Buscar

TEMPOS E MÉTODOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Deseja-se determinar o número de cronometragens que são necessárias para estabelecer o tempo padrão de uma operação de costura de uma camisa de algodão. Uma cronometragem inicial realizada por meio de 3 tomadas de tempo revelou um tempo médio de 1,80 minutos e uma amplitude de 0,3 minuto. Determine o número de cronometragens necessárias se desejamos que o resultado tenha 95% de probabilidade de estar correto e um erro relativo de 5%.
Um analista de processos de uma fábrica da linha branca cronometrou a operação de montagem de determinada porta de um modelo de refrigerador. Foram feitas 7 cronometragens iniciais para as quais foram obtidos os valores expressos abaixo. A empresa adota o grau de confiança de 95% com erro relativo de no máximo 5%. 
10,5 – 10,3 – 9,3 – 9,2 – 9,5 – 9,9 – 10,0 (minutos)
Determine o número ideal de cronometragens. 
A tomada de tempos foi válida, por que? 
Determine o tempo normal para uma velocidade de 116%
E para a velocidade de 97%, qual seria o tempo normal?
Se a empresa adota uma tolerância de 1,2, qual seria o tempo padrão para cada velocidade?
Uma operação foi cronometrada 7 vezes obtendo-se os tempos em minutos dados abaixo. O cronometrista avaliou a velocidade da operação (valor válido para as sete cronometragens) em 110%. A empresa considera que a operação cronometrada é uma operação que exige um esforço especial e fixa um fator de tolerância de 25% sobre o tempo normal (FT = 1,25). 
2,7 – 2,6 – 2,9 – 3,0 – 2,8 – 2,9 – 3,1 (minutos)
Determine:
O tempo médio (TM);
O tempo normal (TN);
O tempo padrão (TP).
Para estudar os tempos de um processo de envase de bebidas, realizaram-se 6 tomadas de tempo, obtendo-se com os seguintes resultados em segundos:
9,0 – 9,9 – 8,6 – 9,5 – 8,9 – 9,4
A empresa deseja que o tempo padrão tenha 95% de probabilidade de estar correto e uma variação máxima de 6% sobre o tempo determinado. Quantas cronometragens devem ser realizadas?
Caso a empresa anterior queira trabalhar com 98% de probabilidade tempo padrão correto, o número de cronometragens realizadas continua sendo suficiente?
Uma operação consiste em cortar barras de ferro com 1 metro de comprimento em uma máquina de serrar. Para executar o corte a máquina de serrar deve ser preparada de maneira adequada, colocando-se uma serra nova e deve-se marcar o ponto de corte para que as barras cortadas tenham o comprimento correto. Estas atividades levam um tempo de 10 minutos, que é considerado o tempo padrão de setup (ou tempo de preparação da máquina). A cada 100 barras cortadas, deve-se trocar a serra e reajustar a máquina de serrar levando-se novamente um tempo de 10 minutos. A operação de corte foi cronometrada 10 vezes, obtendo-se um tempo médio de 10,7 minutos e o cronometrista avaliou a velocidade do operador em 110%. Se o fator de tolerância FT é igual a 1,20, determinar:
a) O tempo padrão da operação de corte. 
b) O tempo padrão por peça com setup. 
c) O tempo (em horas) para um lote de 1.550 peças.
7) Uma operação de montar uma placa foi cronometrada 5 vezes, obtendo-se o tempo médio por ciclo de 4,5 min com amplitude de 0,2 min. O cronometrista avaliou a velocidade média do operador em 95% e foi atribuído ao trabalho um fator de tolerância (pessoal e fadiga) de 18%. Considerando um erro máximo admissível de 2%. Confira se o número de cronometragens foi suficiente e calcule o tempo padrão da operação. 
8) Um estudo de tempos de uma operação de preparação de uma máquina apresentou os tempos descritos abaixo. A velocidade do operador avaliada pelo cronometrista foi de 103% e a empresa concede 30 minutos para lanches e 25 minutos para atrasos inevitáveis em um dia de 8 horas de trabalho. A empresa fixou um erro máximo admissível de 3%, com grau de confiabilidade de 97%.
24,5 – 23,3 – 22,1 – 24,8
Com base nos dados, determine:
O número mínimo de cronometragens.
O tempo normal;
O tempo padrão da operação;
Caso a empresa diminua o erro máximo para 1%, qual será o novo número mínimo de cronometragens? 
Se a média com as novas cronometragens ficar em 24,8 minutos e a velocidade cair para 98%, qual será o novo tempo normal?
O tempo para lanche aumentou para 35 minutos e o para atrasos diminuiu para 15 minutos. Foi adicionado um tempo de 12 minutos para alívio de fadiga. Qual o novo tempo padrão? (Utilize os dados do letra e).
9) Uma operação foi cronometrada 8 vezes, obtendo-se os tempos em segundos dados abaixo. 
Tempos cronometrados (segundos): 20,7 – 21,0 – 22,9 – 23,4 – 20,8 – 21,8 – 22,3 – 20,9
Determine o tempo médio.
A empresa necessita estabelecer o tempo padrão da operação com um grau de certeza de 92%, quantas vezes o tempo deve ser tirado?
O cronometrista avaliou a velocidade da operação em 95%. Determine o tempo normal.
A operação cronometrada é uma operação que não exige um esforço especial e a empresa adota um fator de tolerância de 15% sobre o tempo normal. Determine o tempo padrão.
10) Em uma empresa, o setor de prensa, está fabricando peças que são prensadas com tempo normal de 4 segundos. Se a empresa concede um fator de tolerância de 1,3. 
a) Calcule o tempo padrão por peça.
Se a mesma empresa apresenta um tempo padrão de setup de 40 minutos, que se destina a trocar o estampo a cada 10.000 peças produzidas. Neste caso, determine o tempo padrão 
b) por peça (segundos)
c) por lote de 5.000 peças (minutos).

Outros materiais