Buscar

03 Processo Falimentar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Processo Falimentar
Apuração do ativo:
O administrador judicial deve apresentar o ativo do empresário falido, para dar andamento ao processo falimentar. A apuração do ativo envolve atos como a arrecadação de todos os bens, documentos, contabilidade, bem como o patrimônio do empresário.
Apuração do passivo:
A apuração do passivo se dá pela apresentação do hall dos credores do falido. O administrador judicial deve elaborar o edital de credores apresentando os valores e a respectiva classificação dos créditos.
Após a publicação do edital de credores é possível a apresentação de habilitações e impugnações sobre as respectivas informações.
Liquidação:
A liquidação do processo falimentar ocorre após a apuração do ativo e passivo do empresário falido. Os bens do falido serão vendidos para efetuar o pagamento dos credores, respeitando as regras da lei 11.101/05.
Na fase de liquidação em primeiro momento são vendidos os bens da sociedade empresária e, posteriormente, os bens dos sócios com responsabilidade ilimitada ainda, se existir desconsideração da personalidade da PJ, os efeitos dessa decisão poderão alcançar os bens particulares dos sócios
O administrador judicial deve apresentar o relatório final apresentando a respectiva prestação de contas do processo falimentar. Após, o magistrado proferirá a sentença de encerramento do processo falimentar com a confirmação da falência ou a reabilitação do empresário.
Classificação:
O artigo 83 da Lei de Falência apresenta a classificação e a ordem de pagamento dos créditos falimentares.
O artigo 84 da Lei de Falência apresenta os chamados créditos extraconcursais.
Reabilitação:
Se todas as obrigações do processo falimentar foram cumpridas ou se ocorreu a prescrição das obrigações e eventuais crimes falimentares, o empresário estará reabilitado para o exercício da empresa.

Outros materiais