Buscar

casos de gasometria

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTÁGIO UTI- CRER - VESPERTINO
CASOS CLÍNICOS E GASOMETRIA
1.Paciente vítima de AVCi recente, 69 anos, internado na UTI, Glasgow 10, com cateter de O2 a 2 l/min, SapO2= 89%, apresentando FR= 35 rpm, fazendo uso de musculatura acessória da respiração, com tiragem intercostal e tosse produtiva. Após avaliação médica foi solicitado coleta de exames de sangue e gasometria: pH= 7,25 PO2= 60mmHg PCO2= 55 mmHg HCO3= 30 mEq/L BE= +2 mEq/L.
Qual o distúrbio apresentado? 
Qual é a resposta do organismo frente a este distúrbio você esperaria para que houvesse compensação? 
Qual (is) conduta (s) você poderia instituir para melhorar o quadro respiratório desse paciente? 
2.Um paciente de oitenta e um anos de idade chega ao Pronto Atendimento queixando- se de episódios repetidos de náuseas, vômitos, respiração superficial há 3 dias, além de febre e rebaixamento do nível de consciência (Glasgow 8). O exame clínico mostrou paciente pouco orientado e colaborativo, cianótico, frequência respiratória de 8 a 10 irpm, frequência cardíaca de 90 bpm, saturação parcial de oxigênio de 85% e ausculta pulmonar com murmúrio vesicular presente, com roncos difusos. Após avaliação médica foi solicitado coleta de exames de sangue e gasometria, o resultado: pH=7,50 PO2= 57mmHg PCO2= 50 mmHg HCO3= 35 mEq/L BE= +4 mEq/L.
Qual o distúrbio apresentado? 
Qual é a resposta do organismo frente a este distúrbio você esperaria para que houvesse compensação? 
Qual (is) conduta (s) você poderia instituir ou propor para melhorar o quadro respiratório desse paciente? 
3) Paciente de 72 anos, fumante de 2 maços de cigarros por dia desde os 15 anos, procura a Unidade de Pronto Atendimento da cidade queixando-se de febre, dispnéia, cansaço e tosse acompanhada por secreção purulenta. O Exame Físico revela aumento do diâmetro ântero-posterior do tórax, baqueteamento digital e ausculta pulmonar com diminuição do murmúrio vesicular com alguns roncos e estertores crepitantes esparsos. A avaliação da função pulmonar realizada pela espirometria evidenciou um padrão de obstrução ao fluxo aéreo grave. Após a realização da gasometria e da avaliação médica, o paciente foi liberado com a prescrição de corticóide, broncodilatador e antibiótico. Gasometria Arterial: pH= 7,22; PaO2= 67 mmHg; PaCO2= 59 mmHg; HCO3= 26 mEq/L; BE= -2, SatO2 90%. 
Qual seria o possível diagnóstico de base desse paciente? 
Qual seria o possível diagnóstico secundário desse paciente?
Qual o distúrbio ácido - básico apresentado?

Continue navegando