Buscar

Gabartio AD2 A Micro 2016.2


Continue navegando


Prévia do material em texto

GABARITO
Avaliação a Distância – AD2 - Período - 2016/2º
Disciplina: Análise Microeconômica
Coordenador: Cleber Ferrer Barbosa
Questão 1
Estudamos os custos totais, variáveis e fixo. No gráfico da figura 9.5 da aula há um erro conceitual em relação a uma dessas curvas. Identifique.
R: a curva de custo variável é paralela a curva de custo total. A Curva de custo total é exatamente a que está no gráfico com o rótulo de CV. A curva de CV deveria ser uma paralela a aquela, mas saindo do ponto de origem. No ponto de zero produzir, o custo variável é zero.
Questão 2
O custo de produção, em dólares, de uma firma pode ser expresso por: CT = 4q2.
Considerando que q represente a quantidade (em unidades) do produto realizado pela empresa, calcule: 
Os custos médio e marginal a firma produz 5 unidades.
R: CMe= 20; Cmg= 40
Pode se afirmar que essa empresa está no curto ou longo prazo? Justifique.
R: Longo prazo. A equação não apresenta custos fixos, uma vez não conter valores constantes.
Questão 3
Novas tecnologias têm elevado a produtividade do Trabalho. Mostre que se os salários estão constantes, a elevação da produtividade permite que o empresário reduza o preço do produto na mesma proporção do aumento da produtividade. Dica: relação inversa entre produtividades e custos; preço = custo mais lucro.
R: Temos Cmg= w / Pmg. Se a Pmg aumenta, o custo marginal diminui, uma vez que o salário esta constante. Assim, o empresário pode reduzir o preço na proporção que a produtividade aumentou.
Questão 4
Considere o objetivo de maximização de lucro. Se para a empresa o preço alcançar valor menor que o custo médio de produção, o que se pode dizer sobre o lucro médio? Se o preço for 4 e o custo médio de produção for 6, qual o valor do lucro total quando se produz 20 unidades?
R: Se o preço estiver menor que o custo médio a empresa está tendo prejuízo por cada unidade de produto vendida. Nos dados apresentados, o prejuízo será (2) x 20= 40
Questão 5
No curto prazo, o custo total de produção é uma curva paralela ao respectivo custo variável? Sim ou não? Explique sua resposta.
R: É paralela porque a diferença entre tais custos é o custo fixo. Se este é fixo, a diferença é sempre a mesma. No fluxo de valores para tais custos a diferença sendo a mesma conduz as duas curvas como paralelas.