Buscar

Av 1 Lean, Qualidade e Melhoria Contínua

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Av 1 - Lean, Qualidade e Melhoria Contínua
1)"[...] Termo desenvolvido a partir do extremamente bem-sucedido Sistema de Produção da Toyota, focalizado na remoção de todas as formas de desperdício de um sistema (alguns deles difíceis de identificar)". O texto apresentado refere-se ao termo:
a) KANBAN
b) Produção Enxuta
c) PCP
d) Produção em Massa
e) Produção Contínua
2) Tem uma filosofia que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes do momento exato, e pode ser aplicado em qualquer organização para otimizar estoques e custos decorrentes dessa operação. O conceito do sistema está relacionado à produção por demanda, onde, teoricamente, primeiro vende-se o produto para em uma próxima etapa comprar a matéria-prima e somente depois fabricá-lo e/ou montá-lo. O texto apresentado refere-se à qual alternativa:
a) JIT
b) MRP
c) PCP
d) KANBAN
e) ERP
3) Máquinas aliadas ao trabalho humano, as quais possuem dispositivos que impedem a fabricação de produtos com defeito. O desempenho se liga ao princípio da administração japonesa chamado "jidoka", que é utilizado pelo sistema Toyota de produção. Esse princípio implementa algumas funções supervisoras antes do sistema de produção acontecer. Elimina-se a superprodução e também tem um foco na eliminação de problemas, assegurando que os mesmos não se repitam.
a) KANBAN
b) AUTOMAÇÃO
c) JIT
d) ERP
e) MRP
4) É uma filosofia e estratégia de negócios para aumentar a satisfação dos clientes através da melhor utilização dos recursos. A gestão procura fornecer, de forma consistente, valor aos clientes com os custos mais baixos (PROPÓSITO), identificando e sustentando melhorias nos fluxos de valor primários e secundários (PROCESSOS), por meio do envolvimento das pessoas qualificadas, motivadas e com iniciativa (PESSOAS). O foco da implementação deve estar nas reais necessidades dos negócios e não na simples aplicação das ferramentas. O presente texto refere-se à qual filosofia:
a) Sistema Toyota
b) Redução de Custos
c) Lean Thinking
d) Manufacturing Resort Planing
e) Nenhuma das alternativas estão corretas.
5) Para implantar o Lean Production é importante seguirmos alguns passos importantes. Dentre eles, temos à questão da implantação do Conceito 5S. Para a caça ao desperdício e a melhoria contínua, é fundamental a observância de alguns princípios:
I - A fábrica deve estar sempre limpa, afinal, fábrica suja remete a uma gerência desacreditada;
II - Manter cada coisa no seu lugar;
III - Eliminar supérfluos;
IV - Observar e perceber as mudanças.
Após a exposição das assertivas acima, assinale à alternativa correta:
a) I e II
b) I e III
c) I, II e III
d) I, II e IV
e) Todas as alternativas estão corretas

Outros materiais