Buscar

Documento (9).docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (345352)
Metodologia Científica (FIL13)
QUESTÃO:
1. Existem diferentes maneiras de conhecermos o mundo segundo cada cultura ou tempo histórico. Entre os tipos e as formas de conhecimento, destaca-se o conhecimento teológico, científico, senso comum ou popular e filosófico. Nesse contexto, disserte sobre dois tipos ou formas de conhecimento.
RESPOSTA ESPERADA:
- Mítico ou religioso: é cercado de aspectos mágicos e místicos. Trata das dimensões sobre a existência humana. O critério para estabelecer a verdade se dá através da aceitação e da fé.
- Popular ou espontâneo: é um resultado das vivências do dia a dia, do saber viver e das experiências que são passadas de geração em geração. Também chamado de senso comum, é considerado um saber fragmentado e sem comprovação científica.
- Científico: baseia-se em conhecimentos fundamentados por métodos que expliquem a realidade e sejam capazes de verificação ou comprovação. Pretende explicar a realidade física e os fenômenos da natureza, sociais e econômicos. 
- Filosófico: conhecimento que se preocupa em conhecer a fundo a realidade e que busca as origens das coisas, fenômenos ou sujeitos. Seu princípio parte do questionamento, da reflexão e do constante aprendizado.
- Artístico: conhecimento fundamentado pela sensibilidade do sujeito que interpreta o mundo ou cria obras que fazem refletir sobre o mundo.
QUESTÃO:
2. A definição de "ciência" e sua implicação na geração de conhecimento e tecnologia é motivo de muitas discussões entre grupos de pesquisa e cientistas. Talvez seja difícil definirmos o que é a ciência ou o ato de pesquisar, ou ainda não exista uma única definição. No entanto, é fato que contribui para o desenvolvimento da humanidade através da análise crítica, e não do senso comum. Desta forma, contextualize "ciência" e explique por quais motivos as pessoas que não estão habituadas ao conhecimento científico tendem a opinar através do senso comum.
RESPOSTA ESPERADA:
Ciência pode ser entendida como um processo que visa gerar conhecimento através da utilização de metodologias específicas, já testadas, permitindo assim interpretar a realidade e fenômenos que nos cercam. A ciência em todo o mundo pode ser realizada nas empresas e também em instituições de ensino, apoiada por grupos de pesquisa, que são pessoas com interesses de investigação comuns e que atuam em linhas específicas de pesquisa, gerando informações preciosas para tomada de decisão frente a problemas, assim como a inovação e descoberta de novas tecnologias. De forma geral, entendemos que é a busca desinteressada do conhecimento ou da verdade, buscando soluções para o mundo. E essa busca envolve conhecimento aprofundado, com objetivos específicos. Portanto, pessoas que não conhecem o método científico (métodos e técnicas para resolver problemas em uma determinada área) tendem a ter uma opinião equivocada sobre determinado assunto, partindo para uma análise de senso comum, não apropriada para a tomada de decisão.
QUESTÃO:
3. As referências bibliográficas, que devem estar na última parte do seu paper, têm informações técnicas sobre a obra ou artigo pesquisado e são convencionadas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Utilizando as informações a seguir sobre o livro, monte a referência apropriada para esta obra, seguindo as normas da ABNT:
Nome do livro: As regras do método sociológico.
Autor: Émile Durkheim.
Editora: Nacional.
Local: São Paulo.
Ano: 1985.
RESPOSTA ESPERADA:
DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico [em negrito]. São Paulo: Nacional, 1985.

Outros materiais