Buscar

RESUMO MARKETING 3.0 CAPÍTULO 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CAPÍTULO 5: MARKETING DOS VALORES JUNTO AOS PARCEIROS DE CANAL
Caso Dell: Modelo direto, eliminando os revendedores. Em 1999, a empresa era a que mais vendia internet.
Porém desde 2005, o crescimento da empresa diminuiu. Devido a dois fatores:
Os consumidores passaram a ver os computadores como commodities
O modelo direto não atendia as necessidades de um mercado maduro.
Constata-se que o maior lucro não está mais no mercado desenvolvido, mas nos mercados em desenvolvimento, cujo a tecnologia não alcançou seu auge. 
No marketing 3.0, tanto empresas como consumidores e empregados, são um canal como seus próprios valores, objetivos e missões. 
É extremamente importante que a empresa selecione um parceiro de canal que compartilhe os mesmos objetivos, valores e identidade, facilitando a transmissão de sua ideia ao público.
O propósito de um futuro parceiro de canal é facilmente observado por meio de breves pesquisas, diferente da sua identidade que está atrelada ao caráter do possível canal, exigindo assim, maior investigação. Mais difícil ainda é entender os valores desses canais, pois envolve ideais compartilhados dentro da empresa. 
Para o sucesso na parceria existem 3 avaliações a serem feitas:
1) A empresa e o parceiro devem almejar um sucesso mutuo. 
2) Ambas devem adotar o mesmo padrão de qualidade.
3) Seus valores devem ser compatíveis.
Com o crescimento do mercado e da empresa, o parceiro de canal acaba sendo o gerenciador da sua imagem frente ao consumidor. O que torna a empresa dependente do seu parceiro, pois é ele que apresenta seu produto ao consumidor.
A empresa se torna ainda mais dependente dos parceiros, especialmente quando não se comunica diretamente com o consumidor de nenhuma forma. Como por exemplo, a Maria Yee não tem comunicação direta com seus consumidores, o que a torna dependente de seus parceiros para transmitir sua imagem sustentável (“verde”)
Em alguns casos, os consumidores se tornam parceiros da empresa. Isso é constado em casos de consumidores de baixa renda em mercados em desenvolvimento.
 Em países em desenvolvimento, o acesso aos produtos pode ser a maior barreira da empresa com o consumidor, por falta de pontos de distribuição e comunicação. Por outro lado, algumas empresas já constataram que por exemplo, na Índia, 87% dos consumidores compram determinado produto por recomendação de familiares e amigos.
No marketing 3.0 o poder de mercado está nas mãos dos consumidores. E os parceiros de canal atuam, não só como distribuidores, mas também como ponto de comunicação com o consumidor.

Continue navegando