Buscar

ASSISTENCIA SOCIAL (folder)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Proteção Social Especial de alta complexidade
Os serviços de proteção social especial de alta complexidade são aqueles que garantem proteção integral – moradia, alimentação, higienização e trabalho protegido para famílias e indivíduos que se encontram sem referência e, ou, em situação de ameaça, necessitando ser retirados de seu núcleo familiar e, ou, comunitário, tais como: atendimento integral institucional; casa lar; república; casa de passagem; albergue; família substituta; família acolhedora; medidas socioeducativas restritivas e privativas de liberdade (Semiliberdade, Internação provisória e sentenciada); trabalho protegido.
NORMA OPERACIONAL BÁSICA DO SUAS
Caráter do SUAS;
Funções da política pública de assistência social para extensão da proteção social brasileira;
Níveis de gestão do SUAS;
Instâncias de articulação, pactuação e deliberação que compõem o processo democrático de gestão do SUAS;
Financiamento;
Regras de transição.
REDE SOCIOASSISTENCIAL
Serviços;
Programas;
Projetos;
Benefícios: Benefício de Prestação Continuada; Benefícios Eventuais; Transferência de Renda.
.
EQUIPE DE ELABORAÇÃO
5º Período “A” – Serviço Social
Aleksandra Oliveira
Daniela Cavalcante
Eldinery Rayane
Marjorie Sarmento
Roberta Aguiar
Walesca Ferreira
COMPONENTES CURRICULARES/DOCENTES
Administração e Planejamento em Serviço Social
(Rossinês Batista de Oliveira)
Informática Aplicada ao Serviço Social
(Dione Pantoja)
Movimentos Sociais e Serviço Social
(Hildelene Assis das Neves Simões)
Política Social I
(Anny Letícia Pereira Coêlho)
Seguridade Social II – Saúde e Previdência Social
(Fernanda Mendes Ferrugem)
OFICINA INTERDISCIPLINAR
ASSISTÊNCIA SOCIAL
MANAUS – AM
2016
A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
A Assistência social foi reconhecida como política pública a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988, nos artigos 202 e 203, como parte do tripé da Seguridade Social juntamente com a Saúde e a Previdência Social. Sua administração passa a ser responsabilidade do Estado e qualquer cidadão que dela necessitar independente de contribuição, poderá utilizar de seus serviços, programas, projetos e benefícios.
São objetivos da Assistência Social:
a proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice;
o amparo às crianças e adolescentes carentes;
a promoção da integração ao mercado de trabalho;
a habilitação e reabilitação das pessoas portadoras de deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária;
a garantia de um salário mínimo de benefício mensal à pessoa portadora de deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover à própria manutenção ou de tê-la provida por sua família, conforme dispuser a lei. 
LEI ORGÂNICA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL
A Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS, criada em 1993, introduziu um novo significado a Assistência Social enquanto política pública de seguridade social, direito do cidadão e dever do Estado, provendo-lhe um sistema de gestão descentralizado e participativo, cujo eixo é posto na criação do Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS.
ASSISTÊNCIA SOCIAL X ASSISTENCIALISMO
Assistência Social: É uma politica pública, um direito constitucional, regulamentado pela LOAS (Lei Orgânica de Assistência Social), direcionada a população mais vulnerável, visando acabar com a exclusão social e garantir os direitos de cidadania.
Assistencialismo: é uma prática individual, em forma de ajuda, de favorecimento, uma troca de favores, não uma transformação permanente, ou seja, não há mudanças na realidade social dos indivíduos, pois sua principal característica é a doação, um ato de caridade.
POLÍTICA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – PNAS
Supremacia do atendimento às necessidades sociais sobre as exigências de rentabilidade econômica;
Universalização dos direitos sociais, a fim de tornar o destinatário da ação assistencial alcançável pelas demais políticas públicas;
Respeito à dignidade do cidadão, à sua autonomia e ao seu direito a benefícios e serviços de qualidade, bem como à convivência familiar e comunitária, vedando-se qualquer comprovação vexatória de necessidade;
Igualdade de direitos no acesso ao atendimento, sem discriminação de qualquer natureza, garantindo-se equivalência às populações urbanas e rurais;
Divulgação ampla dos benefícios, serviços, programas e projetos assistenciais, bem como dos recursos oferecidos pelo Poder Público e dos critérios para sua concessão. 
ASSISTÊNCIA SOCIAL E AS PROTEÇÕES AFIANÇADAS
Proteção Social Básica: tem como objetivos prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Destina-se à população que vive em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação (ausência de renda, precário ou nulo acesso aos serviços públicos, dentre outros) e, ou, fragilização de vínculos afetivos - relacionais e de pertencimento social (discriminações etárias, étnicas, de gênero ou por deficiências, dentre outras).
Proteção Social Especial: destina-se a proteger às famílias e indivíduos cujos direitos tenham sido violados e, ou, que já tenha ocorrido rompimento dos laços familiares e comunitários. Por isso, exigem atenção mais personalizada e processos protetivos de longa duração.
Destinatários: indivíduos que se encontram em situação de alta vulnerabilidade pessoal e social, decorrentes de: ocorrência de abandono, vítimas de maus tratos físicos e/ou psíquicos, abuso e exploração sexual, usuários de drogas, adolescentes em conflito com a lei, moradores de rua etc.
Proteção Social Especial de média complexidade: são considerados serviços de média complexidade aqueles que oferecem atendimentos às famílias e indivíduos com seus direitos violados, mas cujos vínculos familiar e comunitário não foram rompidos. Neste sentido, requerem maior estruturação técnico-operacional e atenção especializada e mais individualizada, e, ou, acompanhamento sistemático e monitorado, tais como: serviço de orientação e apoio sociofamiliar; plantão social; abordagem de rua; cuidado no domicílio; serviço de habilitação e reabilitação na comunidade das pessoas com deficiência; medidas socioeducativas em meio-aberto (PSC – Prestação de Serviços à Comunidade e LA – Liberdade Assistida).

Outros materiais