simulado de administração pedagogica
4 pág.

simulado de administração pedagogica


DisciplinaAdministração Pedagógica147 materiais348 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Questão 1/2 - Administração Pedagógica: Instrumentos Legais
Leia o fragmento de texto a seguir:
\u201cA Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/96) estabelece e regulamenta as diretrizes gerais para a educação e seus respectivos sistemas de ensino. Em cumprimento ao art. 214 da Constituição Federal, ela dispõe sobre a elaboração do Plano Nacional de Educação \u2013 PNE (art. 9º), resguardando os princípios constitucionais e, inclusive, de gestão democrática\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://escoladegestores.mec.gov.br/site/4-sala_politica_gestao_escolar/pdf/texto2_1.pdf>. Acesso em: 25 out. 2016.
De acordo com o texto-base Questões sobre a organização do trabalho na escola, existem alguns princípios norteadores para a organização do trabalho na escola. São eles: 
I. O projeto político-pedagógico
II. O trabalho coletivo
III. O uso das tecnologias
IV. O conhecimento da ciência pedagógica
V. O currículo oculto
Estão corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	II e III
	
	B
	I, II, III e IV
	
	C
	I e II
	
	D
	I, II e IV.
	
	E
	I, IV e V
Questão 2/2 - Administração Pedagógica: Instrumentos Legais
Leia o excerto de texto a seguir:
\u201cOs mecanismos de participação em uma gestão democrática, têm sido um tema de grande relevância no cenário da educação atual. Por um lado, temos escolas que de fato utilizam essas instâncias como forte aliado de sua gestão, promovendo a participação efetiva da comunidade. Por outro, há escolas que fazem uso desses mecanismos apenas para oficializar suas escolhas, nem sempre democráticas\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.anpae.org.br/seminario/ANPAE2012/3minicursos/IagriciMariadeLimaMaranhao.pdf>. Acesso em: 26 out. 2016 
De acordo com o texto-base Gestão escolar democrática: definições, princípios e mecanismos de implementação, as escolas e os sistemas de ensino precisam criar mecanismos para garantir a participação da comunidade escolar no processo de organização e gestão dessas instâncias educativas. Quais são os mecanismos de participação e gestão democrática na escola? Analise as afirmativas a seguir: 
I. Conselho escolar
II. Conselho de classe
III. Associação atlética e recreativa
IV. Associação de pais e mestres
V. Grêmio escolar
Estão corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	II e III
	
	B
	I, II, III e IV
	
	C
	I e II
	
	D
	I, II e V
	
	E
	I, II, IV e V
Questão 1/2 - Administração Pedagógica: Instrumentos Legais
Leia o fragmento de texto a seguir: 
\u201cA escola, de forma geral, dispõe de dois tipos básicos de estruturas: administrativas e pedagógicas. As primeiras asseguram, praticamente, a locação e a gestão de recursos humanos, físicos e financeiros. Fazem parte, ainda, das estruturas administrativas todos os elementos que têm uma forma material como, por exemplo, a arquitetura do edifício escolar e a maneira como ele se apresenta do ponto de vista de sua imagem\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas, SP: Papirus, 1995. p. 24.  
A partir do conteúdo apresentado no artigo-base Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva, as estruturas pedagógicas referem-se:
	
	A
	À gestão de equipamentos e materiais didáticos.
	
	B
	À gestão do mobiliário, distribuição das dependências escolares e espaços livres, limpeza e saneamento básico.
	
	C
	Às interações políticas, às questões de ensino-aprendizagem e às de currículo.
	
	D
	À locação e à gestão de recursos humanos, físicos e financeiros.
	
	E
	À gestão dos equipamentos e materiais didáticos, mobiliário, distribuição das dependências escolares e espaços livres.
 
Questão 2/2 - Administração Pedagógica: Instrumentos Legais
Leia o fragmento de texto a seguir:
\u201cA implementação de processos e práticas de participação coletiva, bem como a avaliação destas, é fundamental para romper com a lógica autoritária em que se estruturam as concepções e práticas dominantes de organização e gestão escolares\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Consescol/ce_cad5.pdf>. Acesso em: 01 set. 2016.
Conforme o texto-base A escola como lócus de formação docente, a gestão escolar é mediadora da formação contínua dos professores. Qual alternativa apresenta os grandes desafios vividos pelos gestores escolares, na busca por uma gestão democrática? Analise as alternativas a seguir e assinale a correta:
 
	
	A
	A dificuldade para promover relações humanas de cooperação e solidariedade no interior da escola.
	
	B
	A quantidade elevada de alunos em sala de aula.
	
	C
	A dificuldade de administrar o tempo para se envolver com o profissionalismo docente.
	
	D
	A insuficiência de professores em busca de formação continuada.
	
	E
	O contato excessivo com a prática e a reflexão insuficiente sobre a teoria.
Questão 1/2 - Administração Pedagógica: Instrumentos Legais
Leia o fragmento de texto a seguir:
\u201cUm bom projeto político-pedagógico dá segurança à escola. Escolhem-se as melhores estratégias o que facilita seu trabalho, pois o mesmo está fundamentado no projeto que norteia toda unidade escolar. Isso se faz imprescindível para se ter um rumo, visando obtenção de resultados de forma mais eficiente, intensa, rápida e segura\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/3550/projeto-politico-pedagogico-a-identidade-da-escola>. Acesso em: 01 set. 2016.
A construção/reformulação/avaliação do projeto político-pedagógico (PPP) necessita de uma ação conjunta. A direção escolar e a equipe pedagógica deverão prever momentos coletivos para esse fim. De acordo com o texto-base Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva, sobre a construção de um PPP, assinale a alternativa correta.
	
	A
	Destina-se o início e o encerramento do ano letivo como período suficiente para a construção do projeto político-pedagógico da escola.
	
	B
	É importante que as escolas sigam o mesmo modelo para construção do projeto político-pedagógico, a fim de evitar ideias contraditórias.
	
	C
	É importante que o projeto político-pedagógico seja submetido a uma constante avaliação por parte da escola com o intuito de construção e reconstrução das questões ali propostas.
	
	D
	Não existe um documento oficial que norteie a construção do projeto político-pedagógico, apenas alguns sensos comuns seguidos por todas as instituições de ensino.
	
	E
	O projeto político-pedagógico é um documento único, construído pelo MEC, e deve ser seguido por toda a rede pública de ensino.
Questão 2/2 - Administração Pedagógica: Instrumentos Legais
Leia o fragmento de texto a seguir: 
\u201cA tarefa da administração é a de interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação organizacional por meio do planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da organização, a fim de alcançar tais objetivos da maneira mais adequada à situação\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://escoladegestores.mec.gov.br/site/4-sala_politica_gestao_escolar/pdf/texto2_2.pdf>. Acesso em: 02 set. 2016.O texto-base Questões sobre a organização do trabalho na escola trata de aspectos relacionados à complexidade da organização escolar. Nesse sentido, assinale a alternativa correta.
	
	A
	É em sala de aula que ocorre a essência da educação escolar, portanto, todos atuarão dentro dela.
	
	B
	A organização da escola é exclusivamente privada, cabendo apenas ao gestor escolar essa responsabilidade.
Fatima
Fatima fez um comentário
qual quem sabe a resposta da 2/2
1 aprovações
Fatima
Fatima fez um comentário
qual quem sabe a resposta da 1/2
1 aprovações
Carregar mais