Buscar

prova discursiva Nota 80 antropologia e sociologia da educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina(s): nota 80
Antropologia e Sociologia da Educação
Filosofia da Educação
	Data de início:
	21/07/2016 16:46
	Prazo máximo entrega:
	21/07/2016 18:01
	Data de entrega:
	21/07/2016 17:45
Questão 1/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
Uma das dificuldades mais comuns enfrentadas pelo professor é o que se costuma chamar de “controle da disciplina”. Dizendo assim, dá a impressão de que existe uma chave milagrosa que o professor manipula para manter a disciplina. Não é assim. A disciplina da classe está diretamente ligada ao estilo da prática docente, ou seja, a autoridade profissional, moral e técnica do professor. Quanto maior a autoridade do professor (no sentido que mencionamos), mais os alunos darão valor às suas exigências.
 
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. Disponível em: http://www.eduvalesl.edu.br/site/edicao/edicao-102.pdf - Acesso em novembro de 2015.
 
 
Considerando os estudos na disciplina e o que traz o livro-base sobre as tendências pedagógicas na educação, explique como a tendência escolanovista concebe o papel do professor e do aluno no processo de ensino-aprendizagem.
Nota: 16.0
	Busca-se construir um processo ativo com a participação do aluno. O professor torna-se um mediador do processo educativo cabendo ao aluno assumir seu protagonismo. A metodologia da problematização visa fazer da sala de aula uma comunidade de investigação fazendo com que o aluno aprenda para vida e atuação na sociedade. O objetivo é formar um individuo com independência intelectual e autonomia social e política.
Resposta: A escolanovista tinha o papel de formar atitudes nos alunos, se preocupava mais nos processos psicológicos do que nos sociais e pedagógicos. Buscava o auto desenvolvimento do aluno. Os conteúdos de ensino da escola nova enfatizam os processos de desenvolvimento das relações e da comunicação pessoal ao mesmo tempo permite que o aluno busque o próprio conhecimento a transmissão do conteúdo é secundário. " O ensino partia do concreto para o abstrato, do próximo para o distante, o método valorizava aquisição de conhecimentos sentidos". ( Vidal, escola nova e processo educativo). Tinha como método o esforço do professor em desenvolver um estilo próprio para aprendizagem do aluno afinal de contas o aluno é o centro e ele constrói o próprio conhecimento. Acima de tudo essa nova pedagogia não admite o ensino forçado e sim o aprendizado funcional, a motivação vem do aluno na busca da auto-realização
Questão 2/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
Na verdade, o fim essencial da pedagogia não é conhecer, de maneira desinteressada, a realidade dos fatos educativos: sua orientação é prescritiva e sua finalidade é a prática mesma. [...] Por conseguinte, a pedagogia pode ser situada numa posição intermediária entre a arte e a ciência, dependente de uma atitude mental específica, como no caso das teorias médicas e políticas. Há reflexão, na verdade, mas essa reflexão não é orientada para a explicação, mas para a ação. Daí vem a famosa fórmula de Durkheim: a pedagogia é uma “teoria prática”, “ela não estuda cientificamente os sistemas de educação, mas reflete sobre eles, para fornecer à atividade do educador ideias que o dirijam”.
 
PLAISANCE, É.; VERGNAUD, G. As ciências da educação. São Paulo: Loyola, 2003. (p. 22)
 
A partir do texto e com base nos conteúdos e livro da disciplina, sintetize: o que é a educação, para Durkheim?
Nota: 16.0
	[...] Nas palavras do próprio Durkheim (1975, p. 41): A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver na criança certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança particularmente se destine. (p. 81)
Resposta:" A educação tem por objetivo suscitar e desenvolver na criança estados físicos e morais que são requeridos pela sociedade política no seu conjunto." " A sociedade e cada meio social particular determinam o ideal que a educação realiza". ( Durkheim ) Para ele a educação é uma socialização da jovem geração pela geração adulta. E quanto mais eficiente for o processo melhor será o desenvolvimento da comunidade em que a escola esteja inserida.
Questão 3/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
As correntes renovadoras, desde seus precursores como Rousseau e, de alguma forma, também Pestalozzi e Froebel , passando por Kierkegaard, Stirner, Nietzsche e Bergson  e chegando ao movimento da Escola Nova, às pedagogias não diretivas , à pedagogia institucional (Lobrot, Oury) e ao construtivismo desembocam sempre na questão de como aprender, isto é, em teorias da aprendizagem, em sentido geral.
 
SAVIANI, Demerval. As concepções pedagógicas na história da educação brasileira. Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/navegando/artigos_pdf/Dermeval_Saviani_artigo.pdf - Acesso em 18/11/ 2015
 
 
 A  Escola Nova trouxe  mudanças nas práticas e concepções sobre a educação e o trabalho escolar. Elabore um texto identificando e explicando três dessas ideias que foram introduzidas por John Dewey.
 
Nota: 16.0
	Uma primeira ideia defendida por Dewey é uma visão pragmática da escola que deve ser menos teórica e mais prática. A escola deve preparar apara. Todo processo educacional deve contemplar o educando de modo o mais integral possível, contribuindo pra seu desenvolvimento físico e corporal, intelectual em suas habilidades cognitivas e ainda ajudar na sua estruturação emocional para que saiba se relacionar com seus semelhantes (p. 228 a 230). 
Resposta:Estímulo a cooperação, influenciado pelo empirismo Dewey criou uma escola laboratório ligada a universidade onde lecionava para testar métodos pedagógicos. Ele insistia na necessidade de estreitar a relação entre a teoria e a prática. Liberdade intelectual para os alunos, a filosofia de Deweyana remete a uma prática docente baseada na liberdade do aluno para elabora as próprias certeza, os próprios conhecimentos, as próprias regras morais. Isso não significa reduzir a importância do currículo ou de saberes do educador. Para Dewey o professor deve apresentar os conteúdos escolares na forma de questões ou problemas e jamais dar de antemão respostas ou soluções prontas. 
Questão 4/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
“Modificou consequentemente , a concepção de professor, aluno, trabalho pedagógico, conteúdos, formas de avaliação e também, a relação com o educando durante o processo ensino-aprendizagem. O professor passou a ser visto como aquele que, na sua tarefa educativa, se utilizaria do método científico levando para a sala de aula as experiências no campo pedagógico; experiências inspiradas, principalmente pela Biologia Educacional, Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento e, ainda pela Sociologia. A formação do professor passou, a partir desse momento, a ser percebida como necessariamente muito mais sólida, uma vez que não se fundamentava apenas na vocação enquanto um dom inato, mas sim na Pedagogia entendida como a ciência da Educação”
 
 
Disponível em: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2005/anaisEvento/documentos/com/TCCI133.pdf - Acesso em 20/11/ 2015
 
 
  Apresente  uma   característica  da concepção tradicional  e uma característica da visão de John Dewey sobre o objetivo da educação:
Nota: 16.0
	Considerando o contexto histórico de cada uma das abordagens, fica evidenciado que, enquanto a perspectiva tradicional inspirada nas ideias de Herbart, o foco era desenvolver uma educação moral, de instrução e obediência dos educandos, numa concepção elaborada de forma externa,  apriori e independente dos indivíduos, na concepção de Dewey que veio dar sustentação a Escola Nova no Brasil, o foco está no desenvolvimento da subjetividade, no indivíduo em sua capacidade de autoformação, independência e autonomia. (p. 228-231).
Resposta:Segundo Dewey, o processo educativo deve integrar-se na experiencia concretanos interesses e necessidades do educando, deve também se tornar processo individualizado. Nesse processo, as atividades manuais, práticas, assumem a mesma importância que desempenham na vida real.
Questão 5/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
No prefácio da segunda edição de seu livro As regras do método sociológico, Durkheim (1995) reconhece como sua principal contribuição metodológica uma maior acuidade no tratamento dos Fatos Sociais.
 
MARQUES, R. Contracultura, tradição e oralidade. São Paulo: Annablume, 2004. (p. 48)
 
A partir do texto e de acordo com os conteúdos e livro-base da disciplina, de que forma os fatos sociais devem ser estudados, na perspectiva de Durkheim?
Nota: 16.0
	Segundo Durkheim, os fatos sociais devem ser estudados como coisas. Em outras palavras, o pesquisador deve colocar de lado seus preconceitos e estudar os fenômenos ocorridos nas sociedades humanas quase do mesmo modo como analisa um fenômeno da física e da biologia. (p. 79)
Resposta: Era preciso admitir que os conceitos que se tinha os fenômenos sociais, como a liberdade, a soberania e o socialismo, eram, na verdade, pre-noções, conceitos do senso comum, e que não podiam explicar cientificamente a realidade. Esses conceitos , segundo Durkheim, criavam uma espécie de cortina de fumaça que atrapalhava a visão da realidade e apreensão da verdade, dessa forma, ele propõe partir do estudo dos fatos sociais para, em seguida, construir conceito que realmente correspondesse a verdade, realidade.

Continue navegando