Buscar

dsc pratica prof desenvolvimento de material didaticos

Prévia do material em texto

Nota: 90
PROTOCOLO: 201611011022779D0D0E9
Disciplina(s):
Processos Sintáticos e Semânticos em Língua Portuguesa
Prática Profissional: Análise e Desenvolvimento de Materiais Didáticos
	
	
	
	
	
	
Questão 1/5 - Prática Profissional: Análise e Desenvolvimento de Materiais Didáticos
Considere a seguinte citação: 
“A avaliação do livro didático já é feita há dez anos pelo MEC, por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), sendo constantemente aperfeiçoada. [...]. O MEC estabelece convênio com universidades federais para realizar a avaliação. O ministério coordena, institui os critérios e elabora o edital. É nomeada uma comissão técnica, composta por especialistas na área: professores-doutores com experiência no ensino fundamental, vindos de diversos lugares do país. As editoras precisam indicar os livros ao MEC, pelo menos, dois anos antes da avaliação”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Revista de história. MEC explica critérios de avaliação do livro didático. Link: http://www.revistadehistoria.com.br/secao/reportagem/mec-explica-criterios-de-avaliacao-do-livro-didatico. Acesso em 27 ago.2016.
Considerando os conteúdos do texto-base Os desafios na produção de materiais didáticos para o ensino de línguas no ensino básico sobre os critérios do Programa Nacional do Livro Didático para selecionar os livros didáticos a serem adotados nas escolas públicas, cite pelo menos dois exemplos de princípios éticos, que são considerados como critérios para a exclusão de um livro didático na seleção do PNLD.
Nota: 20.0
	Para obter a pontuação máxima na questão, o aluno deverá mencionar, com suas próprias palavras, pelo menos duas das questões éticas apresentadas a seguir:
Sobre princípios éticos, o PNLD explicita, em seu detalhamento, que serão eliminadas todas as obras que:
1) Veicular estereótipos e preconceitos de condição socioeconômica, regional, étnico-racial, de gênero, orientação sexual, de idade ou de linguagem, assim como qualquer outra forma de discriminação ou de violação de direitos.
2) Fazer doutrinação religiosa, política e/ou ideológica, por desrespeitar o caráter laico e autônomo do ensino público.
3) Utilizar o material como veículo de publicidade ou difusão de marcas, produtos ou serviços comerciais (texto-base:
Os desafios na produção de materiais didáticos para o ensino de línguas no ensino básico, p. 348).
Questão 2/5 - Processos Sintáticos e Semânticos em Língua Portuguesa
Leia as afirmações a seguir: 
I. No Brasil, os trabalhadores que estão ligados à educação não são devidamente valorizados.
II. No Brasil, os trabalhadores, que estão ligados à educação, não são devidamente valorizados.
Fonte: Citação elaborada pelo autor desta questão.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Introdução à sintaxe e à semântica da língua portuguesa sobre as orações subordinadas adjetivas, pode-se dizer que as duas sentenças possuem o mesmo significado? Apresente argumentos sintáticos que justifiquem sua resposta.
Nota: 10.0
	as sentenças I e II têm o mesmo significado, pois em I, por ser uma oração subordinada adjetiva restritiva, compreende-se que há um conjunto T composto por vários tipos de trabalhadores e o subconjunto formado pelos que estão associados à educação não é devidamente valorizado, no Brasil. Por sua vez, a sentença II, que é uma oração subordinada adjetiva explicativa, expressa que há um conjunto E de trabalhadores ligados à educação e, portanto, todo o conjunto não é devidamente valorizado no Brasil (livro-base, p. 63,64). Sobre esse assunto, o livro-base diz que: “As subordinadas adjetivas exercem função de adjetivo numa oração complexa e podem ser classificadas de duas formas: restritivas ou explicativas. Elas aparecem sempre junto a um sintagma nominal. 3.3.2.1 Subordinada adjetiva restritiva: Quando temos uma sentença classificada como restritiva é porque ela está restringindo o sentido do sintagma nominal. Vejamos a seguinte sentença: O técnico convocou os jogadores que estavam em boa condição física. Nesse caso, temos a sentença sucedendo o sintagma nominal [os jogadores]. Ela modifica esse sintagma como faria um adjetivo, restringindo quais os jogadores que foram convocados, isto é, somente os que estavam em boa condição física. Portanto, se imaginarmos um grupo de jogadores que poderiam ser convocados, estamos dizendo que só foram convocados aqueles em boa condição física; os atletas que não apresentavam a condição adequada não foram convocados. 3.3.2.2 Subordinada adjetiva explicativa ou apositiva: Comparadas com as restritivas, as explicativas/apositivas não restringem elementos de um determinado conjunto; pelo contrário, as explicativas englobam todo o conjunto. Para entendermos melhor, vejamos o seguinte exemplo: O técnico convocou os jogadores, que estavam em boa condição física. Aqui, todos os jogadores convocados estavam em boa condição física e, portanto, seria falso afirmar que nesse grupo havia joga- dores sem boa condição física, como era o caso do exemplo anterior (livro-base, p. 63,64).
Questão 3/5 - Processos Sintáticos e Semânticos em Língua Portuguesa
Leia os seguintes enunciados: 
I.Os manifestantes reivindicavam os benefícios a que tinham direito.
II. Falaram muito mal da Maria, por isso ela ficou triste.
III. Na noite passada choveu forte.
IV. Trabalhamos muito no dia de hoje.  
Fonte: Citação elaborada pelo autor desta questão.
Agora, considerando os conteúdos estudados no livro-base Introdução à sintaxe e à semântica da língua portuguesa sobre a classificação dos sujeitos das sentenças previstos pela gramática tradicional, identifique e classifique o sujeito de cada uma das orações destacadas.
Nota: 20.0
	Na oração I, o sujeito [os manifestantes] é considerado “simples”; na oração II o sujeito é indeterminado; na oração III, o sujeito é do tipo inexistente, por se tratar de um verbo que indica fenômeno da natureza; finalmente, na oração IV o sujeito “nós” é oculto (livro-base, p. 41).
Questão 4/5 - Prática Profissional: Análise e Desenvolvimento de Materiais Didáticos
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“Somente em fins da década de 1980, estudos da linguagem de cunho mais sociocognitivo ganharam fôlego. A língua, longe de ser engessada, é entendida como um fenômeno sensível às pressões do uso e ao sujeito cognoscitivo em interação. Amplia-se a noção que se tinha de texto: para sua produção/compreensão convergem os diversos canais semiológicos, incluídos aqui o léxico-sintático, o paralinguístico, o sociocultural e o situacional. A aprendizagem, por sua vez, é compreendida como algo dinâmico e contínuo, progressivamente desenvolvido por meio de atividades contextualizadas e negociadas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RODRIGUES, Jariza Augusto. Construindo um novo olhar sobre o texto, o ensino e a aprendizagem sob a ótica sociocognitiva: uma abordagem didática da língua materna por alunos de letras. 2013. 127f. Dissertação (mestrado) – Curso de Letras, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013. Link: http://www.uece.br/posla/dmdocuments/Jariza%20Augusto.pdf. Acesso em 26 ago. 2016.
O excerto explica em linhas gerais a concepção sociocognitiva da linguagem. Tendo isso em vista e os conteúdos do texto-base Produção de material didático de língua portuguesa sob a perspectiva da interlocução e da sociocognição sobre a diferença entre uma abordagem estruturalista de linguagem utilizada no modelo tradicional de ensino de língua materna e a abordagem sociocognitivista, explique em linhas gerais como cada uma dessas abordagens compreende o material didático.
Nota: 20.0
	. A abordagem estruturalista compreende que o material didático deve preparar o aluno para utilizar a norma padrão da linguagem, trabalhando com estruturas sintáticas. Já, a abordagem sociocognitiva compreende o material não como fornecedorde conhecimentos fixos, mas como aquele que desperta o interesse dos alunos e oferece oportunidades para que os alunos busquem os conhecimentos necessários para atender às próprias demandas (texto-base: Produção de material didático de língua portuguesa sob a perspectiva da interlocução e da sociocognição, p. 4-6)
.
Questão 5/5 - Processos Sintáticos e Semânticos em Língua Portuguesa
Considere o excerto de texto a seguir: 
“O sal de cozinha (NaCl) não é importante apenas para modificar o gosto dos alimentos, tornando-os mais palatáveis. O Cloro e o Sódio participam de inúmeras reações metabólicas necessárias para o bom funcionamento do organismo, como regulação da osmolaridade dos fluidos, condução de estímulos nervosos e contração muscular”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: https://comunidadespsp.wordpress.com/2014/04/28/a-importancia-do-sal-e-os-riscos-do-consumo-excessivo/. Acesso em 14 jul. 2016.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Introdução à sintaxe e à semântica da língua portuguesa sobre a sinonímia e a antonímia, responda: 
Os termos destacados no dado fragmento de texto podem ser considerados sinônimos perfeitos? Justifique sua resposta.
Nota: 20.0
	De acordo com o livro-base, a propriedade semântica que se verifica entre os termos destacados é a sinonímia. Neste caso específico, pode-se dizer que há uma sinonímia perfeita, ou seja, aquela que pode ser encontrada em certos termos científicos. Assim sendo, [NaCl] é sinônimo perfeito de [sal de cozinha] (livro-base, p. 77).

Continue navegando