Buscar

PPE4 SIMULADOS

Prévia do material em texto

O objeto de investigação da Pedagogia é:
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	a educação enquanto prática social
	
	A Pedagogia enquanto ciência da Educação deve ter com as demais ciências da Educação uma relação de intercâmbio, evitando que "o estudo dos fenômenos educativos fique condenado a permanecer como um receptor passivo dos discursos alheios" (Dias de Carvalho, 1986, p.96). Isso significa que a Pedagogia deve:
I) constituir-se como um campo científico próprio, buscando um diálogo com as demais ciências da educação.
III) ter estatuto próprio e desenvolver com as demais ciências da educação uma relação interdisciplinar
Assinale a opção correta:
		
	
	
	 
	apenas as alternativas I e III são verdadeiras
	
	A literatura aponta a insuficiência das diferentes ciências da educação na análise do fenômeno educativo como argumento em defesa do estatuto de cientificidade da Pedagogia como ciência da educação. As ciências da educação não conseguem construir uma interpretação conseqüente e suficiente para os fenômenos educacionais. Essas ciências são criticadas porque:
I) restringem-se à dimensão descritivo-explicativa dos fenômenos educacionais
II) desconsideram o fenômeno educativo como problema inicial de investigação
Assinale a opção correta:
		
	
	
	 
	apenas as alternativas I e II são verdadeiras
	
	A produção de idéias e saberes científicos ...são representações da vida do ser humano, num dado momento de sua história, [...] o conhecimento não é fruto da atividade isolada do ser humano, ao contrário, tem um caráter coletivo, mesmo quando formulado ou difundido por um único homem. O homem vive em sociedade e é a partir desta vida que as idéias são criadas. A transmissão destas idéias, oralmente ou por escrito, permite acumular conhecimentos. (SAVIOLI et al., 1986, p.2). Assim a produção de idéias tem um caráter eminentemente:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	social
	
	Em relação ao ensino de Ciências nos anos iniciais, as Ciências da Natureza precisam ser entendidas como elemento da cultura e também como construção humana, considerando que os conhecimentos científicos e tecnológicos desenvolvem-se em grande escala na atual sociedade.BERTUCCI,M. C. S.; OVIGLI, D. F. O ensino de Ciências nas séries iniciais e a formação do professor nas instituições públicas paulistas. Disponível em: . Acesso em: 10 set. 2011. De acordo com essa perspectiva, a prática pedagógica nesses anos de escolaridade deve enfatizar
		
	 
	a análise acerca de onde e de como aquele conhecimento discutido em aula está presente na vida dos sujeitos e as implicações dele para a sociedade.
	
	Selma Garrido Pimenta mostra a necessidade de definir uma ciência da Educação com estatuto científico próprio. Trata-se de um saber específico que, segundo a autora, não deve ser confundido com o conhecimento sobre a educação elaborado a partir das contribuições das demais ciências humanas e sociais. Essa ciência da Educação é denominada de:
		
	 
	Pedagogia
	
	
	
	
	
	
	
	
	O Curso de Pedagogia da UNESA compreende que é fundamental a formação do professor-pequisador no mundo contemporâneo. Para tanto, defende, como um de seus princípios, o desenvolvimento da análise e/ou reflexão crítica dos conteúdos, ou seja, o conhecimento é problematizado a partir do contexto histórico e social em que foi produzido. Desta forma, podemos compreender que tal perspectiva é fundamental para:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	O desenvolvimento do espírito de problematização e investigação da realidade educacional, portanto, do fenômeno educativo como um fenômeno humano.
	
	Podemos compreendê-lo como um ato vital para garantir a sobrevivência humana. Em outras palavras, é um ato intencional do homem num movimento de retorno à natureza para produzir sua existência. Decorre de uma relação dialética (conflituosa) entre o homem e a natureza, ou seja, o homem como produto da natureza retorna à mesma para produzir as condições materiais de sua existência. Nesse processo, antecipa a sua ação em sua mente e, com isso, produz os sentidos e os significados sobre a natureza, o homem e de como este se relaciona com ela, consigo e com os outros seres humanos. Em outras palavras, produzimos sentidos e significados. Portanto, produzimos conhecimento e formamos a nossa consciência. O conceito escrito no parágrafo acima está de acordo com qual definição:
		
	
	
	
	
	 
	Trabalho
	
	ENADE 2005- A pergunta e o perguntar têm um papel fundamental na pesquisa. Uma pergunta é um início necessário para a pesquisa, namedida em que ela coloca um problema que dá sentido ao ato de pesquisar. Sem problema não há pesquisa. Considerandoesse referencial, qual das conclusões é correta?
		
	
	
	
	
	 
	As perguntas são o cerne da pesquisa.
	
	O educador brasileiro __________ em sua obra "A importância do ato de ler" faz uma análise profunda sobre a coerência entre a prática e o discurso. Tal análise aponta para a compreensão de que é possível o exercício de uma prática pedagógica baseada numa perspectiva libertadora da educação, ou seja, de uma prática que supera a opressão e a dominação da prática tradicional, autoritária e bancária que predominou no modelo de escola da sociedade moderna.
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Paulo Freire
	
	Os alunos do EJA chegam à sala de aula com saberes construídos a partir de suas vivências em todos os contextos por onde circulam- familiar, profissional, de lazer ou religioso. Os professores devem trabalhar tais saberes por meio de atividades em que sejam
		
	 
	integrados aos conteúdos das diferentes áreas do conhecimento
	
	O termo ________ se refere à atividade do ensino, principalmente do ensino superior de base científica.
	
	
	
	 
	Acadêmico
	
	
	
	
	
	
	
	Qual parte do trabalho acadêmico expressa os pontos essenciais ou fundamentais do trabalho desenvolvido, ou seja, informar os resultados e as conclusões mais relevantes?
		
	
	
	
	
	
	
	 
	Resumo
	
	Em decorrência do aumento da produtividade nos meios acadêmicos e científicos do século XX para cá, como também do fenômeno da especialização nas áreas de conhecimento, optou-se por uma forma de texto que pudesse divulgar os resultados de uma pesquisa ou de um estudo de forma rápida. Dessa necessidade, surgiram os periódicos especializados que têm por finalidade publicar:
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Artigos e resenhas
	
	Identifique nos enunciados abaixo as características da técnica de fichamento:
II - Registro do tema, das principais ideias do autor e de suas considerações finais.
III - É um registro de estudo em que se deve utilizar uma linguagem clara, objetiva e direta.
Assinale a alternativa correta:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Apenas os enunciados II e III estão corretos
	
	Uma das técnicas de registro de estudos na formação acadêmica, em especial na Universidade, é a técnica do (a) ________. É uma forma de investigação do conteúdo e da forma de um texto ou livro pelo ato de registrar o material necessário nos estudos, seja em uma disciplina do curso ou na pesquisa de uma determinada temática ou autor. Nessa técnica é possível redigir um texto com uma linguagem clara, objetiva, direta, sem comentários pessoais tais como: eu penso, eu acho, eu concordo etc. É uma técnica de registro que deve privilegiar dois aspectos: 1) As principais ideias que perpassam a análise desenvolvida por um autor e seus comentários e; 2) As reflexões que afloraram na leitura de entendimento de um texto ou livro. Em outras palavras, o assunto abordado pelo autor, o tema, as principais ideias de análise e as considerações finais do autor.
		
	
	
	
	
	
	
	 
	Fichamento
	
	No texto ProduçãoAcadêmica, Leal e Feuerschütte (2003) afirmam que a técnica do fichamento tem por objetivo:
I - Identificar as obras consultadas e registrar o conteúdo das mesmas.
III - Registrar as reflexões proporcionadas pelo material de leitura e organizar as informações escolhidas.
Assinale a alternativa correta:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	Apenas os enunciados I e III estão corretos
	
	O ________ é um recurso de registro, estudo e entendimento dos diferentes significados de uma palavra, conceito ou categoria de uma determinada área de conhecimento ou saber. Sendo assim, deve-se organizar o mesmo em ordem alfabética com os significados e a fonte na qual o mesmo foi retirado. Tal recurso é fundamental para ampliar o vocabulário e a forma de compreensão e análise de um conceito. É uma excelente fonte de consulta para a produção de trabalhos acadêmicos.
		
	
	
	 
	Glossário
	
	
	
	
	
	
	
	Duas são as abordagens teórico-metodológicas que perpassam o desenvolvimento da pesquisa e do conhecimento na área das ciências humanas e sociais. São elas: 1a) Perspectiva Quantitativa e 2a) Perspectiva Qualitativa. Assinale a resposta que caracteriza a PESQUISA QUALITATIVA:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Decorre de uma perspectiva crítica e emancipatória que procura compreender o objeto de estudo e/ou análise a partir das condições concretas da realidade.
	
	O cientificismo é a crença infundada de que a ciência pode e deve conhecer tudo; que, de fato, conhece tudo e é a explicação causal das leis da realidade tal como esta é em si mesma. Ao contrário dos cientistas, que não cessam de enfrentar obstáculos epistemológicos, problemas e enigmas, o senso comum cientificista redunda numa _________ (falseamento da realidade) e numa mitologia da ciência.
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Ideologia
	
	 Leia as sentenças abaixo e identifique as que caracterizam a PESQUISA QUALITATIVA. Em seguida, marque a única alternativa corretaII - Implica na partilha densa com pessoas, fatos e locais que constituem objetos de pesquisa, para extrair desse convívio os significados visíveis e latentes que somente são perceptíveis a uma atenção sensível (CHIZZOTTI, 2006). III - Fornece uma compreensão profunda de certos fenômenos sociais, apoiada em aspectos subjetivos. Pode ser aplicada em três diferentes situações: a) quando a evidência substitui a simples informação estatística relacionada a épocas atuais e/ou passadas; b) quando a evidência é usada para captar dados psicológicos que são reprimidos ou não facilmente articulados como atitudes e motivos e; c) quando a evidência foca, por meio da observação, indicadores do funcionamento de estruturas e organizações complexas que são difíceis de mensurar (medir). IV - As questões e os problemas para a pesquisa advêm de observações do mundo real e seus dilemas. A teoria surge durante a própria pesquisa e isso ocorre através da interação contínua entre a coleta e a análise de dados (STRAUSS; CORBIN, 1994).
		
	
	
	
	
	
	
	 
	As questões II, III e IV estão corretas
	
	O senso comum, ignorando as complexas relações entre teorias científicas e técnicas, entre ciência pura e ciência aplicada, entre teoria e prática e entre verdade e utilidade, tende a identificar as ciências com os resultados de suas aplicações. Essa identificação desemboca numa atitude conhecida como ________, isto é, a fusão entre ciência e técnica e a ilusão da neutralidade científica.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Cientificismo
	
	Duas são as abordagens teórico-metodológicas que perpassam o desenvolvimento da pesquisa e do conhecimento na área das ciências humanas e sociais. São elas: 1a) Perspectiva Quantitativa e 2a) Perspectiva Qualitativa. Assinale a resposta que caracteriza a PESQUISA QUANTITATIVA:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Tem suas bases firmadas nas ciências naturais e foi transposta para o campo das ciências humanas e sociais no século XIX através da matriz filosófica do positivismo de Augusto Comte.
	
	Abaixo estão descritas algumas atividades pedagógicas desenvolvidas pelos docentes. Marque a opção que apresenta uma atividade que se mostra coerente com o conceito de pesquisa, entendida como o estudo de uma questão que envolve o confronto entre os dados coletados e o conhecimento teórico acumulado sobre o assunto.
		
	
	
	
	
	 
	desenvolvimento de um projeto teórico e prático sobre as possíveis formas de combater um problema ambiental identificado pelos alunos

Continue navegando