Buscar

Administração Direta e Indireta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Administração Direta – A característica determinante da administração direta é a sua composição: Os órgãos públicos pertencentes a ela estão ligados diretamente ao poder executivo federal, estadual ou municipal. Nesse sentido, estes órgãos de fato integram essas pessoas federativas (Federação, Estados e Municípios) e são responsáveis imediatos pelas atividades administrativas do Estado. Como exemplo de órgãos de administração direta pode-se citar os ministérios do governo federal, as secretárias dos estados federativos e dos municípios. 
Administração Indireta – Já a administração indireta é caracterizada por entidades que possuem personalidade jurídica própria, possuindo portanto, patrimônio, autonomia administrativa e orçamento específico para seus fins e de responsabilidade de gestão. Os exemplos correntes são as autarquias, as fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista. Cada umas dessas entidades, por sua vez, possuem algumas características próprias. 
As autarquias são serviços autônomos, instituídas por lei e portadoras de personalidade jurídica própria, bem como patrimônio e receita. Seu objetivo é executar atividades típicas da Administração Pública, que por motivo de otimização da funcionalidade, requerem uma descentralização da gestão administrativa e financeira. O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), a Agência Nacional de Saúde (ANS) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) representam autarquias no serviço público nacional. 
As fundações públicas possuem personalidade jurídica de direito público, que não visam lucro e criadas em para o desenvolvimento de atividades que não exijam execução por órgãos ou entidades de direito público. Também possuem autonomia administrativa, patrimônio próprio gerido pelos respectivos órgãos de direção, e tem em sua fonte de financiamento os recursos da União e demais fontes. O instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Fundação Nacional do Índio (FUNAI) representam fundações públicas. 
As empresas públicas são entidades dotadas de personalidade jurídica de direito privado, com patrimônio e capital exclusivo da União, criadas para a exploração de atividade econômicas que o Governo seja levado a exercer por força de contingência ou de conveniência administrativa podendo revestir-se de qualquer das formas admitidas em direito. Um exemplo de empresa pública é a Caixa Econômica Federal.
 Por fim, existem as sociedades de economia mista, que são entidades dotadas de personalidade jurídica de direito privado, com criação autorizada por lei para a exploração de atividade econômica, sob a forma de sociedade anônima, cujas as ações com direito a voto pertençam em sua maioria à União ou a entidade de Administração Indireta. São portanto, controlados pelo Poder Público. O Branco do Brasil e a Petrobras são, provavelmente, os maiores exemplos no caso brasileiro. 
Conclusão: é de fato notória, a dicotomia entre administração direta e indireta. A Administração Direta está intrinsecamente relacionada ao governo na esfera pública com representações por meio de ministérios do governo, bem como as secretarias, enquanto que as Administrações Indiretas são formadas por autarquias, fundações, sociedades de economia mista de direto privado, que por vezes não possuem fins lucrativos. Mas prestam serviços que visão a melhoria no atendimento público e são dotados de personalidade Jurídica. 
*dicotomia: modalidade de classificação em que que cada uma das divisões e subdivisões contém apenas dois termos. 
*intrinsicamente: de maneira intrínseca; de modo íntimo, particular ou próprio. É sinônimo de: intimamente, interiormente.

Continue navegando