Buscar

DISCURSIVA LIBRAS

Prévia do material em texto

Questão 1/5
O diretor por sua vez é a pessoa encarregada de conduzir o grupo a realizar seu trabalho de forma coletiva, incentivando e promovendo ações que possibilitem o diálogo, o respeito as diferenças. Por meio dessas atitudes, são criadas condições propicias ao processo de ensino aprendizagem.
SOARES, Marco Aurelio Silva. O pedagogo e a organização do trabalho pedagógico. Curitiba: Intersaberes, 014 (p 104)
 
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, descreva às atribuições do diretor da escola.
Nota: 16.0
	O diretor da escola é o dirigente e principal responsável pela escola, tem a visão de conjunto, articula e integra os vários setores (administrativos, pedagógicos, secretaria, serviços gerais, relacionamento cm a comunidade, etc (p. 33)
Resposta:O diretor da escola é responsável, por zelar pelo bom desempenho da escola, promove ações entre a escola e a comunidade, promove o respeito dentro da escola entre alunos e professores ,junto com o pedagogo, e demais membros da escola é responsável pela elaboração do projeto politico pedagógico da escola,responde a secretaria da educação por algum eventual problema que haja na escola, etc.
Questão 2/5
( ...) o que observamos hoje nas escolas é que, do ponto de vista teórico, há uma busca pela gestão democrática e participativa, por um projeto educacional construído com a participação de todos, por um processo de decisão colegiadas e por um ideal no qual os alunos sejam comparticipes de suas aprendizagens.
BARTNIK, Helena Leomir de Souza. Gestão Educacional. Curitiba: Intersaberes, 2012 (p.56)
  
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, descreva a gestão democrático-participativa.
Nota: 16.0
	Esse estilo de gestão baseia-se na participação de todos e na responsabilidade coletiva, tendo como eixo a interação da direção e o envolvimento de todos os componentes da instituição de ensino. (p. 92).
Resposta:É aquela onde todos são envolvidos, professores, pedagogos, alunos, os funcionários da limpeza, manutenção, secretária, o diretor, e a comunidade escolar ( os pais) com o objetivo principal de criar um ambiente escolar saudável aos alunos, onde o conhecimento seja continuo, e eficiente, para que se tornem pessoas com um senso critico, que saberão tomar decisões em qualquer etapa de suas vidas.Onde os conselhos de classe, grêmios estudantis, tem sua voz ativa.
Questão 3/5
Leia o texto a seguir:
 
“A linguagem permeia o conhecimento do indivíduo, fortalece e concretiza seu universo. Contudo, a comunicação não esta apenas com a intenção de transmitir uma informação, ela também carrega sentimentos: emoções que, sem dúvida, foram trabalhadas no processo de socialização”.
LEVY, Cilmara Cristina Alves da Costa; SIMONETTI, Patrícia. O surdo em si maior. São Paulo. Editora Roca, 1999. Pg. 100.
 
Diferentes atitudes que permeiam o convívio entre pessoas surdas e não surdas além da utilização da língua de sinais na comunicação. Descreva quatro comportamentos que contribuem para uma melhor convivência entre elas:
Nota: 16.0
	Espera-se que sejam utilizados argumentos diferentes ao da utilização da língua de sinais para comunicação.
Gabarito:
Texto 2 – Educação Inclusiva: o que o professor tem a ver com isso?
Página 106 e 107.
Quando quiser falar com uma pessoa surda, se ela não estiver prestando atenção em você, acene para ela ou toque levemente em seu braço; ?
Se ela fizer leitura labial, fale de frente para ela e não cubra sua boca com gestos e objetos. Usar bigode também atrapalha; ?
Quando estiver conversando com uma pessoa surda, pro- nuncie bem as palavras, mas não exagere. Use a sua velocidade normal, a não ser que lhe peçam para falar mais devagar; ?
Não adianta gritar; ?
Se souber algumas palavras na língua brasileira de sinais, tente usá-las. De ?modo geral, suas tentativas serão apreciadas e estimuladas; ?
Seja expressivo. As expressões faciais, os gestos e o movimento do seu corpo serão boas indicações do que você quer dizer, em substituição ao tom de voz;
Resposta:Quando falar com uma pessoa surda, falar em tom baixo, e em sua frente,para chamar sua atenção toque levemente seu braço, fale com a pessoa surda através de expressões faciais, ou corporais pois o surdo visualiza sua expressão e entende, também fale com calma e claramente, pois algumas fazem leitura labial.
Questão 4/5
NUNES, Antonio Ozório. Como restaurar a paz nas escolas: um guia para educadores. São Paulo: Contexto, 2011. (p. 98.)
 
Hengemuhle (2004) citado no livro base da disciplina (GROCHOSKA, 2011) parte de uma concepção de um aluno integral e integrado, desenvolvendo a responsabilidade em todas as áreas. Para isso, o autor propõe um referencial de perfil do aluno, que parte dos quatro pilares sugeridos pelos relatórios de Delors: Aprender a ser, aprender a fazer, aprender a conhecer e aprender a conviver. Nesse contexto, descreva o aprender a fazer.  
Nota: 16.0
	Aprender a fazer: Solução de problemas, elaboração de conceitos autônomos e críticos, capacidade empreendedora, elaboração de projetos, propostas, liderança, espirito de iniciativa, administração e resolução de conflitos. (p. 26)
Resposta:Neste contexto, o aluno, é direcionado para o aprendizado referente a pratica do trabalho, o professor passa o conteúdo, ele assimila, e é avaliado pelo quanto sabe na pratica, deste conteúdo, o aluno, muitas vezes não entende o que está realmente, fazendo, só o faz porque para tal foi ensinado, mas não desenvolve seu conhecimento cognitivo, de ter suas próprias idéias, atitudes, que serão capazes de modificar algo mais adiante.
Questão 5/5
Leia o quadrinho a seguir:
As terminologias “língua” e “linguagem” são muitas vezes confundidas quando nos referimos a Libras – Língua Brasileira de Sinais. Sendo assim, argumente o porque da Libras ser língua e não linguagem.
Nota: 20.0
	Espera-se que se faça referência à veracidade da língua de sinais, como é completa e tem complexidade e magnitude como qualquer outra língua.
 
Texto 05: A Classificação Indicativa na Língua Brasileira de Sinais
Página 14.
Trata-se de uma língua e não de uma linguagem. Há a tendência de se achar que a LIBRAS é uma linguagem, pois acredita-se que a língua de sinais são apenas “gestos”, sem nenhuma estruturação linguística. A linguagem é a capacidade que o homem tem de expressar-se e, para tanto, ele pode utilizar meios não verbais, como gestos, desenhos, cores, não necessariamente a língua (linguagem verbal). Uma pessoa que não conheça língua alguma, ainda assim, possui linguagem, já que tem a capacidade de expressar-se.
 
 
 
 
Resposta:Libras, é considerada, uma língua pois possui, todas as características linguísticas necessárias a uma língua, igual a língua portuguesa, que possui, fonemas, pontuação,pronomes,movimentos das mãos, etc.

Continue navegando