Buscar

HISTORIA DO DIREITO BRASILEIRO AVALIANDO O APRENDIZADO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

HISTORIA DO DIREITO BRASILEIRO AVALIANDO O APRENDIZADO
	(Pucrj) Eu, El-Rei, faço saber aos que este meu regimento virem, que sendo informado das muitas desordens que há no sertão do pau-brasil, e na conservação dele, de que se tem seguido haver hoje muita falta, cada vez será o dano maior se não se atalhar e der nisso a ordem conveniente (...): mando que nenhuma pessoa possa cortar, nem mandar cortar o dito pau-brasil, por si ou seus escravos, sem expressa licença do provedor-mor da minha Fazenda (...); e quem o contrário fizer incorrerá em pena de morte e confiscação de toda a sua fazenda.¿ Felipe III, Regimento do pau-brasil, 1605. De acordo com o texto do regimento do rei Felipe III e no contexto da colonização das terras do Brasil, pode-se afirmar que:
		
	
	O texto do Regimento expressa a afirmação do poder da Coroa espanhola, demonstrando que agia contra os portugueses e colonos e de maneira favorável aos invasores franceses que faziam o contrabando do pau-brasil.
	
	à importância do pau-brasil e da liberdade do comércio colonial em inícios do século XVII.
	
	às preocupações da Coroa na preservação da Mata Atlântica, que estava sendo devastada pelos colonos.
	
	à afirmação da política absolutista dos reinos europeus cerceadora de todas as iniciativas dos colonos nas Américas, uma vez que nenhuma atividade produtiva era iniciada sem a autorização da Coroa.
	
	ao caráter monopolista da extração do pau-brasil, pois era necessária autorização expressa da Coroa, por meio provedor-mor da Fazenda, para a atividade extrativista.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201513625144)
	Conforme a sua origem histórica e a sua operação interna, os diversos direitos nacionais modernos podem ser divididos em grandes famílias ou sistemas. Todos os sistemas jurídicos seguem uma tradição, que reforça suas características no decorrer do tempo. O Brasil, aderindo a linha jurídica portuguesa, está mais fortemente filiado à tradição:
		
	
	do direito autóctone indígena, o originário direito produzido em terras brasileiras;
	
	do direito inglês, em razão da influência britânica em terras luso-brasileiras no decorrer do Século XIX;
	
	romano-germânica em razão não apenas das influências romanas, mas também em razão das influências de povos bárbaros germânicos, que povoaram a Península Ibérica a partir do Século V;
	
	do direito canônico, dada a imensa influência que a Igreja sempre possuiu em terras luso-brasileiras;
	
	da common law, ramo hoje seguido por vários países, inclusive os Estados Unidos;
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201513771193)
	(Ufg) O Tratado de Madri (1750) pretendeu atender à disputa de territórios entre Portugal e Espanha, representando também uma estratégia para melhor administrar os domínios ibéricos na chamada região das Missões. A tentativa de impô-lo gerou uma guerra que, ao seu final, terminou por definir o controle sobre as colônias que ocupavam a região dos Pampas. Esse tratado:
		
	
	permitiu aos jesuítas exercer um domínio que se estendeu por toda a região do Prata.
	
	redefiniu as fronteiras territoriais na América do Sul, com base no uti possidetis.
	
	possibilitou a anexação da região das Missões ao território argentino e do Chaco ao Uruguai.
	
	determinou a troca entre os sete povos das missões, no Uruguai, e a colônia de Sacramento, no Brasil.
	
	garantiu a consolidação da chamada ¿República dos Guaranis¿, sob influência da Igreja Católica.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201513844468)
	As Capitanias Hereditárias foi um sistema de administração territorial criado pelo rei de Portugal, D. João III, em 1534, com o objetivo de colonizar o Brasil, evitando assim invasões estrangeiras. Ganharam o nome de Capitanias Hereditárias, pois eram transmitidas de pai para filho (de forma hereditária). Assim, entre as causas da Criação das Capitanias Hereditárias no Brasil, podemos apontar:
		
	
	a necessidade de organizar a exploração do ouro.
	
	a necessidade de apoio do governo português aos comerciantes de pau-brasil.
	
	a falta de recursos do governo português que transferiu aos donatários a responsabilidade da colonização.
	
	o fracasso do governo geral.
	
	o interesse de Portugal no comércio de escravos indígenas.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201513627139)
	O governo de Juscelino Kubitschek foi um dos mais dinâmicos e modernizadores da história brasileira. Com sua promessa de fazer o Brasil crescer "cinquenta anos em cinco", JK aplicou um modelo político-econômico desenvolvimentista, focado em seu Plano de Metas (31 ao todo). Sobre o governo de JK, é correto afirmar que:
		
	
	o modelo de desenvolvimento do governo de JK estava centrado no retorno da política oligárquica, com o desenvolvimento exclusivo da área rural.
	
	uma das preocupações do governo de JK foi a promoção do desenvolvimento. Devido a isso pode-se observar a presença de grupos norteamericanos e europeus instalando indústrias no Brasil.
	
	apesar da proposta política de desenvolvimento, nenhum legado foi deixado pelo governo de JK, já que nenhuma das metas propostas chegou a ser concretizada.
	
	a proposta desenvolvimentista do governo Kubitschek deu respostas rápidas, com a redução da inflação do período a 0%, o que permitiu sua reeleição nos anos 60.

Continue navegando