Buscar

2°trabalho do relato de experiencia

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL
UNINTER
NAYARA MARIANO SANTANA
Pequenas ações, grandes resultados no contexto escolar.
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL
UNINTER
NAYARA MARIANO SANTANA
Pequenas ações, grandes resultados no contexto escolar.
Trabalho apresentado à disciplina de licenciatura Pedagogia Módulo B, fase II.
2016.
Centro universitário internacional - UNINTER
INTRODUÇÃO
 Este trabalho tem por objetivo apresentar algumas experiências vivenciadas durante o período de estudo do ensino fundamental na Escola Municipal Geralda Jorge da silva. Apresentando algumas práticas que a escola nos incentivou a fazer e explicando o que é práticas sustentáveis.
 Adotadas pela escola com a participação de todos os alunos algumas atividades foram realizadas e obtivemos grandes resultados, o que incentivou a maioria dos alunos a continuarem com o trabalho até mesmo fora da escola. Esse texto tem o foco abordar o desenvolvimento sustentável na prática, ensinando que são possíveis termos bons resultados com pequenas atitudes do nosso dia a dia..
RELATO DE EXPERIÊNCIA
 O relato de experiência vivenciado por mim e por meus colegas de classe na Escola Municipal Geralda Jorge da Silva, no período de realização do ensino fundamental. A escola nos incentivava a estudar e praticar sustentabilidade, explicando que sustentabilidade são as atividades humanas que tem a visão de suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. A sustentabilidade está relacionada ao desenvolvimento econômico e material que não agride ao meio ambiente, utilizando os recursos naturais de forma inteligente para que eles não venham a se esgotar futuramente. 
 Eram abordados temas como a agricultura sustentável, explicando que essa forma de agricultura respeita o meio ambiente, é justa do ponto de vista social e consegue ser economicamente viável. A agricultura para ser considerada sustentável deve garantir, às gerações futuras, a capacidade de suprir as necessidades de produção e qualidade de vida no planeta e principalmente evitar o uso o máximo possível de materiais inorgânicos como adubos.
 Nós alunos tínhamos na escola também uma forma de coleta seletiva que era realizada uma vez por semana por todos os alunos da escola, saíamos às ruas e reciclávamos lixos que serviriam para ser reaproveitados e produzíamos objetos que muitas vezes vendíamos para arrecadar dinheiro para fundos da escola. 
 Sempre fomos incentivados a fazer separação do lixo, pois isso possibilita a reciclagem de materiais, evita a degradação do meio ambiente, economizando matérias-primas para fabricação de novos utensílios, auxilia o fortalecimento econômico de pessoas que fazem a reciclagem, também ajuda a melhoria de vida dos catadores, sem contar que contribui para o aumento de vida útil dos aterros sanitários, evitando que produtos recicláveis sejam destinados incorretamente.
 Tínhamos o total apoio da escola quando se tratava de atitudes sustentáveis, a escola sempre desenvolvia atividades que eram muito interessantes, e agradáveis para praticarmos, o que levava o interesse de todos os alunos a participarem. Participávamos de palestras recreativas que informava varias maneiras de sustentabilidade, como a utilização de técnicas agrícolas que não agridam o meio ambiente, o descarte responsável de baterias e pilhas, o reflorestamento de áreas desmatadas, avaliar se o produto que compramos é de fabricação sustentável, evitar o uso de materias que venham a causar danos à natureza, dentre muitos outros.
 Portanto, sabíamos que a sustentabilidade propõe um equilíbrio entre a natureza e a forma de utilização da própria, uma vez que a utilização incorreta pode destruir ecossistemas e poluir o meio ambiente, impedindo o uso de certos recursos naturais renováveis e não renováveis. Saber usar os recursos da natureza é fundamental para a garantir a nossa sobrevivência e a das gerações futuras.
 Antes de qualquer prática éramos ensinados que para haver realmente uma mudança, teríamos de saber o que estávamos fazendo, analisar antes de começar a desenvolver o projeto e ver as possibilidades que poderiam ser alcançadas, se realmente o que íamos fazer era uma atividade que ajudaria no meio ambiente.
 Partíamos do ponto de vista de melhorar o ambiente, mostrar e apresentar para a população que é possível com pequenas atitudes de cada um ter uma grande mudança no que diz respeito a preservar os recursos naturais do meio ambiente, com isso garantir uma visão mais detalhada e mais objetiva de cada um sobre a importância de cuidar e proteger o meio ambiente. 
 A população sempre sendo conscientizada por nós alunos que era necessário à participação de todos para a melhoria no nosso planeta, entendemos e passamos para o máximo de pessoas que conseguíamos que se não tomarmos uma atitude imediatamente, estaremos caminhando rumo a nossa própria destruição, pois cabe a nós mesmos evitar uma tragédia ambiental. .
 Plantamos uma horta na escola, era a horta dos alunos, nomeamo-la assim, cada dia da semana era responsabilidade de uma turma cuidar, limpar os canteiros, fazer a muda de mudinhas, regar. Todos da escola participamos do plantio dessa horta. Para adubar damos preferências a adubos orgânicos e esterco, fazíamos um buraco no chão e todo o resto de alimentos sobrados das merendas era depositado ali e cobertos, com o passar do tempo esses alimentos eram decompostos e usávamos para adubar a nossa horta.
 O uso de adubos orgânico é uma alternativa barata e sustentável que pode ser praticada por toda a população, fertilizantes orgânicos, obtidos a partir de matérias-primas de origem vegetal ou animal, podem trazer nutrientes importantes que ajudam no fortalecimento do solo.
 A adubação inorgânica é com adubos obtidos a partir da extração mineral ou refino de petróleo, ou seja, para obter um adubo inorgânico precisa-se retirar da natureza minerais importantes, e a utilização desse adubo deve ser restrita a quantidade, uma grande quantidade desse adubo irá degradar o solo, o que não acontece como o orgânico, já que é obtido a partir de matérias primas animal ou vegetal que não causam danos ao meio ambiente.
	O objetivo da escola ao incentivar nós alunos a praticarem essa atividade era de estimular o contato com a terra e a produção no sistema orgânico de hortaliças, contribuir para a formação de hábitos alimentares mais saudáveis, proporcionar o trabalho em equipe, estimular a valorização pessoal e social através do trabalho, bem como, o voluntariado, tornar o serviço referencia a nível comunitário das técnicas de produção de hortaliças no sistema orgânico, resgatar junto à comunidade o habito de produção de alimentos para o consumo.
 O que era colhido na horta seria usado para a merenda escolar, que por sua vez se tornava mais saborosa e nutritiva. Com essa prática de incentivar os alunos a plantarem o que vão comer e informando que, o que fazíamos era uma prática sustentável, dava a nós uma satisfação de dever cumprido. Com isso muitos alunos começaram a desenvolver o plantio de hortas em suas casas e levando os conhecimentos adquiridos para seus pais e para seus vizinhos.
 Além do plantio da horta, também desenvolvemos uma projeto de reciclagem, pedíamos aos comércios e a população para separarem os materiais recicláveis e uma vez por semana passávamos para recolher, também recolhíamos os que eram jogados na rua. Com esses materiais desenvolvemos uma oficina no fundo da escola, onde nos horários contrapostos aos das aulas nos reuníamos para a fabricação de novos objetos que seriam vendidos ou ate mesmo usadospela escola. Essa prática ajudou muito, pois com a venda desses materiais conseguimos ampliar a biblioteca da escola com mais livros e com sala de computadores.
 Essa prática de reciclagem contribui muito para o meio ambiente, o processo de reciclagem, além de preservar o meio ambiente também gera riquezas, contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar. Muitas indústrias estão reciclando materiais como uma forma de reduzir os custos de produção. Os professores devem sempre orientar os alunos a separarem o lixo em suas residências, caso isto já não esteja acontecendo.
 Atividades como essas desenvolvidas na escola gera um auto grau de conhecimento para o aluno, que, por sua vez esta em contato diretamente com o mundo. O que o aluno aprende na escola ele leva para sua casa e passa para os demais, amigos, familiares, etc.. A criança aprendendo desde cedo como fazer coisas direcionadas para a melhoria do meio ambiente e tendo a consciência de que o que ela praticar será para o bem dela, dos que a rodeiam, e ainda dos que virão depois dela, isso fará com que o seu psicológico crie sempre alternativas de trabalhar para o melhor do meio ambiente, dai surgem as ONGs, as palestras recreativas em função de conscientizar o maior numero possível de pessoas a preservarem o meio em que vivem.
 Essas atividades desenvolvidas pela escola me levaram a entender que se o homem souber utilizar os recursos da natureza, poderemos ter um mundo mais limpo e mais desenvolvido. Desta forma, poderemos conquistar o tão sonhado desenvolvimento sustentável do planeta. Pois o desenvolvimento sustentável parte de atividades que se adaptadas por todos poderá ter um grande avanço e uma grande mudança.
 Com a plantação dessa horta que fizemos na escola, garantimos uma alimentação saudável para nós alunos, uma experiência muito importante para cada um sobre como cuidar da terra para o plantio, informações que são úteis para a nossa vida cotidiana, e com a atitude de reciclar garantimos uma biblioteca mais informativa e aprendemos a fabricar muitos produtos de materiais que seriam jogados no lixo de maneira errada.
 REFERÊNCIAS
http://sustentarqui.com.br/dicas/dicas-de-praticas-sustentaveis/
http://www.unicentro.br/redemc/2009/22%20comunicacao%20montpo%20salanek%20sartori%20OK.pdf
http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/sustentabilidade.htm
http://www.brasilsustentavel.org.br/sustentabilidade
SERRA DO CIPÓ
2016

Continue navegando