Buscar

homem e ciencia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

relação entre o Homem e a ciência é continuamente ameaçada por novas descobertas,
novos caminhos que surgem, novas possibilidades, que indubitavelmente nos fazem
A fonte mais evidente de problemas novos, ainda que não a mais simples de resolver, relaciona-se com os problemas éticos ligados à vida humana e às ciências da vida esta terceira revolução comandada pela informática, pela robótica, pela telepática e a biotecnologia. É neste contexto que surge um novo domínio da ética. O progresso já realizado e previsível nos domínios da biologia, e nomeadamente a biologia humana, põe questões e lança grandes desafios à reflexão ética. No campo da genética há amplas perspectivas de novos conhecimentos. As pesquisas, as experiências, as intervenções sobre os genes, os processos de fecundação, a ação sobre o cérebro, a programação e a reorientação da personalidade
o irreprimível progresso técnico científico, especialmente o biotecnológico, passa a conhecer limites que lhe são afinal impostos exteriormente pelo Homem, na sua interrogação sobre o dever ser, sobre o dever fazer. A dinâmica do poder que estimula o progresso da ciência cede então ao sentido do dever que constitui a ética. Conclui-se então que o conhecimento não constitui por si só um valor absoluto, mas que se deverá subordinar invariavelmente às finalidades humanas. Apenas sob esta orientação se poderá vir a assegurar que o desenvolvimento histórico e o progresso científico em particular protagonizem um bem, tomando a preservação do humano
1997, foi anunciado o primeiro caso bem sucedido de clonagem reprodutiva de mamífero, realizada por transferência nuclear a partir de células somáticas do adulto. Este acontecimento fez cair o dogma de irreversibilidade da 1997, foi anunciado o primeiro caso bem sucedido de clonagem reprodutiva de mamífero, realizada por transferência nuclear a partir de células somáticas do adulto. Este acontecimento fez cair o dogma de irreversibilidade da
O tema que me foi proposto pode ser encarado de vários ângulos. O que a ciência tem feito pelo homem é um deles. Outro poderia ser o efeito da ciência sobre as atitudes gerais do próprio homem, desde que passou a raciocinar cientificamente. Outro ainda, o que a ciência poderá ter feito contra o homem, criando meios de destruição física e por vezes abalando conceitos religiosos profundamente entranhados em sua alma. E muitas outras variações poderíamos imaginar.
Avanços na ciência ameaçam a humanidade
O físico britânico Stephen Hawking afirmou que a humanidade corre o risco de ter de enfrentar uma série de perigos criada por ela mesma como guerra nuclear, aquecimento global e vírus criados pela engenharia genética.
O cientista disse também que o progresso na ciência e na tecnologia criará "novas formas de as coisas darem errado".
1 Inteligência artificial"(As máquinas) iriam evoluir sozinhas, refazer o próprio projeto a uma velocidade cada vez maior. Humanos, que são limitados por uma evolução biológica lenta, não poderiam competir e seriam substituídos."
os esforços para criar máquinas que pensem sozinhas são uma ameaça à nossa existência
2 Guerra nuclear; As armas de destruição em massa atuais são capazes de acabar com a vida na Terra, e a proliferação dos arsenais nucleares é uma grande preocupação mundial.
Se as máquinas não nos matarem, nós poderemos fazer isso por conta própria.
3 Vírus criado por engenharia genética ; preocupado com a biologia. Armas nucleares precisam de instalações grandes, mas engenharia genética pode ser feita em um pequeno laboratório. Você não consegue regulamentar cada laboratório do mundo. O perigo é que, seja por um acidente ou algo planejado, criemos um vírus que possa nos destruir"
É irônico que um nome tão importante da ciência identifique o progresso científico como uma grande fonte de novas ameaças.
Em ocasiões anteriores, Hawking destacou o risco potencial de a inteligência artificial se tornar uma séria ameaça para a raça humana.
Mas o físico insiste que a humanidade sempre encontrará formas de lidar com problemas que surgirem.
"Não vamos parar de progredir, ou reverter (o progresso), então temos que reconhecer o perigo e controlá-lo. Sou otimista e acredito que conseguiremos."

Outros materiais