Buscar

simulado IV

Prévia do material em texto

TOXICOLOGIA APLICADA A FARMÁCIA
	
	Simulado: SDE0194_SM_201308075839 V.1 
	Aluno(a): JEANE ARAUJO REIS
	Matrícula: 201308075839
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 16/11/2016 19:32:32 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201308809274)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As intoxicações podem ser classificadas quanto a a sua ocorrência em intencionais e acidentais. Dos exemplos abaixo qual NÃO pertence à intoxicação do tipo acidental?
		
	
	Farmacodependência a medicamentos
	
	Erro terapêutico
	 
	Dopping
	
	Doméstico
	
	Ocupacional
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308229973)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Na fase da toxicocinética para que a substância tóxica seja transportada através de uma membrana biológica, este tem de estar dissolvido no meio em contato com a membrana, sendo formada de camadas lipoproteicas intercaladas por poros que contém água. Sobre o processo de distribuição, assinale a alternativa correta:
		
	
	A barreira placentária protege do feto à ação dos xenobióticos.
	
	Após a absorção os xenobióticos são distribuídos para órgãos com menor irrigação sanguínea como, por exemplo, fígado, rins e cérebro.
	
	Toda droga apresenta alta especificidade nas suas ações. Em muitos casos, o aumento da dose não afeta outros alvos diferentes do principal e provoca efeitos colaterais.
	
	) Duas drogas podem agir sobre um mesmo tecido ou órgão através de receptores independentes obtendo como resultado efeitos em diferentes direções, sendo conhecido como antagonismo fisiológico funcional.
	 
	A fração livre ou seja, a fração dos fármacos que não estão ligados a proteínas, é que apresenta atividade farmacológica.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308227826)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os agentes tóxicos atravessam as membranas por diferentes mecanismos, dependendo de suas propriedades físico-químicas. Assinale a alternativa correta:
		
	
	Na difusão facilitada a substância é transportada por um carreador com consumo de energia.
	
	No transporte passivo moléculas hidrossolúveis com alto peso molecular sofrem difusão através da membrana.
	
	O transporte ativo é realizado a favor de um gradiente de concentração.
	
	O transporte passivo ocorre contra o gradiente de concentração.
	 
	O transporte passivo compreende a filtração onde há a passagem de moléculas polares, hidrossolúveis e de baixo peso molecular pelos poros aquosos.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308227839)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	8) Em relação ao processo de absorção e às vias de administração, analise as assertivas abaixo: I- A absorção é a passagem de substâncias químicas do local de contato para a circulação sangüínea. II- A absorção por via inalatória depende do tamanho das partículas e da solubilidade da substância no sangue, entre outros fatores. III- A camada da pele limitante da velocidade de absorção dos toxicantes é a derme. IV- A intoxicação por via intravenosa é a que ocorre com mais frequência. Estão CORRETAS:
		
	
	I e III
	 
	I e II
	
	I, II e III
	
	I, II e IV
	
	I, III e IV
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308229970)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O álcool, embora seja uma substância tóxica para o organismo, é vendido livremente e, muitas vezes, em grandes eventos, é distribuído gratuitamente. Seus principais efeitos a curto prazo são a perda de coordenação, fala arrastada, pupilas dilatadas, perda do autocontrole emocional. A exposição prolongada a esta droga causa destruição parcial do fígado e sistema nervoso, depressão respiratória, problemas de disfunção sexual (impotência e/ou ejaculação precoce), aumento do colesterol, doenças cardiovasculares, câncer, catarata e morte. O etanol é uma molécula que atravessa facilmente a membrana celular, pelo que o equilíbrio de concentrações entre o sangue e os tecidos é atingido rapidamente. ETANOL E MEMBRANAS CELULARES (Actas Bioq. 2007, 8: 133-136). Avalie as afirmativas a seguir, e marque qual a opção considere CORRETA I- O etanol é prontamente absorvido no estômago (20%) e porção superior do intestino delgado (80%). O pico de concentração sanguínea máxima ocorre de 30 a 90 minutos após a ingestão. II- O etanol pode ser excretado diretamente pelos pulmões, urina e suor, mas a maior parte é metabolizado em acetaldeído pelo figado. III- O etanol pode ser utilizado com fins terapêuticos em casos de intoxicação por etilenoglicol. Ao atuar por inibição competitiva da álcool-desidrogenase o etanol impede a metabolização do etilenoglicol em aldeído e, na sequência, em ácido oxálico, o qual pode lesar gravemente o rim. IV -O etanol é um estimulante do Sistema Nervoso Central - aumenta o tempo de resposta a estímulos externos do SNC.
		
	 
	I, II e III
	
	I, II e IV
	
	II, III e IV
	
	I, III e IV
	
	E-I, II, III e V

Continue navegando