseguiu levar mais adiante um projeto de pesquisa para desvendar o ato de conhecer. Ele não se satisfez com as concepções tradicionais da Psicologia que procuravam estudar o fenômeno inteligência sob um enfoque quantitativo. Entendia-se que o adulto era mais inteligente que a criança porque era capaz de resolver problemas mais complexos que a criança. Em análises comparativas verificava-se que o adulto é capaz de resolver muito mais problemas que uma criança, logo o adulto seria mais inteligente que a criança.
Piaget levantou uma hipótese diferente a propósito desses dados: a criança não resolve certos problemas porque ainda não dispõe de uma estrutura cognitiva que lhe permita compreender problemas dessa ordem; no momento em que vier a dispor de tal estrutura terá condições de lidar com problemas dessa natureza. [...]
 RIES, Bruno Edgar. A aprendizagem sob um enfoque cognitivista: Jean Piaget. In.: LA ROSA, Jorge de (org.). Psicologia e educação: o significado do aprender. 7 ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003. (p. 103)
Com base no conteúdo das aulas e livro-base da disciplina, a respeito da Epistemologia Genética, a teoria de Jean Piaget, analise as afirmativas a seguir:
 I – Na teoria de Piaget, conceitos como o de adaptação são secundários, pois o principal é conhecer os modos como a criança aprende.
II – Para desenvolver sua teoria, Piaget baseou-se na relação continua existente entre o indivíduo e os meios físico e social.
III – Como o foco teórico de Piaget é o desenvolvimento infantil, não se interessou pelos processos de construção do conhecimento pelo adulto.
IV – Em suas pesquisas, Piaget questionou as teorias que afirmavam que o conhecimento tinha origem inata, ou seja, no próprio indivíduo. 
São corretas as afirmativas:
	
	A
	I e IV apenas.
	
	B
	II e III apenas.
	
	C
	I e III apenas.
	
	D
	II e IV apenas.
Você acertou!
	
	E
	III e IV apenas.
Questão 10/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
Além de premissas teóricas, principalmente aquela das origens sociais das funções psicológicas superiores, havia também razões práticas para o interesse de Vygotsky e outros estudiosos soviéticos dos anos 20 no estudo das formas divergentes de desenvolvimento: a revolução e a guerra civil deixaram milhares de crianças de todas as idades vagando pelas ruas das cidades e povoados russos. Elas haviam sofrido abandono e privações de toda ordem por um período de quatro ou cinco anos, o que comprometeu seriamente seu desenvolvimento. Para o estudo desses casos, foi criado o Serviço de Defectologia. 
CARNEIRO, Maria Sylvia Cardoso. Adultos com síndrome de Down: a deficiência mental como produção social. Campinas: Papirus, 2008. (p. 36) 
Pensando sobre o conceito de Defectologia e as contribuições de Vigotski para o desenvolvimento de pessoas com deficiência, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas. 
I –  (  ) O termo “defectologia” significa a capacidade que uma pessoa tem de se adaptar ou evoluir frente à determinadas situações.
II – (  ) Os estudos sobre defectologia de Vigotski permitem a utilização de métodos pedagógicos adaptados as pessoas com deficiência.
III –(  ) A partir da defectologia, o professor compreende que a criança com deficiência aprende como outras, mas de forma particular. 
Agora marque a sequência correta:
	
	A
	V – F – V.
	
	B
	F – F – V.
	
	C
	V – F – F.
	
	D
	F – V – F.
	
	E
	F – V – V.
Você acertou!
Questão 1/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 
Na Grécia antiga, [...] era o escravo que conduzia as crianças até os preceptores que lhes ensinariam os conhecimentos necessários à sua época. No entanto, muitas vezes esses escravos obtidos pelas conquistas bélicas eram mais sábios que os próprios senhores e, por essa razão, com o tempo passaram a ser eles os próprios cducadorcs (foi especialmente o que ocorreu com a conquista da Grécia por Roma). Esse fenômeno refere-se à formação cultural e à própria cultura, ou seja, ao nível cultural que desejavam alcançar os cidadãos da sociedade grega. [...] 
ALMEIDA, Claudia Mara de. Pedagogo escolar: as funções supervisora e orientadora. Curitiba: Ibpex, 2010. (p. 15) 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro da disciplina , como se chamava esse escravo participante do processo educativo das crianças?
	
	A
	Filósofo.
	
	B
	Preceptor.
	
	C
	Professor.
	
	D
	Pedagogo.
	
	E
	Psicólogo.
�
Questão 2/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
Uma vez que a psicologia é, em essência, uma disciplina prática, os psicólogos centram sua atenção primordialmente no self-como-objeto, o aspecto “mim” do self. Este é o aspecto que podemos conhecer, explorar e tentar mudar nas direções desejadas. Este é o aspecto produzido em grande medida pelas primeiras experiências aprendidas já discutidas, sendo o aspecto de interesse mais imediato para os educadores. Entre os psicólogos que contribuíram para nosso conhecimento do seIf-como-objeto, talvez o mais conhecido seja CarI Rogers (1902-1987). [...]
 
FONTANA, David. Psicologia para professores. 2 ed. São Paulo: Loyola, 1998. (p. 269)Com base nos conteúdos das aulas e livro base da disciplina, é possível dizer que o método criado por Rogers, no qual o cliente é compreendido como pessoa caracteriza-se como...
	
	A
	Behaviorista.
	
	B
	Não diretivo.
	
	C
	Esquizo-análise.
	
	D
	Sócio-histórico.
	
	E
	Cognitivista.
�
Questão 3/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
A teoria de aprendizagem significativa, trazida por Ausubel, é o oposto da educação reacionária e violenta. No viés dessa teoria, a construção de valores teóricos reforça a participação e as experiências do aprendiz, dando ênfase à compreensão, no sentido amplo do conhecimento. Dessa forma, oportuniza às vivências exteriores a sala de aula atribuírem significado ao que é aprendido, evitando-se a memorização de um conteúdo sem sentido.
 
SALLES, Gilsani Dalzoto; KOVALICZN, Rosilda Aparecida. O “mundo” das ciências no espaço da sala de aula: o ensino como um espaço de aproximação. In.: NADAL, Beatriz Gomes. Práticas pedagógicas nos anos iniciais: concepção e ação. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2007.  (p. 99)
 
Conforme os conteúdos das aulas e livro base da disciplina, Ausubel é um importante representante da aprendizagem significativa, e, portanto, da psicologia...
 
	
	A
	Interacionista.
	
	B
	Behaviorista.
	
	C
	Cognitivista.
	
	D
	Marxista.
	
	E
	Minimalista.
�
Questão 4/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
Segundo Libâneo, a Pedagogia Liberal Renovada possui duas versões a renovada progressista ou programática, que tem em Anísio Teixeira seu principal expoente, e a renovada não-diretiva, com Carl Rogers como elemento de destaque, enfatizando a igualdade e o sentimento de cultura como desenvolvimento de aptidões individuais,
[...]. A concepção renovada não-diretiva atribui à escola o papel de formar atitudes e, para isso, está mais preocupada com os aspectos psicológicos que com os aspectos pedagógicos ou sociais [...].
 
OLIVEIRA, Eloiza da Silva Gomes de; GRINSPUN, Mirian Paura Sabrosa Zippin. Princípios e métodos de supervisão e orientação educacional. Curtiba: IESDE, 2010. (p. 17)
 
De acordo com o conteúdo das aulas e do livro base da disciplina, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as assertivas verdadeiras e F para as falsas:
 
I – ( ) No contexto educativo, o método não diretivo de Rogers compreende o aluno como uma pessoa dotada de interesses e capaz de responsabilizar-se por suas escolas.
II – ( ) Mesmo que o aluno seja o centro do processo educativo, na teoria de Rogers, o professor permance sendo aquele que transmite os conhecimentos e detentor do saber.
III – ( ) Na teoria de Rogers o autoaprendizado, na psicoterapia e na sala de aula, é secundário, sendo o aprendizado pela integração ao meio físico e social a mais importante.
 
Agora assinale a sequência correta:
	
	A
	V – V – F.
	
	B
	F – V – F.
	
	C
	V – F – F.
	
	D
	F – V – V.
	
	E
	V – F – V.
�
Questão 5/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 
Wallon no propõe uma teoria pedagógica, mas seu interesse pela educação levou-o a elaborar textos específicos sobre educação e, junto com outros educadores, um projeto de reforma do ensino francês, que ficou conhecido como Projeto Langevin-Wallon. 
ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. Wallon e a educação. In: MAHONEY, Abigail Alvarenga; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de (orgs). Henri Wallon: psicologia e educação. 6 ed. São Paulo: Loyola, 2006. (p. 71)
De acordo com o conteúdo das aulas e livro base da disciplina, as proposições teóricas de Wallon apontam para duas ordens de fatores, os fatores orgânicos e os fatores...
	
	A
	Biológicos.
	
	B
	Genéticos.
	
	C
	Educacionais.
	
	D
	Sociais.
	
	E
	Intelectuais.
�
Questão 6/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
Falar da perspectiva de Vygotsky é falar da dimensão social do desenvolvimento humano. Interessado fundamentalmente no que chamamos de funções psicológicas superiores, e tendo produzido seus trabalhos dentro das concepções materialistas predominantes na União Soviética pós-revolução dc 1917, Vygotsky tem como um de seus pressupostos básicos a idéia de que o ser humano constitui-se enquanto tal na sua relação com o outro social. A cultura torna-se parte da natureza humana num processo histórico que, ao longo do desenvolvimento da espécie e do individuo, molda o funcionamento psicológico do homem. 
OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky e o processo de formação de conceitos. In: LA TAILLE, Yves; OLIVEIRA, Marta Kohl de; DANTAS, Heloysa. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. 17 ed. São Paulo: Summus, 1992. (p. 24) 
Conforme o conteúdo das aulas e livro basee da disciplina, na teoria proposta por Vigotski, a linguagem é uma das funções psicológicas do homem. Nessa perspectiva, o sentido da palavra é...
	
	A
	Literal.
	
	B
	Subjetivo.
	
	C
	Inesgotável.
	
	D
	Impenetrável.
	
	E
	Único.
�
Questão 7/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
[...] Antes de obras árabes e hebraicas chegarem ao Ocidente, durante o século XII, ele não possuía um conhecimento direto da parte principal e mais significativa das obras de Aristóteles ou do neoplatonismo, [...]. Anteriormente, recorria-se aos escritos neoplatônicoslplatônicos dos padres da Igreja, sobretudo Santo Agostinho. Só no século XIII surgiu uma série de sistemas baseados num corpo coerente de metafísica, resultando enfim a crescente independência da filosofia na dissolução de sua parceria com a teologia e no colapso da estrutura da filosofia [...]. 
LOYN, Henry R. Dicionário da Idade Média. Rio de janeiro: Jorge Zahar, 1997. (p. 148)
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro da disciplina, esse tipo de filosofia era característico de qual período histórico?
	
	A
	Pré-história.
	
	B
	Antiguidade.
	
	C
	Idade Média.
	
	D
	Idade Moderna.
	
	E
	Contemporaneidade.
�
Questão 8/10
Leia o fragmento de texto a seguir: Os seres vivos adaptam-se ao meio e para isso devem possuir uma organização. O funcionamento intelectual é caso especial do funcionamento biológico e, por isso, raciocinou Piaget, deve haver uma adaptação e uma organização adequadas a esse fim. Na adaptação distingue duas divisões, que entretanto se relacionam intimamente entre si: assimilação e acomodação[...]. Essas duas propriedades exercem-se naturalmente quando o organismo procura adaptar-se. Todo ato inteligente pressupõe alguma organização intelectual, cujo funcionamento é caracterizado por assimilação e acomodação.  LIMA, Lauro de Oliveira. Piaget para principiantes. 5 ed. São Paulo, Summus, 1980. (p. 280)  Na teoria de Piaget destacam-se alguns conceitos, entre eles os de assimilação e acomodação. 
Pensando nessa direção, relacione corretamente os conceitos aos seus significados:  
Assimilação
Acomodação
( ) Refere-se à uma modificação do meio, algo que possa ser incorporado pelo sujeito.
( ) Refere-se à modificações de um esquema já existente, em função das particularidades do meio.
( ) Refere-se a uma modificação no próprio sujeito, de modo que este se adapte ao ambiente.
( ) Refere-se ao processo pelo qual o sujeito capta o ambiente ao seu redor e o organiza. 
Agora marque a sequência correta:
	
	A
	 1 – 2 – 1 – 2.
	
	B
	2 – 1 – 2 – 2.
	
	C
	1 – 1 – 2 – 2.
	
	D
	2 – 1 – 1 – 2.
	
	E
	1 – 2 – 2 – 1.
Questão 1/2
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"A primeira teoria filosófica envolvendo a reforma social e a educação ocorre no diálogo A República, de Platão [...]. Na filosofia moderna, a idéia da reforma social sofre uma modificação drástica com a obra Emílio, de Rousseau, na qual é o indivíduo o foco das mudanças que a educação pode proporcionar. Já, na filosofia contemporânea, um filósofo marxista reflete sobre a tragédia do seu tempo — o nazismo na Europa — e sugere o que a educação pode fazer para evitar que tal tragédia se repita".Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PORTO, Leonardo Sartori. Filosofia da educação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006. p. 28.
Considerando o texto e os conteúdos abordados no livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico acerca da filosofia moderna, analise as afirmativas a seguir:
I. René Descartes ficou marcado como filósofo precursor da ciência moderna, inclusive, da psicologia.
II. Jean-Jacques Rousseau, embora pertencente à idade moderna, criticava a exaltação excessiva à razão.
III. Karl Marx trouxe contribuições significativas à filosofia ocidental durante o período moderno.
IV. Santo Agostinho foi um dos grandes marcos da filosofia moderna, deixando grande legado à educação.
Agora, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Afirmativas I e II apenas.
	
	B
	Afirmativas II e III apenas.
	
	C
	Afirmativas III e IV apenas.
	
	D
	Afirmativas I e III apenas.
	
	E
	Afirmativas II e IV apenas.
Questão 2/2
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"Com Wundt, nasce a Psicologia, como ciência à parte e nasce concomitantemente a primeira escola de psicologia, denominada Estruturalismo. Observem que, a partir deste momento, estamos já falando de uma história da ciência da Psicologia, identificada separadamente das demais ciências, inclusive da Filosofia".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RODRIGUES, Elaine Wainberg Rodrigues. Um breve olhar para a história da Psicologia. In: RIES, Bruno Edgar; RODRIGUES, Elaine Wainberg (Org.). Psicologia e educação: fundamentos e reflexões. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004. p. 22.
Levando em consideração os conteúdos do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico a respeito do Estruturalismo, primeira escola de pensamento psicológico, analise as afirmativas a seguir:
I. A primeira corrente de pensamento psicológico, Estruturalismo, tem origem nos EUA, onde permaneceu em evidência por cerca de vinte anos.
II. O objeto de estudo da escola de pensamento psicológico Estruturalista foi a base para o movimento do qual surgiu a psicologia experimental.
III. O estruturalismo ganhou força por volta dos anos 1960, nos EUA, assim como o behaviorismo.
Agora assinale a alternativa correta:
	
	A
	Afirmativa I apenas.
	
	B
	Afirmativa II apenas.
	
	C
	Afirmativa III apenas.
	
	D
	Afirmativas I e II apenas.
	
	E
	Afirmativas II e III apenas.
 
Questão 1/2
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"Jean Piaget (1896-1980) estava menos interessado nos parâmetros físicos, como sentar e caminhar, e mais nos cognitivos, que definem os estágios do desenvolvimento da inteligência. Na verdade, Piaget é conhecido pelo seu conceito de estágios cognitivos e é considerado um dos gigantes do desenvolvimento infantil".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GONZALEZ-MENA, Janet. Fundamentos da educação infantil: ensinando crianças em uma sociedade diversificada. 6 ed. Porto Alegre: Grupo A, 2015. p. 19
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico sobre os estágios cognitivos da teoria de Piaget, relacione corretamente os estágios às suas correspondentes características: 
Estágio sensório-motor
Estágio pré-operatório
Estágio operacional concreto
Estágio operacional formal 
( ) É nesta fase que ocorre a possibilidade de pensar de forma abstrata e de pensar de forma hipotética.
( ) É nesta fase que passa a acontecer a permanência de conhecimentos de peso e volume, bem como de tempo.
( ) É considerado por Piaget o mais complexo dos estágios do desenvolvimento humano.
( ) É nesta etapa que a criança começa a interagir e se socializar por intermédio da linguagem.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	1 – 3 – 2 – 4.
	
	B
	4 – 3 – 1 – 2.
	
	C
	2 – 3 – 1 – 4.
	
	D
	3 – 1 – 4 – 2.
	
	E
	4 – 2 – 4 – 3.
Questão 1/2
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"Estágio impulsivo-emocional (1 ano de vida): nesta fase predominam nas crianças as relações emocionais com o ambiente. Trata-se de uma fase de construção do sujeito, em que a atividade cognitiva se acha indiferenciada da atividade afetiva. Nesta fase, vão sendo desenvolvidas as condições sensório-motoras (olhar, pegar, andar) que permitirão, ao longo do segundo ano de vida, intensificar a exploração sistemática do ambiente".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FELIPE, Jane. O desenvolvimento infantil na perspectiva sociointeracionista: Piaget. Vygotsky, Wallon. In: CRAIDY, Carmem Maria; KAERCHER, Gládis Elise P. da Silva (Org.). Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 28.
Levando em consideração os conteúdos apresentados no livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico sobre os estágios de desenvolvimento impulsivo-emocional, na teoria de Wallon, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Neste estágio do desenvolvimento, a criança ainda não tem clareza da divisão que separa o “eu” dos “outros”, do que é interno ou externo.
II. ( ) Tal estágio é considerado um rico período para atuar sobre a Zona de Desenvolvimento Proximal, visto que a educação inicia muito antes de a criança ir para a escola.
III. (  ) Este estágio está mais relacionado com questões internas da criança do que com qualquer outro aspecto relacionado ao seu desenvolvimento.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V – V – F.
	
	B
	V – F – V.
	
	C
	F – V – F.
	
	D
	V – F – F.
	
	E
	F – V – V.
Questão 2/2
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"A psicologia de Henri WaIIon (1879-1962) é considerada complexa. Tomando a dialética como fundamento epistemológico, Wallon buscou compreender o desenvolvimento infantil por meio das relações estabelecidas entre a criança e seu ambiente, privilegiando a pessoa em sua totalidade, nas suas expressões singulares e na relação com os outros".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NASCIMENTO, Maria Letícia B. P. A criança concreta, completa e contextualizada: a psicologia de Henri Wallon. In: CARRARA, Kester (Org.) Introdução à psicologia da educação: seis abordagens. São Paulo: Avercamp, 2004. p. 47.
Conforme os conteúdos do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico sobre as proposições teóricas de Wallon, relacione corretamente as etapas de desenvolvimento da criança com as suas respectivas características: 
1. Impulsivo emocional
2. Sensório-motor e projetivo
3. Personalismo
4.Categorial
5. Puberdade e adolescência 
(  ) Estágio que sem rompem a relação estável entre criança e adulto, fase de crises afetivas e cognitivas.
(  ) Estágio no qual a criança passa a ter consciência do próprio corpo, utilizando-a para diferenciar-se dos outros.
( ) Estágio relacionado às questões internas da criança, voltado para a construção do “eu” e das relações afetivas.
(  ) Estágio dividido em 2 fases distintas, relacionadas ao desenvolvimento das capacidades intelectuais da criança.
(  ) Estágio em que a criança amplia suas relações sociais e que começa a manipular a realidade exterior.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	2 – 3 – 5 – 4 – 1.
	
	B
	1 – 3 – 5 – 2 – 4.
	
	C
	5 – 3 – 1 – 4 – 2.
	
	D
	5 – 1 – 3 – 2 – 4.
	
	E
	3 – 2 – 1 – 4 – 5.
Questão 1.
Leia o fragmento de texto a seguir:
"A primeira teoria filosófica envolvendo a reforma social e a educação ocorre no diálogo A República, de Platão [...]. Na filosofia moderna, a ideia da reforma social sofre uma modificação drástica coma obra Emílio, de Rousseau, na qual é o indivíduo o foco das mudanças que a educação pode proporcionar. Já, na filosofia contemporânea, um filósofo marxista reflete sobre a tragédia do seu tempo — o nazismo na Europa — e sugere o que a educação pode fazer para evitar que tal tragédia se repita".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PORTO, Leonardo Sartori. Filosofia da educação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006. p. 28.
Considerando o texto e os conteúdos abordados no livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos
filosófico, pedagógico e psicológico acerca da filosofia moderna, analise as afirmativas a seguir:
I. René Descartes ficou marcado como filósofo precursor da ciência moderna, inclusive, da psicologia.
II. Jean-Jacques Rousseau, embora pertencente à idade moderna, criticava a exaltação excessiva à razão.
III. Karl Marx trouxe contribuições significativas à filosofia ocidental durante o período moderno.
IV. Santo Agostinho foi um dos grandes marcos da filosofia moderna, deixando grande legado à educação.
Estão corretas:
A Afirmativas I e II apenas.
B Afirmativas II e III apenas.
C Afirmativas III e IV apenas.
D Afirmativas I e III apenas.
E Afirmativas II e IV apenas.
Questão 2.
Leia o fragmento de texto a seguir:
"Com Wundt, nasce a Psicologia como ciência à parte, e nasce concomitantemente a primeira escola de psicologia, denominada Estruturalismo. Observem que, a partir deste momento, estamos já falando de uma história da ciência da Psicologia, identificada separadamente das demais ciências, inclusive da Filosofia".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RODRIGUES, Elaine Wainberg Rodrigues. Um breve olhar para a história da Psicologia. In: RIES, Bruno Edgar; RODRIGUES, Elaine Wainberg (Org.). Psicologia e educação: fundamentos e reflexões. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004. p. 22.
Levando em consideração os conteúdos do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos
filosófico, pedagógico e psicológico a respeito do Estruturalismo, leia as afirmativas a seguir:
I. A primeira corrente de pensamento psicológico, Estruturalismo, tem origem nos EUA, onde permaneceu em evidência por cerca de vinte anos.
II. O objeto de estudo da escola de pensamento psicológico Estruturalista foi a base para o movimento do qual surgiu a psicologia experimental.
III. O estruturalismo ganhou força por volta dos anos 1960, nos EUA, assim como o behaviorismo.
Está correto apenas o que se afirma em:
A I e III.
B II.
C III.
D I e II.
E II e III.
Questão 4.
Leia o fragmento de texto a seguir:
"[Para Piaget,] no construtivismo, o conhecimento só pode ter o estatuto da correspondência, da equivalência e não da identidade. Por isso, o conhecimento só pode ser visto como um 'tornar-se' e não como um 'ser'. Em uma perspectiva adulta, formal, já constituída (ainda que em constante reformulação), sabemos, por exemplo, que há um conhecimento sobre leitura e escrita a ser transmitido".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MACEDO, Lino de. Ensaios construtivistas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1994. p. 17.
De acordo com os conteúdos do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico sobre a teoria construtivista de Piaget, leia as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as falsas:
I. ( ) O método construtivista trata-se de uma teoria ou um método criado por Piaget para aplicação em sala de aula.
II. ( ) Os estágios do desenvolvimento propostos por Piaget podem auxiliar o professor a planejar suas aulas.
III. ( ) A mais conhecida teoria derivada dos preceitos de Piaget chama-se psicogênese da língua escrita.
IV. ( ) O chamado construtivismo piagetiano popularizou-se nas escolas brasileiras por volta de 1980.
Agora marque a sequência correta:
A V – F – V – V.
B V – V – F – V.
C F – V – V – V.
D F – V – V – F.
E V – F – F – V.
Questão 5.
Leia o fragmento de texto a seguir:
"Para Vygotsky, o mundo psíquico que temos hoje não foi nem será sempre assim, pois sua caracterização está diretamente ligada ao mundo material e às formas de vida que os homens vão construindo no decorrer da história da humanidade".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Piscologia: uma introdução ao estudo da psicologia. 13 ed. São Paulo: Saraiva, 2001. p. 86.
Considerando os conteúdos do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico sobre Vygotsky e suas proposições teóricas, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Vygotsky foi o precursor de uma nova perspectiva da psicologia, que baseou-se no homem enquanto constructo social e histórico.
II. ( ) Vygotsky foi o primeiro a estabelecer correlações teóricas entre o Positivismo (corrente filosófica vigente) e as questões psicológicas.
III. ( ) Vygotsky afirma que o pensamento e a linguagem são o primeiro plano do desenvolvimento das funções psicológicas superiores.
IV. ( ) Vygotsky, para desenvolver sua teoria, estudou outras perspectivas psicológicas, como, por exemplo, os preceitos de Walter Benjamin.
Agora, marque a sequência correta:
A F – V – F – V.
B V – V – F – F.
C F – F – V – V.
D V – F – V – F.
E V – F – F – V.
Questão 6.
Leia o fragmento de texto a seguir:
"O problema da atividade emerge nos estudos de Vygotsky pela primeira vez em seu artigo ‘A consciência como um problema da psicologia do comportamento’ [...]. A tarefa que Vygotsky atribuiu a si mesmo neste artigo foi restaurar a legitimidade do conceito de consciência".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KOZULIN, Alex. O conceito de atividade na psicologia soviética: Vygotsky, seus discípulos e críticos. DANIELS,
Harry (Org.) Uma introdução a Vygotsky. São Paulo: Loyola, 2002. p. 112.
Considerando os conteúdos do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico a respeito do conceito de atividade, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as falsas.
I. ( ) A atividade é a base para o desenvolvimento de toda a capacidade cerebral dos seres humanos.
II. ( ) A atividade permite ao ser humano uma relação direta com a cultura do meio em que se insere.
III. ( ) A atividade, enquanto interna, pode ser caracterizada como superação ou contradição.
Agora, marque a sequência correta:
A V – F – V.
B F – V – F.
C V – V – F.
D F – F – V.
E V – F – F.
Questão 7.
Leia o fragmento de texto a seguir:
"Estágio impulsivo-emocional (1 ano de vida): nesta fase predominam nas crianças as relações emocionais com o ambiente. Trata-se de uma fase de construção do sujeito, em que a atividade cognitiva se acha indiferenciada da atividade afetiva. Nesta fase, vão
sendo desenvolvidas as condições sensório-motoras (olhar, pegar, andar) que permitirão, ao longo do segundo ano de vida, intensificar a exploração sistemática do ambiente".
Levando em consideração os conteúdos apresentados no livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico sobre os estágios de desenvolvimento impulsivo-emocional, na teoria de Wallon, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as falsas:
I. ( ) Neste estágio do desenvolvimento, a criança ainda não tem clareza da divisão que separa o “eu” dos “outros”, do que é interno ou externo.
II. ( ) Tal estágio é considerado um rico períodopara atuar sobre a Zona de Desenvolvimento Proximal, visto que a educação inicia muito antes de a criança ir para a escola.
III. ( ) Este estágio está mais relacionado com questões internas da criança do que com qualquer outro aspecto relacionado ao seu desenvolvimento.
Agora, marque a sequência correta:
A V – V – F.
B V – F – V.
C F – V – F.
D V – F – F.
E F – V – V.
Questão 9.
Considere a seguinte citação:
"Com o objetivo de predispor a aprendizagem significativa, Ausubel (1976) enfatiza cinco estratégias pedagógicas: o uso de organizadores prévios, a organização sequencial, a diferenciação progressiva, a reconciliação integrativa e a consolidação".
Tendo em vista as proposições teóricas de David Ausubel, apresentadas no livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, relacione corretamente os conceitos de organizadores prévios, diferenciação progressiva e reconciliação integrativa às suas respectivas características:
1. Organizadores prévios
2. Diferenciação progressiva
3. Reconciliação integrativa
( ) Refere-se ao fato de tornar claras as semelhanças e diferenças entre as ideias apresentadas aos alunos em aula.
( ) É parte do todo, mas amplo, para depois compreender aspectos diferenciados do conteúdo/objeto do conhecimento.
( ) Refere-se aos conceitos que precedem o conteúdo a ser aprendido/ensinado, fornecendo uma ideia previa ao aluno.
Agora, marque a sequência correta:
A 3 – 1 – 2.
B 3 – 2 – 1.
C 1 – 2 – 3.
D 1 – 3 – 2.
E 2 – 3 – 1.
Questão 10.
Considere a seguinte afirmação:
"O modelo proposto por Ausubel exige a incorporação de novos conceitos e informações em uma estrutura cognitiva que se organiza de uma forma particular. O paradigma da transferência aplica-se aqui e transferência refere-se ao impacto da experiência prévia sobre a aprendizagem atual".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RONCA, Antonio Carlos Caruso. Teorias de ensino: a contribuição de David Ausubel. Temas de Psicologia, . v. 2, n. 3, p. 91-94, 1994, p. 93.
Link: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/tp/v2n3/v2n3a09.pdf. Acesso em 05 mar. 2015.
De acordo com os conteúdos do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico a respeito da teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, leia as assertivas a seguir:
I. Segundo a teoria ausubeliana, a estrutura cognitiva é organizada de forma hierárquica, fato que deve ser levado em consideração pelos professores.
II. De acordo com a teoria ausubeliana, na base da pirâmide organizativa, devem estar sempre os conteúdos de ordem mais abrangentes, inclusivos.
III. Conforme as proposições teóricas de Ausubel, a identificação dos conceitos mais abrangentes da disciplina é um desafio aos professores.
IV. A partir da teoria de Ausubel, sabe-se que a Zona de Desenvolvimento Proximal acaba por definir as funções que ainda não amadureceram, nas quais o professor deve atuar.
Estão corretas as afirmativas:
A I, II e III apenas.
B I, III e IV apenas.
C II e III apenas.
D I e IV apenas.
E II, III e IV apenas.
Questão 11.
Considere o seguinte extrato de texto:
"Para Rogers, 'ensinar e transmitir conhecimento tem sentimento num meio imutável. Eis por que essa tem sido a função inquestionada da escola durante séculos. Mas, se há uma verdade a respeito do homem moderno, é de que vive num meio continuamente em mudança', e essa função tal qual foi descrita torna-se inadequada para o nosso tempo".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: QUELUZ, Ana Gracinda. A pré-escola centrada na criança: uma influência da Carl Rogers. São Paulo: Pioneira, 1984. p. 9.
De acordo com os conteúdos das aulas e do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, Rogers propõe que os alunos sejam capazes de compreender os conteúdos educacionais de forma pessoal e....
A Isolada.
B Automática.
C Significativa.
D Mnemônica.
E Mecânica.
Questão 5
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"O problema da atividade emerge nos estudos de Vygotsky pela primeira vez em seu artigo ‘A consciência como um problema da psicologia do comportamento’ [...]. A tarefa que Vygotsky atribuiu a si mesmo neste artigo foi restaurar a legitimidade do conceito de consciência".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KOZULIN, Alex. O conceito de atividade na psicologia soviética: Vygotsky, seus discípulos e críticos. DANIELS, Harry (Org.) Uma introdução a Vygotsky. São Paulo: Loyola, 2002. p. 112.
Considerando os conteúdos do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico a respeito do conceito de atividade, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as falsas.
I. ( ) A atividade é a base para o desenvolvimento de toda a capacidade cerebral dos seres humanos.
II. ( ) A atividade permite ao ser humano uma relação direta com a cultura do meio em que se insere.
III. ( ) A atividade, enquanto interna, pode ser caracterizada como superação ou contradição.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V – F – V.
	
	B
	F – V – F.
	
	C
	V – V – F.
	
	D
	F – F – V.
	
	E
	V – F – F.
Q/1 [ANIMISMO] dificuldade de que a criança ainda apresenta de colocar-se no ponto de vista do outro, assim, por exemplo a criança pode falar de coisas que no seu ponto de vista são óbvias e por serem óbvias para ela, julga que são igualmente óbvias para os demais. Essa característica foi chamada de egocentrismo.
CARMO, João dos Santos. Fundamentos psicológicos da educação. Curitiba: Intersaberes, 2012 (p. 172)
Existem várias manifestações do egocentrismo, uma delas chama-se animismo. Em relação às características do animismo:
A. Nessa fase a criança pensa que os objetos e outros seres vivos possuem vida semelhante à humana.
B. Nessa fase a criança crê que os fenômenos naturais, por exemplo, Sol e Lua, foram criados pelo homem
C. Nessa fase a criança imagina que os nomes são parte das coisas nomeadas e que quanto maior a palavra, maior o objeto
D. A criança nessa fase constrói as regras e normas a partir da sua interação com o meio
E. Nessa fase, a criança reconhece o animismo por meio do contato com os animais
Q/2 [ARISTÓTELES] ao longo dos anos inverteu a Teoria de Platão. Onde Platão via ideias como existência independente, ele via essências personificadas na substância do mundo (STRATERN, 1997).STRATERN, Paul. Aristóteles em 90minutos. 
Considerando os conteúdos abordados em aula e no livro base da disciplina, no que diz respeito à teoria aristotélica do conhecimento, considerando os apontamentos de Vasconcelos (201) analise as afirmações a seguir e marque V para verdadeiro ou F para falso. Em seguida assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
(F) Aristóteles não rejeita nenhum ponto da teoria platônica, pois como Platão, ele afirma que as coisas estão em perpétua mudança. 
(V) De acordo com Aristóteles adquirir ideias significa conhecer a essência, ou seja, aquilo que permanece diante das mudanças.
(F) Conhecer é fazer vir à tona as ideias eternas que a alma humana possui desde o momento de sua concepção.
(V) Na concepção aristotélica corpo e alma estão unidos em um vínculo de dependência recíproca, isto é, para existirem, um depende do outro.
assinale a alternativa correta
A. F – V – F – V. 
Q/3 [AUSUBEL] “como um processo de armazenamento de informação condensado em classes mais genéricas de conhecimentos, que são incorporados a uma estrutura no cérebro do indivíduo, de modo que esta possa ser manipulada e utilizada no futuro. É a habilidade de organização das informações que devem ser desenvolvidas” (MOREIRA; MASINE, 1982,p. 4, citados por NOGUEIRA; LEAL, 2012).
A citação acima refere-se a qual teoria e a qual estudioso da educação?
Assinale a alternativa correta.
A. À teoria de desenvolvimento, denominada epistemologia genética de Piaget
B. Ao processo de aprendizagem, do ponto de vista da teoria cognitiva de Ausubel 
C. À teoria do desenvolvimento de Wallon
D. Ao processo de construção de uma nova psicologia, pautada no materialismo histórico e dialético da teoria de Vygotsky
Q/5 [AUSUBEL]As contribuições de Ausubel, apesar de, ou precisamente por, sua restrição a um espaço concreto, mas crítico, do âmbito da aprendizagem, são muito importantes para a prática didática. Ausubel aborda a aprendizagem escolar, que para ele é fundamentalmente “um tipo de aprendizagem que se refere a corpos organizados de material significativo” (Ausubel,1976). Centra sua análise na explicação da aprendizagem de corpos de conhecimentos que incluem conceitos, princípios e teorias. É a pedra fundamental do desenvolvimento cognitivo do homem e o objeto prioritário da prática didática. COMPREENDER E TRANSFORMAR O ENSINO (p. 37)
No que diz respeito à aprendizagem na teoria ausubeliana, deve-se levar em consideração três conceitos: aprendizagem de representações, aprendizagem de proposições e aprendizagem de conceitos. Nesse sentido, relacione corretamente os conceitos às suas referentes características: 
1. Aprendizagem de representações
2. Aprendizagem de proposições
3. Aprendizagem de conceitos
(2) Tipo de aprendizado relacionado ao significado dos símbolos aprendidos.
(3) Tipo de aprendizado relacionado à apreensão ads conceitos dos símbolos.
(1) Tipo de aprendizado relacionado aos símbolos e à sua representação. 
Agora marque a sequência correta:
D. 2 – 3 – 1 
Q/9 [AUSUBEL] Considerando-se os currículos escolares e a massa de informação que eles contêm, é de se supor que nem sempre os alunos estejam em condições de atribuir um significado imediato a determinados conteúdos distantes de seu saber cotidiano. Em alguns momentos deixa de haver a prevalência do significado, ocorrendo então um outro tipo de aprendizagem: a automática ou mecânica, ou seja, aquela que se restringe a uma mera associação entre estímulo e resposta. Ausubel (1980) a define como sendo a aprendizagem de novas informações, com pouca ou nenhuma associação a conceitos relevantes existentes na estrutura cognitiva. [...] MOYSÉS, Lucia. 
De acordo os conteúdos das aulas e livro base da disciplina, Como se chama a forma de organizar o ensino em diagramas que indicam as relações entre os conceitos, proposta por Ausubel?
A. Mapa conceitual 
B. Construtivismo
C. Aprendizado significativo
D. Substantivismo
E. Reconciliação integrativa
Q/16 [BEHAVIOUR] O Behaviorismo – do termo inglês behaviour ou do americano behavior, significando conduta, comportamento – é um conceito generalizado que engloba as mais paradoxais teorias sobre o comportamento, dentro da Psicologia. A respeito do significado amplo do behaviorismo assinale a alternativa correta.
A. Podem-se considerar como behaviorismo, de forma ampla, as teorias do comportamento inseridas na psicologia.
B. Pode-se considerar como behaviorismo o estudo das teorias que explicam o funcionamento dialético da mente humana
C. Pode-se considerar como behaviorismo o conjunto de exercícios que objetiva formar padrões para a análise de emoções.
D. Pode-se considerar como behaviorismo a observação de sujeitos a fim de estabelecer teorias subjetivas de aprendizagem.
E. Pode-se considerar como behaviorismo a criação de conceitos qualitativos a partir da consideração de sentimentos
Q/21 [DEWEY J.] O objetivo do processo educacional, dizia ele, "é capacitar os indivíduos a dar continuidade a sua própria educação e a finalidade e recompensa do aprendizado é proporcionar-lhes os meios para um constate desenvolvimento". Vida e educação são inseparáveis e todo programa educacional tem de necessariamente conduzir o cidadão a uma melhoria de vida. OLIVEIRA, Admardo Serafim de; et. al. Introdução ao pensamento filosófico. 
O texto acima refere-se aos propósitos de John Dewey para a educação. De acordo com o texto, e com os conteúdos e livro da disciplina, por qual a razão Dewey influenciou o pensamento de educadores brasileiros na década de 1930?
A. O pragmatismo, após a abertura política do país, serviria para resgatar as contribuições do humanismo como base da educação nacional.
b. Após o regime militar, os fundamentos do pragmatismo pareciam preparar para a superação das dificuldades bem como para a luta de classes.
c. Em consonância com a situação política da época, o pragmatismo poderia ser utilizado como bandeira de movimentos de esquerda
D. Em fase de superação de um regime político oligárquico, o pragmatismo parecia apontar para uma possibilidade de educar para uma sociedade democrática.
E. Objetivando uma educação de qualidade para a formação de intelectuais o pragmatismo parecia dar base para a proliferação das escolas privadas no país.
_1538328051.unknown
_1538328069.unknown
_1538328077.unknown
_1538328082.unknown
_1538328084.unknown
_1538328085.unknown
_1538328083.unknown
_1538328080.unknown
_1538328081.unknown
_1538328079.unknown
_1538328073.unknown
_1538328075.unknown
_1538328076.unknown
_1538328074.unknown
_1538328071.unknown
_1538328072.unknown
_1538328070.unknown
_1538328060.unknown
_1538328064.unknown
_1538328066.unknown
_1538328068.unknown
_1538328065.unknown
_1538328062.unknown
_1538328063.unknown
_1538328061.unknown
_1538328056.unknown
_1538328058.unknown
_1538328059.unknown
_1538328057.unknown
_1538328053.unknown
_1538328055.unknown
_1538328052.unknown
_1538328016.unknown
_1538328034.unknown
_1538328043.unknown
_1538328047.unknown
_1538328049.unknown
_1538328050.unknown
_1538328048.unknown
_1538328045.unknown
_1538328046.unknown
_1538328044.unknown
_1538328038.unknown
_1538328040.unknown
_1538328041.unknown
_1538328039.unknown
_1538328036.unknown
_1538328037.unknown
_1538328035.unknown
_1538328025.unknown
_1538328029.unknown
_1538328032.unknown
_1538328033.unknown
_1538328030.unknown
_1538328027.unknown
_1538328028.unknown
_1538328026.unknown
_1538328021.unknown
_1538328023.unknown
_1538328024.unknown
_1538328022.unknown
_1538328018.unknown
_1538328019.unknown
_1538328017.unknown
_1538327998.unknown
_1538328007.unknown
_1538328012.unknown
_1538328014.unknown
_1538328015.unknown
_1538328013.unknown
_1538328009.unknown
_1538328011.unknown
_1538328008.unknown
_1538328003.unknown
_1538328005.unknown
_1538328006.unknown
_1538328004.unknown
_1538328001.unknown
_1538328002.unknown
_1538327999.unknown
_1538327980.unknown
_1538327989.unknown
_1538327994.unknown
_1538327996.unknown
_1538327997.unknown
_1538327995.unknown
_1538327992.unknown
_1538327993.unknown
_1538327990.unknown
_1538327985.unknown
_1538327987.unknown
_1538327988.unknown
_1538327986.unknown
_1538327983.unknown
_1538327984.unknown
_1538327982.unknown
_1538327971.unknown
_1538327976.unknown
_1538327978.unknown
_1538327979.unknown
_1538327977.unknown
_1538327974.unknown
_1538327975.unknown
_1538327973.unknown
_1538327967.unknown
_1538327969.unknown
_1538327970.unknown
_1538327968.unknown
_1538327965.unknown
_1538327966.unknown
_1538327962.unknown
_1538327963.unknown
_1538327960.unknown
_1538327961.unknown
_1538327959.unknown

Continue navegando