Buscar

Surgimento do Judô Feminino

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Surgimento do Judô Feminino
Desde sua origem, no Japão, no ano de 1882, criado pelo mestre Jigoro Kano, o judô era arte que não estava voltada para o publico feminino, mas ao ver que sua irma mais velha se mostrava interessada pela pratica da modalidade, Jigoro Kano então ensinou-lhe alguns golpes de fácil aplicabilidade, até que adquirisse maior destreza na arte e com isso, passou a enxergar as mulheres dentro do judô de outra forma, e com o tempo, ensinou os fundamentos do judô para que obtivessem mais experiência. 
Somente 30 anos após a criação do judô, o instituto Kodokan inaugurou um departamento experimental de judô feminino, onde algumas das mulheres que treinavam neste local eram irmãs ou mulheres de alguns dos assistentes de Jigoro Kano. Somente a partir de 1934, este departamento experimental deixaria de ser experimental, para se tornar um instituto organizado e com condições de ministrar cursos especializados em judô.
A partir de então, dois mestres (Honda e Uwaza) foram designados a ficarem responsáveis pelos cursos de judô feminino do instituto Kodokan. As técnicas ensinadas eram as mesmas que o mestre Jigoro Kano pregava que eram os estudos dos Ukemis e os Katas.
De acordo com Jigoro Kano, “a arte feminina era a perfeita, pois era mais técnica, sofisticada e englobava muitas coisas além da defesa pessoal.”
Somente em 1980, que o primeiro campeonato mundial de judô feminino foi estabelecido, sendo as competições de judô já aconteciam, a sete ou oito anos antes do o primeiro campeonato mundial. No primeiro campeonato mundial para mulheres, que aconteceu em Nova York, no ginásio de Madison Square Garden, as categorias eram: até 48 kg, até 52 kg, até 61 kg, até 66 kg, até 72 kg e acima de 72 kg. 
Foi a partir da participação do judô feminino em campeonatos continentais e campeonatos mundiais que as atletas participaram de forma experimental das Olimpíadas de Seul em 1988. No ano de 1992, nas Olimpíadas de Barcelona, o judô feminino tornou-se oficialmente esporte olímpico. 
Historia de Keiko Fukuda
Keiko Fukuda foi a praticante de judo feminino mais importante da historia. Começou com a pratica de judô devido ao seu avô, este que tinha sido um samurai e mestre de Tenjin Jiu-Jitsu, o que ensinou a arte a Jigoro Kano. Keiko se tornou instrutura e seu ultimo trabalho foi em uma instituição de judô no Mills College, na California. Foi discipula de jigoro kano e pioneira do judo feminino, sendo a primeira mulher a receber o 6° dan (1972), posteriormente recebeu o 9°dan (2006) e em 2011 recebeu o 10° dan, a mais alta graduaçao do judô.
Surgimento do Judô Feminino no Brasil
Os primeiros registros da pratica de judô, com proposito de difundi-lo no país foi com o mestre Mitsuyo Maeda, que foi aluno de Jigoro Kano, no Kodokan. Mitsuyo Maeda teria vindo para o Brasil, mas precisamente na cidade de Porto Alegre, em 1914 onde começaria a divulgar a arte. 
A partir da década de 1920, o judô feminino teve inicio no Brasil e somente em 1980, e dois meses após o decreto-lei n° 3.199 de 1941 ser revogado, que aconteceu o primeiro campeonato brasileiro de judô feminino, realizado no Rio de Janeiro, na Universidade Gama Filho promovido pela CBJ. A partir desse evento as mulheres puderam fazer parte da seleção brasileira e de torneios por todo o mundo.
Em 1988, nas olimpíadas de Seul, o Brasil tem suas primeiras representantes, Soraia André e Monica Angelucci. Em 1992, nas olimpíadas de Barcelona, sete representantes do judô feminino participaram dos jogos: Andréa Berti, Patrícia Bevilacqua Dias, Jemima Alves, Tânia Ishi, Rosicléia Campos, Soraia André e Edilene Andrade.
Joaquim Mamede e o Judô Feminino
O processo de divulgação e legalização do judô feminino no Brasil também contou com o grande apoio de Joaquim Mamede de Carvalho e Silva (JMCS), que tinha o cargo de presidente da Federação Guanabara de Judô e posteriormente se tornaria presidente da CBJ, brigou pela entrada da mulher no judô. 
Joaquim Mamede, juntamente com o mestre Ogawa, de São Paulo e com Takeshi Ueda, do Rio de Janeiro, que tinha uma filha judoca, Kasue Ueda, iniciaram os torneios femininos de judô extra-oficiais. Esses torneios eram de caráter amistoso e contava com a participação de mais de 200 mulheres, em meados da década de 1970.
Conta JMCS que após ver em um circo mulheres lutando luta livre e que ao final do combate, uma das lutadoras saia para amamentar seu filho, viu que a entrada da mulher no judô seria benéfico, pois não comprometeria a integridade física da mulher e nem afetaria seu órgãos reprodutores. Neste momento, JMCS passou a lutar pela inclusão da mulher no judô nos torneios da confederação.
Curiosidade
No ano de 1979, a proibição da mulher na pratica de artes marciais e lutas ainda era forte, restringindo a participação das atletas brasileiras em competições oficias, prejudicando a equipe na contagem de pontos nos campeonatos. Antes da participação da mulher nas competições de judô, um fato curioso: em 1979, no campeonato sul-americano em Montevidéu no Uruguai, JMCS burlou a Lei e inscreveu além dos atletas masculinos, mais quatro atletas, para que fosse possível obtenção de passagens aéreas, hospedagem e alimentação: Patrício Mário de Carvalho e Silva, Amel Mário de Carvalho e Silva, Cristiano Mário de Carvalho e Silva e Ueda Kasue, sendo que seus verdadeiros nomes eram: Patrícia Maria de Carvalho e Silva, Ana Maria de Carvalho e Silva, Cristina Maria de Carvalho e Silva e Kasue Ueda. O Brasil conquistou o titulo nesse campeonato devido aos pontos obtidos pela equipe feminina. Essa conquista fez com que o Conselho Nacional de Desportos (CND) liberasse que as mulheres lutassem. 
Após esse episódio, para provar que as mulheres estavam aptas a praticarem artes marciais, no caso o judô, foi necessário que seus treinos fossem mais longos, para provar que seriam tão capazes de treinar em alta intensidade quanto os homens. 
SELEÇÃO BRASILEIRA DE JUDÔ FEMININO (2012)
- Sarah Menezes (até 48kg)
- Erika Miranda (até 52kg)
- Rafaela Silva (até 57kg)
- Mariana Silva (até 63kg)
- Maria Portela (até 70kg)
- Mayra Aguiar (até 78kg)
- Maria Suellen Altheman (acima de 78kg)
REFERÊNCIAS: 
Entrevista do dia: a pioneira Kazue Ueda. Disponível em: <http://judofeminino.wordpress.com/tag/joaquim-mamede-de-carvalho-e-silva/> Acesso em: 30 de nov. 2013.
História do Judô Feminino. Disponível em: <http://www.judoinforme.com/jfeminino.html Acesso em: 30 de nov. 2013>
Judô. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jud%C3%B4 Acesso em 30 de nov. 2013
Judô feminino. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Jud%C3%B4_feminino> Acesso em 30 de nov. 2013
SOUZA, Gabriela C.: Narrativas do judô feminino brasileiro: construção da historiografia de 1979 a 1992. Disponível em: <http://www.fazendogenero.ufsc.br/7/artigos/G/Gabriela_Conceicao_Souza_21.pdf> Acesso em 30 de nov. 2013
Keiko Fukuda. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Keiko_Fukuda> Acesso em 30 de nov. 2013

Outros materiais