Buscar

av.neuro4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201402210085)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Um paciente de 28 anos de idade sofreu trauma raquimedular, com fratura da quinta vértebra cervical e lesão medular completa ao nível de C7. No momento, apresenta tetraplegia e perda da sensibilidade tátil e dolorosa abaixo da lesão. Na assistência hospitalar, a coluna foi estabilizada e todos os cuidados foram prestados, mantendo-se a integridade da pele e a amplitude de movimentos articulares abaixo da lesão. Em relação à prevenção de úlceras de pressão nos segmentos do corpo onde há perda de sensibilidade, avalie as seguintes afirmações. I. Se uma área da pele parecer avermelhada, a posição do paciente deve ser alterada imediatamente. II. Um dos fatores do desenvolvimento de úlceras de pressão é a intensidade e a duração da pressão: quanto maior a intensidade da pressão, menor o tempo necessário para ocorrer a anóxia da pele e dos tecidos moles. III. Na inspeção da pele, deve ser dada especial atenção às regiões do corpo onde há um grande coxim adiposo e(ou) muscular, por serem as mais suscetíveis à úlceras de pressão. IV. A mudança de decúbito a cada 6 horas é uma medida efetiva de prevenção a úlceras de pressão. É correto apenas o que se afirma em: (ENADE, 2013).
		
	 
	I e II.
	
	I e III.
	
	II e IV.
	 
	I, III e IV.
	
	II, III e IV.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401548986)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Jussara, 64 anos, foi encaminhada para o setor de fisioterapia com diagnóstico de Doença de Parkinson. Após avaliação, o fisioterapeuta investiga propostas de tratamento adequadas ao caso. Assinale dentre as opções abaixo aquela que melhor se aplica ao tratamento dessa paciente:
		
	 
	É necessário treinar com estes pacientes técnicas que ofereçam a ele maior segurança nas mudanças de direção durante a marcha
	
	O treino de marcha para esses pacientes deve ser realizado somente na fase final da doença;
	
	A fisioterapia respiratória não é uma prioridade nestes pacientes visto que não há acometimento pulmonar neles;
	
	No tratamento de pacientes parkinsonianos não devemos realizar atividades flexoras visto que isto reforça o padrão que será adotado pelo paciente com a evolução da doença;
	
	O tratamento fisioterápico desses pacientes não deve incluir exercícios envolvendo utilização de pistas visuais porque podem confundir o paciente;
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401552199)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A doença de Parkinson (DP) é a doença neurodegenerativa mais freqüente na população depois da doença de Alzheimer e é fonte de grave incapacitação para um grande número de pessoas. A doença é resultado de uma degeneração de neurônios da substância negra ocasionando uma deficiência de dopamina no corpo estriado. Tal alteração compromete a motricidade do indivíduo que implicará em dificuldades para a realização das AVDs bem como sua independência. Ao realizar a avaliação, o fisioterapeuta verificará neste paciente:
		
	
	Reflexos posturais presentes, hipercinesia, flutuação de tônus, mioclonia
	
	Perda dos reflexos posturais, hipercinesia, tônus flutuante, tremor de intenção
	 
	Perda dos reflexos posturais, bradicinesia, tremor de repouso, hipertonia rígida
	
	Perda dos reflexos posturais, bradicinesia, tremor de intenção, hipertonia espástica
	
	Aumento dos reflexos posturais, hipercinesia, hipotonia, tremor de repouso
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401551525)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Síndrome de Guillain-Barré (SGB) é a maior causa de paralisia flácida generalizada no mundo, com incidência anual de 1-4 por 100.000 habitantes1 e pico entre 20-40 anos de idade. Não existem dados epidemiológicos específicos para o Brasil. Trata-se de uma doença de caráter auto-imune que acomete primordialmente a mielina da porção proximal dos nervos periféricos de forma aguda/subaguda. Aproximadamente 60%-70% dos pacientes com SGB apresentam alguma doença aguda precedente (1-3 semanas antes), sendo a infecção por Campylobacter jejuni a mais frequente delas (32%), seguida por citomegalovírus (13%), vírus Epstein Barr (10%) e outras infecções virais, tais como hepatites por vírus tipo A, B e C, influenza e HIV. Outros fatores precipitantes de menor importância são cirurgia, imunização e gravidez. Em relação à Sindrome de Guillain Barré, assinale a alternativa correta:
		
	
	a fraqueza tem início nas extremidades dos quatro membros
	 
	comprometimento de todos os músculos esqueléticos do corpo, inclusive dos músculos da face
	
	a inflamação dos nervos periféricos não faz parte da sua patologia
	
	cursa com destruição da bainha de mielina, por meio da perda de função dos oligodendrócitos, no sistema periférico
	 
	a fraqueza tem início na musculatura proximal dos quatro membros
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401548998)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A subluxação do ombro é uma condição comum em pacientes hemiplégicos. Ruth, 68 anos, após AVE, apresenta grau 0 de força em deltoide, o que dificulta função em todo membro superior à direita, principalmente o de levar objetos à boca. Pode-se afirmar que são condições para o surgimento de subluxação do ombro:
		
	 
	Todos os efeitos acima combinados
	
	Perda do ritmo escápulo-umeral
	
	Fraqueza muscular em deltóide
	
	Verticalização da cavidade glenóide da escápula
	
	Fraqueza muscular supra-espinhal

Outros materiais