Buscar

4° Avaliando Aprendizado Ciência Política I

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201603850105)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Discurso proferido por Abraham Lincoln em 19 de Novembro de 1863, na cerimónia de inauguração do Cemitério Militar de Gettysburg, no local onde se tinha dado a batalha do mesmo nome: Há 87 anos, os nossos pais deram origem neste continente a uma nova Nação, concebida na Liberdade e consagrada ao princípio de que todos os homens nascem iguais. Encontramo-nos atualmente empenhados numa grande guerra civil, pondo à prova se essa Nação, ou qualquer outra Nação assim concebida e consagrada, poderá perdurar. Eis-nos num grande campo de batalha dessa guerra. Eis-nos reunidos para dedicar uma parte desse campo ao derradeiro repouso daqueles que, aqui, deram a sua vida para que essa Nação possa sobreviver. É perfeitamente conveniente e justo que o façamos. Mas, numa visão mais ampla, não podemos dedicar, não podemos consagrar, não podemos santificar este local. Os valentes homens, vivos e mortos, que aqui combateram já o consagraram, muito além do que nós jamais poderíamos acrescentar ou diminuir com os nossos fracos poderes. O mundo muito pouco atentará, e muito pouco recordará o que aqui dissermos, mas não poderá jamais esquecer o que eles aqui fizeram. Cumpre-nos, antes, a nós os vivos, dedicarmo-nos hoje à obra inacabada até este ponto tão insignemente adiantada pelos que aqui combateram. Antes, cumpre-nos a nós os presentes, dedicarmo-nos à importante tarefa que temos pela frente ¿ que estes mortos veneráveis nos inspirem maior devoção à causa pela qual deram a última medida transbordante de devoção ¿ que todos nós aqui presentes solenemente admitamos que esses homens não morreram em vão, que esta Nação com a graça de Deus venha gerar uma nova Liberdade, e que o governo do povo, pelo povo e para o povo jamais desaparecerá da face da terra. ABRAHAM LINCOLN (http://www.arqnet.pt/portal/discursos/novembro01.html) Tomando como referencia o texto acima, avalie a assertivas abaixo: I. Nação refere-se a uma coletividade real que se sente unida pela origem comum, pelos laços linguísticos, culturais ou espirituais, por interesses, ideais e aspirações comuns. II. O conceito jurídico-político de povo está relacionado ao vínculo da nacionalidade entre a pessoa e o Estado e sua aceitação como elemento essencial para a constituição do Estado é unânime. III. A ideia de identidade e pertença que compartilham os membros de uma nação os leva a desenvolver a consciência deste laço, fortalecido por um sentimento de elevado apego emocional. IV. Entende-se por ¿povo¿ o conjunto de indivíduos que em um dado momento se unem para constituir o Estado, estabelecendo, assim, um vínculo jurídico de caráter permanente. V. Nação pode ser entendida como grupo constituído por pessoas que, não necessitando ocupar um mesmo espaço físico, compartilham dos mesmos valores axiológicos e são movidos pela vontade de comungar um mesmo destino. É correto afirmar que:
		
	
	Somente as alternativas IV e V estão corretas
	
	Somente as alternativas II e III estão corretas
	
	Somente as alternativas III e IV estão corretas
	
	Somente as alternativas I e III estão corretas
	 
	Todas as alternativas estão corretas
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603109215)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	 
(Questão 39 - Exame 01 - OAB-RJ) - Como forma de Estado, a federação se caracteriza:
		
	
	Pela unidade de poder sobre território, pessoas e bens
	
	Pela pluralidade de soberanias, como nota fundamental das entidades que a compõem
	
	Pela possibilidade da nulificação do tratado federativo
	 
	Pela união de coletividades regionais, dotadas de autonomia política
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603719860)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A vida em sociedade traz evidentes benefícios ao homem mas, por outro lado, favorece a criação de uma série de limitações que chegam a afetar a liberdade humana. E, apesar disso, o homem continua vivendo em sociedade. Como se explica este fato? Será a sociedade um fato natural, fruto da própria natureza humana, ou será que a sociedade é a consequência de um ato de escolha, isto é, de uma convenção ou contrato. Dentre os autores que afirmam a ideia de sociedade natural, encontramos:
		
	
	Aritóteles, Montesquieu, Cicero e Locke;
	
	Rousseau; Aristóteles; Ranelletti e Tomás de Aquino;
	
	Aristóteles; Cícero; Thomas Hobbes; Galileu
	 
	Ranelletti; Tómas de Aquino; Cícero; Aristóteles;
	 
	Aristóteles; Cícero; Thomas Hobbes; Ranelletti;
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603100275)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	"Thomas Hobbes (1588-1679) era um intelectual monarquista convicto, que foi obrigado a exilar-se na Holanda durante a Revolução Puritana, ocorrida na Inglaterra entre 1642-1658, liderada por Oliver Cromwell. O Rei Carlos I havia sido preso pelos revolucionários e submetido a um tribunal parlamentar que o condenou à morte em 1649. Durante este tempo todo a nação inglesa viveu uma intensa convulsão social e política com várias facções brigando entre si pelo controle político da revolução." "Quando Locke escreveu os Dois Tratados sobre o Governo, a sua principal obra de filosofia política, tinha dois objetivos: refutar a doutrina do direito divino dos reis e do absolutismo régio, como tinha sido apresentada no livro de Robert Filmer, Patriarcha, assim como criar uma teoria que conciliasse a liberdade dos cidadãos com a manutenção da ordem política." A partir dos textos acima é possível saber quais as formas de governo defendidas por Hobbes e Locke, respectivamente. Nesse sentido, quais são elas?
		
	
	Teocracia e Fascismo.
	
	Democracia e Totalitarismo.
	
	Republicanismo e Imperialismo.
	 
	Absolutismo e Parlamentarismo.
	
	Monarquia e Aristocracia.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603934553)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Qual das proposições abaixo está incorreta em relação ao pensamento de Jean Bodin sobre o poder soberano?
		
	
	A soberania abrange todas as atribuições do soberano como chefe jurídico do Estado, inclusive sobre o direito consuetudinário.
	
	O rei pode delegar poder à assembleia, ou parlamento, assegurando um governo democrático, ou inversamente, a assembleia ou parlamento pode concentrar o poder em um governo despótico.
	
	Para Bodin, as distintas formas de governo variam segundo a fonte desse poder.
	
	O poder que expressa a soberania deve ser indivisível e perpétuo;
	 
	O poder do soberano é absoluto, mas decorre das relações com seus súditos, que têm poder de criar leis às quais o soberano se submete;

Continue navegando