Buscar

PROVA PPE IV

Prévia do material em texto

Disciplina:  PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO IV
	Avaliação:  CEL0357_AV_201308281897      Data: 24/11/2016 09:26:23 (A)      Critério: AV 
	Aluno: 201308281897 - GILVANETE SILVA DE CARV ALHO 
	Professor:
	RAQUEL VASERSTEIN GORAYEB
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 6,0      Nota de Partic.: 2     Av. Parcial.: 2 
	
	 1a Questão (Ref.: 251481)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	 Como a ciência se caracteriza pela separação e pela distinção entre o sujeito do conhecimento e o objeto e por retirar dos objetos do conhecimento os elementos subjetivos; como os procedimentos científicos de observação, experimentação e interpretação procuram alcançar o objeto real; e, enfim, como os resultados obtidos por uma ciência não dependem da boa ou má vontade do cientista nem de suas paixões, estamos convencidos de que a ciência é neutra ou imparcial. De acordo com os conteúdos desenvolvidos nas aulas e com a abordagem dialética, identifique se o parágrafo acima é VERDADEIRO ou FALSO e JUSTIFIQUE sua resposta.
		
	
Resposta: falso , no que se diz na linguagem científica,que a ciência não e neutra ela e intencional nos seus objetivos ela pode ser datada históricamente , construida por grupos e classes sociais .
	
Gabarito: A imagem da neutralidade científica é ilusória. Quando o cientista escolhe uma certa definição de seu objeto, decide usar um determinado método e espera obter certos resultados, sua atividade não é neutra e nem imparcial, mas feita por escolhas precisas em um contexto histórico, econômico, político e social.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 93925)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A lei dos três estágios, de Comte, afirma que os esforços humanos para entender o mundo passaram através dos estágios teológico, metafísico e científico ou positivo. Caracterize e explique cada um destes estágios: 
		
	
Resposta: teologico: o homem acreditava em em deuses, crendises , metalfísico no poder da matemática , e positivo acreditava-se que um dia melhoraria e aumentaria o seu conhecimento através do seu conhecimento de mundo, pesquisas e práticas e experimentos científicos.
	
Gabarito: 
Teológico: nesse primeiro estado, o homem explica a realidade apelando ao sobrenatural, à magia, às lendas e às superstições. Em outras palavras, trata-se da consciência mítica e religiosa. 
Metafísico: substitui os deuses por princípios abstratos. Refere-se ao pensamento essencialista, característico do pensamento antigo e medieval. 
Positivo: etapa final e definitiva do desenvolvimento do conhecimento humano e, portanto, superior às anteriores. Neste estado não se procura mais o porquê das coisas, mas sim o como, através da descoberta e do estudo das leis naturais. 
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 578466)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	-Ser professor significa desenvolver atividades pedagógicas e projetos político-pedagógicos, questionar a própria prática e refletir sobre o fazer profissional. Na proposta de formação do professor-pesquisador entende-se que o docente deve
		
	
	trabalhar a teoria como um suporte complementar cuja finalidade é a prática.
	
	vivenciar a atividade de pesquisa em disciplinas teóricas.
	
	modificar regularmente seus pressupostos teóricos.
	
	organizar a sua ação a partir da articulação prática-teoria-prática
	
	condicionar sua prática no sentido de observar e alterar seu fazer pedagógico.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 701524)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	 Platão afirma que o conhecimento verdadeiro se encontra no mundo inteligível, pré-existente e só podendo ser alcançado através da razão por meio da filosofia. Contrariamente, o conhecimento do mundo sensível captado pelos cinco sentidos é tido como sombras porque pode enganar o sujeito que conhece. A filosofia essencialista, como Platão afirma, entende que todos nascem com seus destinos traçados e que não há possibilidade de alterar a sorte. Esse pensamento, que atualmente a psicologia chama de inatista, é a base para uma pedagogia da essência que desemboca no que conhecemos hoje como:
		
	
	Ensino Progressista. 
	
	Ensino Tradicional. 
	
	Ensino Democrático. 
	
	Ensino Tecnicista. 
	
	Ensino Emocional. 
		Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 268550)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Boa parte da produção do conhecimento científico e tecnológico no século XX se desenvolveu a partir de pesquisas desenvolvidas na área militar. A Internet surgiu nos tempos áureos da Guerra Fria: 
I - Que corresponde ao período histórico de disputas estratégicas e conflitos indiretos entre os Estados e a União Soviética. Iniciou-se após o final da Segunda Guerra Mundial (1939-45) e foi até a dissolução da União Soviética em 1991.
II - Esse período expressa a disputa entre dois projetos distintos de sociedade: Capitalismo e Socialismo.
III - Nesse contexto, qualquer inovação científica e tecnológica era de interesse das duas grandes potências da época: Estados Unidos e União Soviética. Elas compreendiam que era necessária uma eficácia dos meios de comunicação.
IV - Os EUA investiram num modelo de troca e compartilhamento de informação que permitiu a descentralização das informações armazenadas no Pentágono (Central das Forças Armadas dos Estados Unidos - 1943). Para isso, criaram a ARPA (Advanced Research Projects Agency a ARPANET) que operava através de um sistema de chaveamento de pacotes, ou seja, de um sistema de transmissão de dados em rede de computadores.
		
	
	As alternativas I e IV estão corretas.
	
	As alternativas I, II, III e IV estão corretas.
	
	As alternativas I e II estão corretas.
	
	As alternativas I, II e III estão corretas.
	
	As alternativas I e III estão corretas.
		Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 90153)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Veja a forma utilizada para fazer a referência bibliográfica: 
WORRAL, Simon. Londres volta por cima. National Geographic. São Paulo, v.1, nº 2, p.22-43, junho 2003. 
Este exemplo é um tipo de referência de: 
		
	
	Artigo publicado em Evento
	
	Artigo de Revista
	
	Artigo Científico 
	
	Texto publicado na internet sem autoria 
	
	Texto publicado na internet com autoria 
		Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 90228)
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	No texto Produção Acadêmica, Leal e Feuerschütte (2003) afirmam que a técnica do fichamento tem por objetivo: 
I - Identificar as obras consultadas e registrar o conteúdo das mesmas. 
II - Refutar as ideias defendidas pelo autor em sua obra. 
III - Registrar as reflexões proporcionadas pelo material de leitura e organizar as informações escolhidas. 
Assinale a alternativa correta: 
		
	
	Apenas o enunciado III está correto 
	
	Apenas os enunciados II e III estão corretos 
	
	Apenas o enunciado I está correto 
	
	Apenas os enunciados I e III estão corretos
	
	Apenas os enunciados I e II estão corretos 
		Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 721054)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	 A pesquisa, por decorrer de uma prática humana, tem o seu caráter histórico-social, como também, político-ideológico. Em outras palavras, os resultados de uma pesquisa e a demonstração dos mesmos obedecem a critérios definidos pela própria razão e expressam uma determinada forma de compreensão da relação do homem com a natureza, consigo mesmo e com os demais seres humanos. Isto nos permite postular que a pesquisa científica não é ___________, mas intencional, por ser datada historicamente e por atender a determinadas necessidades construídas por grupos ou classes sociais em um contexto específico.
		
	
	Real
	
	Neutra
	
	Objetiva
	
	Necessária
	
	Específica
		Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 788055)
	Pontos: 0,5/ 0,5 
	Uma das ideias centrais de Comte é a elaboração da "Lei dos Três Estados". Segundo ele, o homem passou por três estágios (estados) no decorrer da história do desenvolvimento humano que influenciaram sua forma de pensar e de criar conhecimentos. Os três estados são:
		
	
	Teológico, metafísico e geral.
	
	Teológico, metafísico e real.
	
	Teológico, metafísico e particular.
	
	Teológico, metafísico e positivo.
	
	Teológico, metafísico e amplo.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 90092)
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	O trabalho científico por ser metódico e sistemático é um trabalho rigoroso. De acordo com Marilena Chauí, tal rigorosidade se dá da seguinte forma: 
I - Separar os elementos subjetivos e objetivos de um fenômeno; 
II - Construir o fenômeno como um objeto do conhecimento, controlável, verificável, interpretável e capaz de ser retificado ou corrigido por novas elaborações; 
III - Demonstrar e provar os resultados, obtidos durante a investigação, graças ao rigor das relações definidas entre os fatos estudados; a demonstração deve ser feita não só para verificar a validade dos resultados obtidos, mas também, para prever racionalmente novos fatos como efeitos dos já estudados; 
IV - Não se pautar em nenhum método de investigação, apenas se calcar nos resultados de um pensamento especulativo. 
Assinale a alternativa correta: 
		
	
	Somente o enunciado IV está correto 
	
	Somente o enunciado II e IV estão corretos 
	
	Somente o enunciado I, III e IV estão corretos
	
	Somente os enunciados I, II e III estão corretos -
	
	Somente os enunciados II e III estão corretos

Continue navegando