Buscar

REVISÃO GESTÃO

Prévia do material em texto

1. O QUE AS TRANSFORMAÇÕES SOFRIDAS PELO MUNDO ESTÃO EXIGINDO DOS GESTORES?
Que quebrem paradigmas sociais e transformem o sujeito discente fazendo-o lutar contra as transformações.
Que aceitem as transformações como um processo natural de desenvolvimento sem que este afetem a organização escolar.
Que se mantenham firmes e equilibrados em suas funções, sem qualquer tipo de mudança no desenvolvimento dos trabalhos pedagógicos.
Que repensem a função social, os limites e as possibilidades educacionais, redirecionando-as de acordo com as mudanças. 
2. De acordo com a Lei 9.394/1996, o projeto político-pedagógico se caracteriza por ser um documento
que delineia a identidade da escola e a sua ação, sendo o seu instrumento mais importante, devendo ser elaborado coletivamente, transmitindo a realidade da prática educacional e visando à qualidade de ensino.CORRETA
elaborado exclusivamente pelo gestor, não cabendo a participação de nenhum membro do corpo escolar, estabelecendo as diretrizes de funcionamento da escola.
que delineia a identidade da escola, limitando a sua atuação de forma a impossibilitar ações diversas das que determina.
que visa instituir as diretrizes nacionais, estaduais e municipais de educação, regendo a atuação das instituições escolares em todo o âmbito nacional.
3. Leia abaixo
Para que uma escola consiga realizar mudanças na sua atuação, deve prestar muita atenção e cuidado na cultura organizacional. Nenhuma mudança positiva acontece se não passar pela cultura organizacional. Portanto, é necessário estar atento aos fatores
externos em relação à escola.
endógenos e exógenos à escola.CORRETA
internos em relação à escola.
econômicos a respeito da escola.
4. QUAIS SÃO OS ELEMENTOS FUNDAMENTAIS PARA SE CONSTRUIR A GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA?
Participação dos profissionais e da comunidade escolar, elaboração do projeto pedagógico da escola e autonomia pedagógica e administrativa.CORRETA
Participação do corpo docente, distanciamento da comunidade, concentração da elaboração do projeto político-pedagógico e decisões administrativas pelo diretor.
Participação dos colaboradores e da comunidade, autonomia para os colaboradores em busca do autogerenciamento, sem discussão do projeto político-pedagógico.
Participação dos profissionais técnico-administrativos na elaboração do projeto a ser seguido pelos demais integrantes da escola.

Continue navegando