Buscar

CIVIL 4 AVALIANDO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CIVIL 4 AVALIANDO NOV 14 4 E ULTIMO AVALIANDO
	
	 1a Questão (Ref.: 201513667505)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre a aquisição e perda da posse ou da propriedade é INCORRETO afirmar que:
		
	 
	Os acréscimos formados formados, sucessiva e imperceptivelmente, por depósitos e aterros naturais ao longo das margens das correntes, ou pelo desvio das águas destas, pertencem aos donos dos terrenos marginais, desde que os proprietários que perderam parte de seus terrenos sejam indenizados.
	
	A extinção da posse pode se dar: pela perda da coisa, perecimento, abandono, transmissão para outra pessoa, tomada da posse por outrem e classificação da coisa como bem fora do comércio.
	
	A aquisição por acessão artificial dá-se por plantações ou construções.
	
	O direito de propriedade pode ser definido como o poder jurídico atribuído a uma pessoa de usar, gozar e dispor de um bem, corpóreo ou incorpóreo, em sua plenitude e dentro dos limites estabelecidos em lei, bem como de reivindicá-lo de quem injustamente o detenha.
	
	A transmissão da posse pode ocorrer tanto por ato inter vivos como pela sucessão mortis causa.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201513886737)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Apesar de inexistir consenso na doutrina, podemos apontar as seguintes características dos direitos reais, geralmente enumeradas, EXCETO:
		
	
	a preferência;
	
	o direito de sequela;
	 
	a não taxatividade
	
	a oponibilidade erga omnes;
	
	a exclusividade;
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201513105485)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Questão 3 4º Exame OAB-RJ) A proteção ao direito autoral pressupõe a prerrogativa do uso exclusivo pelo autor da obra, daí porque se pode afirmar:
		
	
	Trata-se de direito patrimonial personalíssimo não desapropriável;
	
	Que o direito de propriedade, dentro de seu caráter tradicional teve sempre por objeto os bens corpóreos, razão pela qual o direito autoral é regulado dentro da teoria das pessoas, na parte respeitante aos direitos da personalidade;
	
	A proteção ao mesmo é provisória, vez que decorridos cinco anos cai no domínio público, podendo, quem quer que seja reproduzi-lo.
	 
	Envolve um aspecto de retribuição material do trabalho intelectual e mesmo quando do alienado continua intocável, sempre acompanhado do nome do seu autor;
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201513284119)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Quanto à posse e à propriedade, assinale a opção correta
		
	 
	Acessão natural é o direito em razão do qual o proprietário de um bem passa a adquirir a propriedade de tudo aquilo que nele adere. Por se tratar de modo originário de aquisição, não há transmissão e, para todos os efeitos, o histórico da propriedade inicia-se com o adquirente; portanto, esse fato jurídico não é gerador do imposto de transmissão.
	
	Na aquisição derivada da propriedade por causa mortis, seja bem móvel ou imóvel, a título singular ou universal, ocorre a transferência da integralidade do patrimônio que pertencia à pessoa falecida, assumindo o sucessor todas as obrigações e as dívidas pessoais do de cujus.
	
	Adquire-se a propriedade de bem móvel ou imóvel pela tradição da coisa negociada pelas partes, exigindo-se para a validade dessa aquisição que a coisa seja de propriedade do vendedor ou de terceiro por ele representado.
	
	Ao possuidor de má-fé são assegurados os interditos possessórios, bem como o direito de retenção do bem possuído até a completa indenização pelo proprietário das benfeitorias necessárias e das úteis feitas na coisa possuída.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201513775007)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(TJ/CE) Na incorporação imobiliária, quando submetida ao regime de afetação,
		
	 
	o terreno e as acessões, objetos de incorporação imobiliária, bem como os demais bens e direitos a ela vinculados, manter-se-ão apartados do patrimônio do incorporador e constituirão patrimônio de afetação, destinado à consecução da incorporação correspondente e à entrega das unidades imobiliárias aos respectivos adquirentes.
	
	somente a instituição financiadora da construção poderá nomear pessoa física ou jurídica para fiscalizar e acompanhar o patrimônio de afetação, em razão do direito ao sigilo bancário e fiscal que tem o incorporador.
	
	há necessidade de prévia averbação, no Registro de Imóveis, de termo firmado pelo incorporador e, quando for o caso, também pelos titulares de direitos reais de aquisição sobre o terreno.
	
	o patrimônio de afetação não se comunica com os demais bens, direitos e obrigações do patrimônio geral do incorporador, exceto com outros patrimônios de afetação por ele constituídos, respondendo apenas por obrigações vinculadas às incorporações de um mesmo incorporador.
	
	os efeitos da decretação da falência ou da insolvência do incorporador atingem os patrimônios de afetação constituídos, integrando a massa concursal o terreno, mas não as acessões e demais bens e direitos creditórios objeto da incorporação.

Outros materiais