Buscar

Atividade 1 Teorias linguísticas.docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DISCIPLINA: TEORIAS LINGUÍSTICAS I
1. No trecho da história infantil “Marcelo, marmelo, martelo e outras histórias”, de Rute Rocha, que trata da curiosidade de Marcelo sobre o nome das coisas, é possível perceber que o menino está incomodado. Com base na teoria do signo linguístico, comente a preocupação de Marcelo. 
Uma vez Marcelo cismou com o nome das coisas: – Mamãe, por que é que eu me chamo Marcelo? – Ora, Marcelo, foi o nome que eu e seu pai escolhemos. – E por que é que não escolheram martelo? – Ah, meu filho, martelo não é nome de gente! É nome de ferramenta... – Por que é que não escolheram marmelo? – Porque marmelo é nome de fruta, menino! – E a fruta não podia chamar Marcelo, e eu chamar marmelo? (...) E Marcelo continuou pensando: Pois é, está tudo errado! Bola é bola, porque é redonda. Mas bolo nem sempre é redondo. E por que será que a bola não é a mulher do bolo? E bule? E belo? E bala? Eu acho que as coisas deviam ter nome mais apropriado. Cadeira, por exemplo, devia chamar sentador, não cadeira, que não quer dizer nada. E travesseiro? Devia chamar cabeceiro, lógico! Também, agora, eu só vou falar assim! (ROCHA, 1976).
2. Leia o fragmento do poema “E agora José?”, de Carlos Drummond de Andrade, e depois responda a questão:
Se você gritasse,
se você gemesse,
se você tocasse
a valsa vienense,
se você dormisse,
se você cansasse,
se você morresse…
Fonte: http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/resumos_comentarios/j/jose_poema_drummond.
Com base nas dicotomias saussurianas, identifique em que eixo (paradigmático ou sintagmático) está localizada esta ocorrência da língua e justifique sua resposta. 
3. Leia a canção “Palavras”, dos Titãs, sob a luz da teoria do signo linguístico, de Saussure. Encontre aproximações e distanciamentos entre o conceito "palavras", na canção, e "signo linguístico", na teoria de Saussure. 
PALAVRAS (Marcelo Fromer / Sérgio Britto) 
Palavras não são más 
Palavras não são quentes 
Palavras são iguais 
Sendo diferentes 
Palavras não são frias 
Palavras não são boas [...] 
Palavra eu preciso 
Preciso com urgência 
Palavras que se usem
4. Comente, em um único texto, os pontos da linguística estruturalista que os linguistas abaixo estão criticando e resuma-os, usando suas próprias palavras, explicando a compreensão de cada ponto. 
a) Émile Benveniste (1902-1976) afirma que o estruturalismo teria negligenciado o papel essencial que o sujeito desempenha na língua.
b) Eugenio Coriseu dizia que a possibilidade de delimitar a sincronia era uma ficção, pois a língua convive com mecanismos gramaticais e recursos lexicais que são fruto de diferentes momentos da história. O velho convive com o novo e isso caracteriza um estado de língua dado. 
c) Michel Pêcheux criticou a linguística saussuriana porque ao retirar-se do campo da parole, a abordagem estruturalista teria transformado todos os fenômenos textuais e semânticos numa espécie de terra de ninguém. Ao descartar a fala como objeto de estudo científico, Saussure teria destruído simultaneamente a possibilidade de uma linguística textual, e a possibilidade de uma análise científica do sentido dos textos.

Outros materiais