Buscar

Desafio Imuno desenvolvimento dos linfócitos B vacinas

Prévia do material em texto

DESENVOLVIMENTO DOS LINFÓCITOS B : VACINAS (GRUPO A)
As vacinas atenuadas, as quais são compostas por bactérias ou vírus ainda vivos, mas que, por cultivo em condições adversas, perderam sua capacidade de produzir a doença. O microorganismo mantem a capacidade de se multiplicar no organismo do individuo vacinado, não causando doença e induzindo uma resposta imunitária adequada. As vacinas inativadas são compostas por vírus ou bactérias mortos inativados por processos químicos ou físicos, após replicações em meios específicos.e estas vacinas têm como desvantagem induzir uma resposta imunitária subóptima, o que requer a necessidade de associar adjuvantes ou proteínas transportadoras e a administração de varias doses de reforço. Existe ainda, a vacina combinada a qual é estruturada por antígenos de diversos agentes infecciosos na mesma apresentação, este tipo de vacina é aplicado em uma mesma administração.
A diferença entre as duas (atenuada e inativada) diz respeito à velocidade nas respostas imunológicas. Enquanto as vacinas compostas por bactérias e vírus ainda vivos podem ser eficazes apenas com uma dose, as vacinas formadas por vírus ou bactérias mortas precisam de doses de reforço para garantir uma concentração adequada de anticorpos.
Processo de fabricação de vacina tem as seguintes etapas:
Inativação – isso envolve fazer a preparação do antígeno
Purificação – o antígeno isolado é purificada
Formulação – o antigénio purificado é combinada com adjuvantes, estabilizadores e conservantes para formar a preparação final da vacina.
A produção inicial envolve a geração do antígeno do micróbio. Para isso o micróbio ou o vírus é cultivado em células primárias como ovos de galinha (por exemplo de gripe) ou na célula linhas ou cultivados humanos células (por exemplo, hepatite A). Bactérias contra as quais são desenvolvidas as vacinas podem ser cultivadas em biorreatores (por exemplo, Haemophilus influenzae tipo b). O antígeno pode ser também uma toxina ou toxóides do organismo (por exemplo, difteria ou tétano) ou pode ser parte dos microorganismos também. Proteínas ou partes do organismo podem ser gerados em culturas de células, bactérias ou leveduras. Bactérias ou vírus podem ser enfraquecidos usando produtos químicos ou calor para fazer a vacina (p. ex., vacina antipólio).
Depois que o antígeno é gerado, é isolado de células usadas para gerá-lo e o vírus é enfraquecidos ou atenuado. Uma vez que o antígeno é desenvolvido a vacina é formulada pela adição de adjuvantes, estabilizadores e conservantes. O papel do adjuvante é melhorar a resposta imune do antígeno e dos estabilizantes aumentam a vida de armazenamento e conservantes.
Exemplos de vacinas atenuadas virais as vacinas contra: sarampo, caxumba, rubéola, varicela, febre amarela, rotavírus e poliomielite (oral). As vacinas atenuadas bacterianas são: vacinas contra BCG e contra a febre tifóide (oral).
Alguns exemplos das inativadas virais são as vacinas contra: poliomielite (parenteral), hepatite A, hepatite B, raiva, influenza, papilomavírus. E as inativadas bacterianas são: vacinas contra coqueluche, tétano, difteria, febre tifóide (parental) e cólera.

Continue navegando