Buscar

DIREITO DO TRABALHO 2 AVALIANDO

Prévia do material em texto

DIREITO DO TRABALHO 2 AVALIANDO
	1a Questão (Ref.: 201513627980)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No tocante a Garantia de Emprego, no sistema jurídico brasileiro, após a promulgação da Constituição da República de 1988, considere:
I. O empregado eleito suplente da CIPA possui garantia de emprego desde o momento do registro da sua candidatura, até um ano após o término do mandato.
II. O empregado eleito para ser Dirigente Sindical possui garantia de emprego desde o momento do registro da sua candidatura, até um ano após o término do mandato.
III. O empregado eleito para representar os trabalhadores na Comissão de Conciliação Prévia, no âmbito das empresas ou de Sindicato, não possui estabilidade.
IV. O trabalhado que sofreu acidente de trabalho goza de estabilidade provisória, desde o momento do acidente, até dois anos após o término do benefício;
Está correto o que se afirma APENAS em:
		
	 
	todas estão corretas
	 
	todas estão incorretas
	 
	II e IV
	 
	I e II
	 
	I e III
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201513797993)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Procurador BACEN 2009 CESPE) Considere que um empregado tenha faltado, sem apresentar justificativa, 12 dias consecutivos ao seu trabalho e que, após a ausência, tenha se reapresentado normalmente para dar continuidade ao trabalho. Nessa situação, justifica-se a rescisão por justa causa, em decorrência de:
		
	 
	(E) desídia no desempenho de suas funções.
	
	(C) insubordinação.
	
	(D) ato de improbidade.
	
	(B) incontinência de conduta.
	
	(A) abandono de emprego.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201513627888)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Com relação as causas de extinção do Contrato individual de Trabalho, assinale a alternativa, que representa a verdade quanto as proposições: I. Pedido de demissão, é espécie de rescisão, que ocorre com validade desde que devidamente homologada pelo sindicato da categoria profissional, para os empregados com mais de um ano de vigência do contrato de trabalho; II. Demissão por justa causa, é espécie de resilição, aplicada pelos empregadores, em caso de ato de insubordinação praticado pelo empregado contra seu superior hierárquico imediato; III. Rescisão Indireta do Contrato de Trabalho, é espécie de Resolução, aplicada quando o empregado correr perigo manifesto de mal considerável; IV. Demissão sem justa causa, é espécie de resolução, aplicada pelos empregados, em razão de falta contumaz de pagamento de dívidas legalmente exigíveis; V . A demissão realizada por empregador decorrendo de motivo de Força Maior, é forma atípica de extinção do contrato de trabalho, cabendo a ele receber metade da indenização prevista para o empregado despedido sem justa causa.
		
	 
	Apenas as proposições I, II e IV estão erradas
	 
	Apenas as proposições III, IV e V estão erradas
	 
	Apenas as proposições III e V estão erradas
	 
	Apenas as proposições I, II e V estão corretas
	 
	Todas as proposições estão corretas
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201513140844)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Um determinado empregado vem trabalhando normalmente durante oito meses em uma mesma empresa. Por motivo particular, deixa de comparecer ao trabalho por três dias em uma semana. No mês subsequente o empregado falta mais três dias para participar de uma Festa de Bodas de Ouro de seus avós. Na viagem sofre um pequeno acidente e é obrigado a faltar ao trabalho por mais dez dias, trazendo para o seu empregador o atestado médico de um profissional que não é do INSS nem do serviço médico da empresa. A seguir, passa a cumprir normalmente o seu contrato, completando um ano de trabalho. Pede ao empregador que lhe conceda as férias regulamentares a que faz jus. Diante do que foi narrado, assinale a alternativa correta:
		
	 
	o empregado tem direito a dezoito dias de férias;
	
	o empregado tem direito a trinta dias de férias;
	
	o empregado perdeu o direito ao gozo das férias;
	
	o empregado tem direito a doze dias de férias;
	 
	o empregado tem direito a vinte e quatro dias de férias;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201513150808)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(OAB/FGV - IV EXAME NACIONAL UNIFICADO 2011.1) Assinale a alternativa correta em relação ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS.
		
	
	A prescrição da pretensão relativa às parcelas remuneratórias não alcança o respectivo recolhimento da contribuição para o FGTS, posto ser trintenária a prescrição para a cobrança deste último.
	
	Na hipótese de falecimento do empregado, o saldo de sua conta vinculada do FGTS deve ser pago ao representante legal do espólio, a fim de que proceda à partilha entre todos os sucessores do trabalhador falecido.
	 
	Durante a prestação do serviço militar obrigatório pelo empregado, ainda que se trate de período de suspensão do contrato de trabalho, é devido o depósito em sua conta vinculada do FGTS.
	
	Não é devido o pagamento de indenização compensatória sobre os depósitos do FGTS quando o contrato de trabalho se extingue por força maior reconhecida pela Justiça do Trabalho.

Continue navegando