Buscar

Prova discussiva fundamentos psicologicos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Prova discussiva fundamentos psicologicos.
1-Discorra sobre a nova proposta de Vygotsky.
Vigotski possibilitou a compreensão da constituição do sujeito e de sua subjetividade dentro de um processo capaz de ir em direção ao sujeito social e observar sistemas psicológicos. Sua contribuição foi O PENSAMENTO E A LINGUAGEM .
2- Discorra sobre o que são os mapas conceituais.
Os mapas conceituais são diagramas que indicam a relação entre conceitos e podem ser vistos como diagramas hierárquicos que procuram refletir a organização conceitual de uma disciplina ou parte de uma disciplina. Seu objetivo é mostrar as relações hierárquicas entre os conceitos que estão sendo ensinados .
3-Escreva um texto dissertativo sobre as relações entre gênero e educação.
Uma primeira observação a fazer quando tratamos de gênero é que esse conceito não se limita à condição biológica, mas sim a uma construção social e histórica vinculada à relação de poder entre os sexos, sendo essa uma das mais antigas relações existentes nas sociedades humanas. A falta dessa compreensão produz preconceitos que se apoiam na naturalização ou biologização dos gêneros. 
4-Na Idade Média, Os principais expoentes desse pensamento foram Santo Agostinho e São Tomás de Aquino. A partir dessas informações e dos conceitos apresentados por Nogueira e Leal (2012), discorra sobre o papel da filosofia nesta época.
Neste período, o papel filosófico estava subordinado à teologia, dogmatizando e interpretando a Bíblia sem propriamente criar novas concepções de mundo, mas buscando com intensa força elaborar sínteses de pensamentos já existentes. As escolas deste período, caracterizado pelo monopólio eclesiástico de ensino, eram organizadas pela Igreja, ligadas ao ensino religioso e à leitura de textos canônicos e fixadas por intermédio de dogmas, que pregavam o desprezo do mundo, a humildade, a solidão e o silêncio, o amor de Deus e a consciência do pecado.
5-“Uma formação omnilateral não se resume a formar o trabalhador unidimensional.” 
* Omnilateral: que contempla todas as dimensões.
* Unidimensional: única dimensão.
No contexto da reflexão sobre os fundamentos da educação, com base no pensamento apresentado acima e nas reflexões e estudos realizados nas disciplinas dessa Unidade Temática, discorra sobre a educação enquanto processo humanizador. 
Possíveis elementos que podem compor a resposta: Uma consideração fundamental quando se reflete sobre a educação é compreendê-la como um processo humanizador. Nessa perspectiva, é preciso concentrar atenção nas características de uma formação que seja realmente integral, ou seja, omnilateral, como indicado na citação apresentada. Pensar a educação como mero treinamento para o exercício de uma função determinada na sociedade é destituí-la do que ela tem de mais genuíno: a possibilidade de potencializar as qualidades humanas em benefício de toda a humanidade. Ter uma profissão, possuir um emprego e trabalhar são condições necessárias ao “existir humano”. No entanto, isso não significa que a educação deva se restringir a uma formação apenas para esse fim. Em outras palavras, uma formação integral não atua simplesmente no sentido de adaptar o indivíduo às regras de uma sociedade para que exerça sua função. Há outras dimensões da vida, como a arte, a religião, o esporte, o lazer, o conhecimento.
6-De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, Durkheim conceitua a
SOLIDARIEDADE MECÂNICA como...
A Característica de sociedades mais simples com baixo nível de divisão do trabalho e o elo entre os indivíduos se forma por uma forte consciência coletiva fundada na crença e rígidos valores morais.
7-De acordo com a teoria de Marx, a desigualdade social se explica...
Pela divisão da sociedade em classes sociais, decorrente da separação entre proprietários e não proprietários dos meios de produção.
8-De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, Marx com tal teoria, pela óptica
marxista, defende que ...
Os conflitos nascem das contradições, sendo estas resultantes do acesso desigual aos meios de produção.
9-De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, WEBER conceitua RELAÇÃO SOCIAL
como...
A Para Weber a relação social se diferencia da ação social pelo fato de que aquela relação demanda de que os atores realize m a ação de modo recíproco .
10-Com base nos conteúdos das aulas e livro base da disciplina, o que é a “autoatualização” proposta por Carls Rogers?
É considerado como o mais alto nível de saúde psicológica que um indivíduo pode alcançar.
11-Baseado no texto, no conteúdo das aulas e no livro da disciplina, o momento de equilíbrio entre o
indivíduo e o meio físico e social é chamado de...
Equilibração majorante.
12-Discora sobre o método não diretivo:
“O MÉTODO NÃO DIRETIVO, Ou CENTRADO NO CLIENTE, desenvolvido por Rogers, defende uma postura empática e incondicional por parte do terapeuta, e o cliente é visto como uma pessoa, capaz de compreender a si próprio e o mundo.” No contexto educativo, o método não diretivo de Rogers compreende o aluno como uma pessoa dotada de interesses e capaz de responsabilizar-se por suas escolas.
13-Zona de Desenvolvimento Proximal Iminente (ZDP)?
É um conceito elaborado por Vigotsky, e define a distância entre o nível de desenvolvimento atual, determinado pela capacidade de resolver um problema sem ajuda, e a gama de possibilidades, determinado através de resolução de um problema sob a orientação de um adulto ou em colaboração com outro companheiro. Quer dizer, é a série de informações que a pessoa tem a potencialidade de aprender mas ainda não completou o processo, conhecimentos fora de seu alcance atual, mas potencialmente atingíveis.
14-De acordo com o conteúdo das aulas e do livro base da disciplina, Rogers propõe que que os alunos
sejam capazes de compreender os conteúdos educacionais de forma pessoal e...
Significativa.
15-Explique como se dá esse processo impositivo para Durkheim e quais as suas consequências na sociedade. Cite, ainda, alguns exemplos de fatores sociais que fazem parte do sistema maior do ?fato social?.
Esse processo se dá por imposição de regras, normas, tradições, valores, crenças e relações já existentes antes mesmo de esse indivíduo vir ao mundo. Assim, por meio de coerção, essas regras lhe são impostas como algo imutável e superior a ele, levando-o a se adaptar ao meio em que vive, e não o contrário. Como consequência, aqueles que estiverem fora desse sistema social sofrerão as penalidades pelo não cumprimento das regras sociais, gerando exclusão do meio e até mesmo a privação de sua liberdade. Como exemplos de exclusão, podemos citar alguém que fala uma língua sem prestígio pela sociedade e que, por não saber utilizar a língua padrão da sua sociedade, será excluído e, muitas vezes, ridicularizado.
Outra consequência marcante do fato social é a classificação dos indivíduos em grupos distintos que possuem funções diferentes entre si.
16-Discorra sobre o significado do desenvolvimento da criança para Wallon.
Wallon acredita que o desenvolvimento da criança é marcado por contradições e conflitos, resultantes da maturação orgânica e das condições ambientais em que ela está inserida. Seus estudos mostram que em cada idade existe um tipo próprio de interação entre a criança e o seu meio e, assim, as etapas do desenvolvimento possuem um ritmo descontínuo, marcado por rupturas, retrocessos e reviravoltas que provocarão mudanças em cada etapa da vida (p. 126).
17-Faça a distinção entre esses três tipos de educação, levando em consideração o exposto no livro da disciplina.
A educação humanística é própria das elites e tem por característica o foco no ensino das humanidades para a formação de profissionais voltados para cargos de altos graus. Também faz parte desse tipo de educação a educação religiosa. Já a educação especializada atende o mercado capitalista, formando pessoas especializadas em certos tipos de serviços, especialmente os queimplicam trabalhos de burocracia, servindo a grandes companhias, públicas ou privadas. Por fim, a educação carismática forma líderes, levando-os a fazer com que seus súditos os sigam, exercendo, assim, uma forma de dominação política e/ou religiosa.
18-De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, explique o conceito de ação social.
Para Weber, toda ação social é dotada de sentido e orientada pelas ações de outras pessoas, sendo compartilhada por ambas as partes dessa ação e expressão da própria vontade do agente. Portanto, para Weber, o que distingue a ação social das demais ações humanas é que esta é uma ação com sentido e orientada pelas ações de outras pessoas. Ainda, somente é ação social se esta for compartilhada, em sentido, por ambas as partes dessa ação, sendo tal sentido não objetivamente constituído, como acreditava Durkheim.
19-informações, discorra sobre o estágio sensório-motor.
É na fase sensório-motor que ocorre a organização psicológica básica em todos os aspectos (perceptivo, motor, intelectual, afetivo e social). É nessa fase também que o bebê traz tudo para si, pega e manipula tudo o que vê, ou seja, seus movimentos são sempre no sentido de trazer os objetos em direção ao seu corpo, para explorá-los ou, simplesmente, e com muita frequência, levá-los à boca. A inteligência aparece, com efeito, bem antes da linguagem, isto é, bem antes do pensamento interior que supõe emprego de signos verbais. Outras noções constituídas nessa fase são as de causalidade e de temporalidade, assim como a evolução da afetividade, que está sempre atrelada à evolução da inteligência.
20-
21-
22-
23-
24-
25-
26-
27-
28-
29-
30-

Outros materiais