Buscar

Direito Processual Civil IV Caso concreto 14

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE DIREITO
DIRIETO PROCESSUAL CIVIL IV
CAMPUS (NITERÓI III)
CASO CONCRETO 14
QUESTÃO DISCURSIVA
No curso de execução de prestação pecuniária fundada em título executivo extrajudicial, o magistrado, considerando a insuficiência de bens do devedor para a satisfação da dívida executada, profere decisão ex officio, "transformando" o processo de execução contra devedor solvente em processo de execução contra devedor insolvente.
Pergunta-se: foi correta a decisão do magistrado? Fundamente.
Resposta: No Código de Processo Civil, a decisão judicial transitada em julgado poderá ser levada a protesto, nos termos da lei, depois de transcorrido o prazo para pagamento voluntário previsto em seu art. 523. 
	Para tanto o credor deverá apresentar no cartório de protesto certidão de teor da decisão, que será fornecida no prazo de três dias, indicando o nome e a qualificação do exequente e do executado, o número do processo, o valor da dívida e a data do decurso do prazo para pagamento voluntário na forma do art. 517 do CPC. Portanto não foi correta a decisão do magistrado.
QUESTÃO OBJETIVA 
Considerando que o NCPC (Lei nº 13.105/15), não mais disciplina o tema - execução por quantia certa contra devedor insolvente-, qual deverá ser a lei a ser aplicada para os novos casos?
A) Permanecerá o CPC-73, que terá ultratividade neste tema;
B) Será observado, por analogia, o mesmo regramento da falência (Lei nº 11.101/05);
C) Será observado, por analogia, o mesmo regramento da execução para obrigação de pagar envolvendo devedor solvente;
D) Este procedimento deixa de existir pela ausência de regramento específico.
Resposta: Letra A (art. 1.052 do CPC)
Art. 1.052.  Até a edição de lei específica, as execuções contra devedor insolvente, em curso ou que venham a ser propostas, permanecem reguladas pelo Livro II, Título IV, da Lei no 5.869, de 11 de janeiro de 1973.

Continue navegando