Buscar

Tolerância dos linfócitos B

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tolerância dos linfócitos B
Os lipídios, os polissacarídeos próprios e os ácidos nucleicos são antígenos independentes de T e induzem tolerância nos linfócitos B para prevenir a produção de autoanticorpos. As proteínas próprias podem falhar na produção de respostas dos autonticorpos devido a tolerância nas células T auxiliares e células B. Assim como os linfócitos T, os linfócitos B possui dois mecanismos de tolerância: Tolerância Central das Células B Tolerância Periférica das Células B
Tolerância central das células B
Os linfócitos B imaturos que reconhecem os antígenos próprios com alta afinidade na medula óssea são eliminados (seleção negativa) ou mudam sua especificidade (edição de receptor). Essas células B que reconhecem os antígenos próprios podem expressar os genes RAG, retornar à recombinação do gene de cadeia leve e expressar uma nova cadeia de imunoglobulina. Essa nova cadeia será associada à cadeia pesada de Ig para produzir um novo receptor antígeno. A edição do receptor reduz a probabilidade de que a célula B autorreativas potencialmente nocivas saiam da célula. Se a edição falhar a célula B imatura recebe o sinal de morte e morrem por apoptose esse processo é muito similar a seleção negativa dos linfócitos T imaturo as células B imaturas também elimina os linfócitos com receptores de alta afinidade para antígenos dia da membrana celular ou antígenos próprios solúveis. Seus antígenos são reconhecidos na medula óssea com baixa avidez as células B sobrevivem, mas a expressão do receptor antigênicos reduzida e as células tornam-se funcionalmente não anérgicas.
Tolerância periférica das células B
Os linfócitos B maduros que encontram antígenos próprios nos tecidos linfoides periféricos ficam incapazes de responder novamente aquele antígeno próprio. Se o linfócito B reconhece um antígeno e não recebe estímulo da célula T, as células B se tornam anérgicas por causa do bloqueio na sinalização do receptor antigênicos. Essas células deixam os folículos linfoides e são excluídas dos folículos. As células excluídas podem morrer porque não recebem estímulos necessários para sobreviver. As células B que reconhecem os antígenos próprios na periferia também pode sofrer apoptose ou os receptores inibitórios da célula B podem estar envolvidos enviando assim a ativação.
Capítulo 9- IMUNOLOGIA BÁSICA ABUL K. ABBAS, páginas 180, 181 e 182

Outros materiais